31 de janeiro de 2009

Matéria na Revista A Rede 36, maio de 2008

Retirado de: http://www.arede.inf.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1445&Itemid=99

edição nº36 - maio/2008 arrow Rádio escolar, agora pela web.
Rádio escolar, agora pela web.
20 de Maio de 2008

Mais de três anos após se tornar lei em São Paulo, o programa Educom.rádio muda de nome e enfrenta a falta de recursos.
Carlos Minuano

Foto: Eduardo Fahl Quando chegamos à escola municipal Fernando Gracioso, em Perus, região norte de São Paulo, fomos surpreendidos por uma menina com uma câmera de filmar na mão e muito provavelmente com várias idéias na cabeça. Para Katlyn Nunes, de 12 anos, e para a maioria dos alunos daquela escola e de outras da rede municipal, manejar câmeras, utilizar gravadores feito repórteres, fotografar ou produzir programas de rádio, já não é novidade. A escola integra o programa Nas Ondas do Rádio — anteriormente chamado de Educom.Rádio. Implementado na rede municipal de ensino a partir de 2001, em parceria com a USP, a proposta visa criar rádios escolares, como forma de desenvolver práticas pedagógicas baseadas no uso de recursos de mídia. Porém, após se tornar lei em São Paulo, em 2004, o programa ainda busca novos rumos e enfrenta diferentes problemas, especialmente a falta de recursos.

Por parte dos alunos, vontade de aprender não falta. Pedro Henrique, de 11 anos, já começou a ensinar seus colegas. Assim como Katlyn, ele se tornou monitor e ajuda nas aulas de informática. Pedro também conta que faz entrevistas, participa de campanhas voltadas à comunidade (como a mais recente, de prevenção à dengue), além de estudar a vida no entorno da escola. “Outro dia, saímos para entrevistar o funcionário de uma fábrica de cimento da região, em outro, o primeiro maquinista do bairro, e assim por diante”, explica o garoto.

Se, por um lado, não falta pique aos alunos, o mesmo não é possível afirmar sobre os recursos disponíveis para o projeto educacional. “Nossa rádio está fora do ar há mais de um ano, devido a um problema simples na antena”, lamenta o professor Fábio Nepomuceno, coordenador de informática do colégio. Por coincidência, no mesmo dia em que a reportagem da revista ARede visitou a Emef Fernando Gracioso, no início de abril, a antena finalmente foi consertada.

Do momento em que a idéia começou a ser executada, em 2001, até o final de 2004, quando a Prefeitura de São Paulo encerrou o contrato com a USP, 455 escolas aderiram ao projeto; 11 mil professores, estudantes e outras pessoas da comunidade passaram por capacitação no Núcleo de Comunicação e Educação da USP; e 272 escolas receberam o equipamento para a produção das rádios escolares. Mas, apesar dos números apontarem avanços relevantes, como a redução de até 50% das depredações e furtos na escolas, a idéia das emissoras de curto alcance nas escolas não avançou.

Carlos Lira, atual coordenador do projeto na Secretaria Municipal de Educação, admite a existência de problemas. As dificuldades na transmissão, diz ele, devem-se a problemas de estrutura nos prédios das escolas e ao alto custo do kit e da manutenção dos equipamentos. Mas ele também destaca problemas de gestão na própria escola. “Todos os anos, ocorrem mudanças de professores e o responsável pelo projeto acaba saindo, prejudicando a continuidade das ações.”

Foto: Eduardo Fahl
Para katlyn Nunes, o uso
de recursos de mídia já
não é novidade
Questionada sobre o número atualizado de escolas com rádios escolares em funcionamento, a assessoria da prefeitura não soube informar. O coordenador do projeto Nas Ondas do Rádio também não respondeu, embora afirme que há cerca de 150 ações de educomunicação em desenvolvimento. Segundo ele, há um levantamento em curso, mas os dados não estão disponíveis. E discorda que as ações tenham encolhido. “O projeto radiofônico representa uma de nossas frentes, mas estamos com outras soluções pedagógicas interessantes.” Refere-se aos laboratórios de informática para capacitação de professores no uso de mídias digitais (webradio, por exemplo). “Vamos fazer a educomunicação por meio da tecnologia.”

