29 de abril de 2005

Troca-letras

copio esta do blog da amanda (filhinha de um colega de serviço):

5/02/2005

VEAJM COMO É INTREESSNATE NSOSO CÉERBRO:

DE AORCDO COM UMA PQSIEUSA DE UMA UINRVESRIDDAE IGNLSEA, NÃO IPOMTRA EM QAUL ODREM AS LRTEAS DE UMA PLRAVAA ETÃSO, A ÚNCIA CSIOA IPROTMATNE É QUE A PIREMRIA E UTMLIA LRTEAS ETEJASM NO LGAUR CRTEO. O RSETO PDOE SER UMA BÇGUANA TTAOL QUE VCOÊ PDOE ANIDA LER SEM POBRLMEA. ITSO É POQRUE NÓS NÃO LMEOS CDAA LRTEA ISLADOA, MAS A PLRAVAA CMOO UM TDOO.

SOHW DE BLOA! ENETCEU??


que remete a uma antiga noticia:Troca-letras tem fundamento científico

23 de abril de 2005

algumas sugestões de links

http://www.damadanoite.adm.br/ com poesias e belas imagens (inclusive fractais: www.damadanoite.adm.br/ trabalhandofractais.htm)

e

http://coquetelmolotov.zip.net/


do sempre provocador sinistro-punk.
entrei em sua nova comunidade:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=975131

outra sugestão é:
http://boicoterebelde.weblogger.terra.com.br/index.htm
do seu camarada "boicote"

21 de abril de 2005

Tiradentes

nesse dia de tiradentes, andei à toa pela cidade. há muito tempo não visitava o sesc e a água branca. passando pela praça dos inconfidentes tive uma surpresa: o liceu que lá se localizava não existe mais. foi demolido. uma tal de klabin segall parece que vai ocupar a área com mais um "grande empreendimento".

estou lendo, por "sugestão" da professora de metodologia, o ótimo livro introdução à semântica de rodolfo ilari. vale a pena. tem uma série de atividades dignas do nome "pedagógicas" para o estudo da língua.


o site http://www.pigdesign.rg3.net/ do amigo anderson leitão não está muito atualziado, mas vale uma visita. peguei dele uma linda imagem de pássaros (autoria do leitão) que estou usando com o wallpaper. ver também seus outro site:

http://www.clubedequadrinhos.rg3.net

-
hoje conheci uma "carol" de penambuco. maravilhosa, simpática, macia e esperta. o que seria do mundo sem as mulheres, hein?

Tutu - Miles Davis

miles_davis_tutu.jpg Posted by Hello


LEMBRA da eiko ishioka que citei em post anterior (com foto de clipe da bjork: cocoon)? ela também fez o encarte do fantástico disco de miles davis: tutu (veja contra-capa acima). tive o prazer de ouvir este disco e... fiquei impressionado. agora sei o que é jazz! (também recomendo ouvir c/ atenção a diva billie holiday);

17 de abril de 2005

Cidadão Global

dica para quem tem acesso a banda larguissima. já
ouviram falar do documentário da BBC "Muito Além do
Cidadão Kane" sobre a rede globo de televisão?
está disponível no link:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
(423 mb ou dividido em 4 partes).

vale conhecer.



Cela

Quero destacar aqui um filme que me pareceu injustiçado. The Cell, que une com maestria investigação policial, terror e surrealismo entrando no "mundo de sonhos" de um psicopata. Descobri que muito do efeito deste filme foi conseguido graças à arte de eiko ishioka, que também trabalhou do Dracula de Coppola e no clip de nossa diva bjork, "cocoon" (neste link, comentário de Cilmara Bedaque que conheço por trabalho de composição junto c/ a Vange Leonel), relembro o clip com a imagem abaixo.

bjork_cocoon.jpg Posted by Hello

Lua dos escravos

retirado de noticia que li em:
http://www.estadao.com.br/nacional/noticias/2005/abr/14/33.htm
La Lune de Gorée

"A letra da música La Lune de Gorée, interpretada por Gilberto Gil, foi composta pelo poeta José Carlos Capinam durante uma viagem à Ilha de Gorée, no Senegal. Segundo ele, ao conhecer a Maison des Esclaves - local visitado hoje por Lula -, teve a sensação de já ter estado naquele local. O compositor escreveu a letra, que depois foi musicada pelo ministro da Cultura.

La Lune de Gorée/A Lua de Goreé, em tradução livre:

A lua que se eleva
Sobre a ilha de Gorée
É a mesma lua que
Sobre todo o mundo se eleva

Mas na lua de Gorée
Há uma cor profunda
Que não existe
Em outras partes do mundo
É a lua dos escravos
A lua da dor

Mas a pele que se encontra
Sobre os corpos de Gorée
É a mesma pele que cobre
Todos os homens do mundo

Mas na pele dos escravos
Há uma dor profunda
Que não existe
Em outros homens do mundo
É a pele dos escravos
Uma bandeira de Liberdade"

cantada pelo ministro gil em sua visita à ÁFRICA junto com o presidente lula
trecho da música pode ser ouvida no mesmo link

***

16 de abril de 2005

Imagem de Kropotkin (só para "ilustração")

kropotkin_anarquista.JPG Posted by Hello

Sonho de professora

Quem teve a felicidade de acompanhar meu blog desde sua 1ª versão (www.urfabio.blogger.com.br , o "fragmentos do mundo 1" - para recuperar veja os "primeiros posts" publicado nesta versão 2) , sabe que uma das minhas preocupações (além de arte e educação) é o mundo dos sonhos.

Uma professora da escola onde trabalho (eu a chamare de prof V) chegou para mim e disse
- Fábio, você está bem.
- Estou.
- Mas está bem mesmo?
- Muito bem.
- Então tá bom. Sabe por que pergunto isso? Sonhei com você ontem. No sonho eu vi você triste e perguntava pras pessoas o que havia acontecido. E olha que chegando não é que você parece meu tristinho... Aí resolvi perguntar de verdade
Fiquei sensibilizado com isso (pois apesar de duvidar dos videntes, considero a vidência possível através da intuição e da razão) então contei para ela sobre os problemas que estou tendo em casa, com a possível saíde de minha mãe para ir morar com seu novo namorado.
Prof V disse ter passado por situação parecida quando tinha 11 anos (quando acabou indo morar com sua avó) e sua mãe morreu a pouco tempo, a deixando muito abalada (e, segundo ela, o novo marido de sua mãe nem 5 meses após sua morte já está com outra - o que ela considera um desrespeito)
Curioso que, no dia seguinte, sonhei com Prof V! Só que, no meu sonho, eu conhecia uma suposta sobrinha sua ! (acho que ela nem tem sobrinhos de verdade). O mundo dos sonhos é um outro mundo?

Proposta de Metodologia

PROPOSTA DE TRABALHO FINAL

Quem sabe as coisas são assim neste mundo que quando a gente quer vagamente dizer algo, é fácil falar, mas quando quer muito, fica difícil.”

Janusz Korczak em Quando eu voltar a ser criança

Objetivos

Não é possível separar leitura, escrita e compreensão. Não é possível usar a Língua Portuguesa sem o domínio de uma gramática. Mas é um erro ensinar a língua como um conjunto de fórmulas prontas, imutáveis e, entretanto, repletas de “exceções”. Porque, simplesmente, não ler?

Creio que a lingüística tem ferramentas preciosas que podem, primeiro, deixar o estudante perplexo com os recursos da linguagem – e motivado a estuda-la. E, depois, talvez, revelar a porta do entendimento e da (re) criação. Não faz sentido leitura sem escrita e sem pensamento.

Pergunta de pesquisa

Como a gramática é ensinada? Isto, se de fato está sendo ensinada. Muitos professores, hoje, trabalham preferencialmente com história da literatura e alguns textos selecionados (geralmente de livros didáticos), a gramática, acho, acaba aparecendo como regras para fazer alguns exercícios. Pesquiso se esta suposição esta correta ou, ao contrário, os professores que pretendo observar no Ensino Público Fundamental encontraram meios novos de treinar o uso e a compreensão da linguagem escrita. Lembrando Verdini Clare1 o grande problema da produção textual é a interlocução”.

Materiais e métodos

A pesquisa está sendo feita como observador não-participativo em salas de Nível 2, acompanhando professores de Língua Portuguesa, fazendo anotações de campo com detalhamento das atividades solicitadas aos estudantes. Foi combinado com os responsáveis pela Unidade Escolar que eu cobriria aulas vagas por falta de professor, realizando a parte de regência do estágio.

Estou criando e reaproveitando uma série de atividades para treinar a leitura crítica. Textos não-verbais como charges e propagandas; músicas e poesias; textos de jornais. Preferencialmente as atividades serão oferecidas em versão impressa, recorrendo menos à lousa, para que não haja desperdício de tempo com a mera cópia. Após a leitura atenta dos materiais, se possível com manifestações da sala, solicitando atividades escritas que podem ser textos curtos (como uma descrição) ou longos (redação ou narrativa). A partir da correção espero identificar as deficiências de interpretação do tema e de expressão na forma escrita e planejar novos materiais de estudo

nota: 1- Nícia de Andrade Verdini Clare ,50 ANOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (1950 -2000), consultado em: http://www.filologia.org.br/vicnlf/anais/caderno06-05.html

Comentária da professora (escrito no verso da proposta):

"Bom, primeiro de tudo, precisamos de uma concepção de gramática.
Além do texto de Franchi, que está com vocês, percorra:
GERALDIM, J. W - O texto na Sala de aula
POSENTI, S. - Por que (Não) ensinar gramática na escola
BRITTO, L. P - Fugindo da Norma.

E rigor nos seus diários!"

Ela também sugeriu que eu buscasse o progresso dos alunos na produção de textos analisando conectivos inter-frasais - indicando para isto a leitura de:

KOCH, Ingedore

(o link acima é outra sugestão da professora. a Plataforma Lattes, cujo nome é uma homenagem ao famoso professor de física e estudioso)

13 de abril de 2005

Blade Runner

Destaco site espanhol
http://www.replicantes.tk/
que consegue ser bastante abrangente sobre aquele que considero ser o melhor filme de todos os tempos, BLADE RUNNER

10 de abril de 2005

Irmãs e sobrinhos

familia 8abr05 b.jpg Posted by Hello

All is full of love

bjork robot.jpg Posted by Hello

Por trás das portas

por trás das portas
a resposta
se há dúvida
a pergunta
já traz a resposta
não há razão para
permanecer a dor
---
nenhum de nós
está acostumado a ser amado
sei.
por isso mesmo
acho que não sei amar.
(9/4/05)

destaco aqui a belissima música de björk: "all is full of love"
"You'll be given love, you'll be taken care, you'll be given love, you have to trust it, maybe not from the sources, you've poured yours into, maybe not from the directions, you are staring at, twist your head around, it's all around you, all is full of love, all around you, all is full, of love, you just ain't receive it, all is full of love, your phone is off the hook, all is full of love, your doors are all shut, all is full of love..."

À você será dado amor, de você será cuidado, à você será dado amor, você tem que confiar nisso, talvez não das fontes, que você colocou o seu amor, talvez não das direções que você tem olhado, gire sua cabeça, está tudo a sua volta, tudo está cheio de amor, tudo a sua volta, tudo está cheio de amor, você apenas não está recebendo, tudo está cheio de amor, seu telefone está fora do gancho, tudo está cheio de amor, suas portas estão todas fechadas, tudo está cheio de amor...
Canção escrita por Björk - Tradução por Luis Carlos


o lindo (moderno e sensual) clip de Chris Cunningham, pode ser visto em: http://www.alym.pwp.blueyonder.co.uk/archive.html
(se vc clicar o botão direito do mouse e marcar "salvar como" é possível fazer o download)

3 de abril de 2005

Conflito

estou num daqueles momentos da vida
de que a gente sai ferido e
mais forte

espero;
ando num conflito terrível com minha mãe;
curioso que o pivô disto seja seu namorado (mais comum seria que uma namorada se interviesse entre nós, mas...)

tudo será diferente. que coisa.
mesmo já tendo quase 30 anos (e ainda c/32 dentes sem ponte nem ouro-point) não sei se estou preparado para esta,,, digamos, passagem.
fazer o quê. não digo que não desejasse isso - minha mãe não é uma pessoa fácil de se conviver (acho que o namorado dela vai descobrir isso da pior maneira, o que também me preocupa... mas sou mesmo mutio preocupado.)

o dia de hoje não é amanhã;
--------------------------------------------------------------------------
SE HOJE não é amanhã
o dia nascendo mais lindo
se chover irrigar o solo
nascendo sol o desabrochar da flor
tudo aqui vale muito a pena.

é vivendo que se vive
para a vida eterna
-------------------------------------------------------------------------
quero saber mais
cada pedaço do mundo
aumenta um ponto no conto
& sempre sobra todas as dúvidas
não precisamos de certezas
desejamos felicidades
(01/4 até hoje)
--------
lembro de um poema (escrevi faz tempo, nem imagino onde guardei) que dizia assim no final:

"não posso desejar sua felicidade
pois está em desencontro com a minha"

-
o papa morreu. não sou católico (mas, de certa forma, sou um tanto cristão) = gostaria de registrar este fato repetindo uma frase de nosso presidente lula que revela (contrariando suas muitas gafes) o quanto ele é um comunicador brilhante;
confirmando que iria ao enterro do corpo de joão paulo II, luis inácio falou: "comparecer no funeral é o mínimo que um operário pode fazer por outro operário"

(olha,,, eu não ia contar. mas tem uma sacada critico-politica no link destacado acima)

3 de meus 5 sobrinhos

sobrinhosdoFabio.JPG Posted by Hello

2 de abril de 2005

Isso e mais três

(escritos a partir de 23.5)

EX TUDO

o que era tudo
já não é mais
é fragmento
pedaço do continuum espaço-tempo
o universo
é eterna dinâmica
-

"O PASSADO ME INVADE SEMPRE"

o passado me invade sempre mas
"de noite na cama eu fico pensando"
o futuro
o que pode ser
e o que não pode mais ser
tem que mudar.
-

DO IT YOURSELF

obedeça a ordem
não seja você
ou...
seja você mesmo
& faça ordem

ISSO

não sei bem o que quero
mas sei que quero mais do que isso
que está aqui.
me acalmo. não quero ter pressa.
paciência é verdadeira ciência da paz.
isso é o que eu gosto. é o que eu quero.

sei das meninas que gosto...
mas não aprendi a dizer isso
a elas.
sempre que tentei tive péssimos resultados.
na penúltima vez ganhei um beijo
e que beijo!
mas, depois, ela fugiu de mim com medo. talvez
não devesse te-la beijado... (mas foi ela que!)
bem... da última vez preferi não falar
("apenas mais uma de amor") - pois falaram por mim
sem minha autorização. ganhei um sorriso.

sinto-me pressionado por um turbilhão
de problemas
e meu coração não é de pedra
mas nesse instante pesa
a dúvida.
ai... até dói.

não me larga confiança, entanto
chame de esperança, se quiser
Tudo vai ser melhor. E isso é
para breve.


(entenda
"melhor" não é apanas dinheiro. sei de muitos que têm muito e estão piores do que eu. mas bem que dinheiro ajuda... deus meu - me dê dinheiro então e paz de espirito para lutar!

Pesquisa