Nos laboratórios, explica o coordenador, são produzidos programas de rádios publicados na internet em podcast. “O computador tem sido o grande recurso para produção midiática nesse ambiente, junto com softwares como o Audacity (editor de áudio) e, agora, o Zara Radio (edição e programação digital), que possibilitará transmitir programas de rádio produzidos pelos alunos.

“Hoje, é possível criar uma estação de rádio muito mais barata do que com o chamado kit Educom; basta um computador, um amplificador e caixas acústicas”, argumenta o coordenador. O problema, contudo, é que uma radioweb precisa de acesso à internet e computador para ser ouvida — e muitas dessas escolas estão em áreas de alta exclusão digital. As emissoras poderão falar com o Japão, mas dificilmente com suas comunidades. O kit Educom mencionado é composto por mesa de som, transmissor, caixas receptoras, tape deck, antena, microfones e gravadores de reportagem. Ofereceria alcance de até 1 km no raio da escola. Resta saber o que será feito no caso dessas 255 escolas que receberam o kit.

Foto: Eduardo Fahl
Laboratório de Informática
da escola Fernando Gracioso
A situação piora, se levarmos em conta que, em 2004, o material radiofônico já não era usado em 39% das escolas equipadas, por estar com defeito ou, simplesmente, abandonado. O Educom.rádio se tornou lei municipal (13.941), a partir de projeto proposto pelo vereador Carlos Neder (PT). Foi sancionada pela então prefeita Marta Suplicy (PT), em 28 de dezembro de 2004.

Para um dos principais mentores do projeto, o professor e coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, Ismar de Oliveira Soares, problemas de licitação, equipamentos com defeitos, atraso na entrega e dificuldades com manutenção prejudicaram a continuidade do programa, que ele ainda considera importante, mesmo na web. “Investimento em internet foi o caminho para manter o projeto; não é o equipamento que importa, o principal é o conceito de educomunicação”, explica o professor.



Plataforma eleitoral

Uma equipe de alunos das escolas municipais do programa Nas Ondas do Rádio participa, em maio, da cobertura do 1º Fórum Nossa São Paulo, em parceria com a Unicef e a revista “Viração”. O fórum é uma iniciativa do Movimento Nossa São Paulo, apoiado por aproximadamente 400 empresas. O objetivo do Fórum é pautar propostas e firmar compromissos com os futuros candidatos à prefeitura de São Paulo. A cobertura do Fórum Nossa São Paulo estará disponível através do blog do projeto Nas Ondas do Rádio.

www.blogandonasondasdoradio.blogspot.com


Rádio Xavante

Encerrada a participação da USP no Educom.Rádio em São Paulo, um dos mentores do programa, o professor Ismar de Oliveira Soares, coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, continuou trabalhando com a metodologia. O caminho, segundo ele conta, foi buscar parcerias. No Ministério do Meio Ambiente, coordena o projeto Educomunicação Socioambiental para elaboração de ações na área de preservação ambiental, e, com o Ministério da Educação, levou rádio a 70 escolas. A partir de convênio com o MEC, Ismar viajou por Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e capacitou cerca de 140 professores. Até uma aldeia Xavante foi atendida, onde, até hoje, está no ar uma rádio produzida pelos índios, afirma o professor.

www.usp.br/educomradio/



PACMan na Campus Party 2009


30 de janeiro de 2009

converter video para celular formato padrao mp4

Muita gente me pergunta isso. Hoje em dia, os celulares estão potentes e ver televisão no celular, rodar filmes, animações, videos do You tube, o caramba a 4 é possível. Com isso temos muitas pessoas com celulares capazes de assoviar e chupar cana simultaneamente, mas na hora H, como fazer para colocar aquele video maneiro no celular?

Então como meu cunhado me pediu a dica, resolvi aproveitar e colocar a dica aqui porque pode ajudar mais gente.

A primeira coisa que você tem que fazer é pegar seu video original. (pode ser uma filmagem sua mesmo ou algo baixado no You Tube. Para baixar do you tube, tem muitos jeitos diferentes. Existem programas que fzem isso automaticamente pra você.  Existem sites como o keepvid, que você aponta para o link do you tube e ele baixa o video em formato .htm para sua maquina.  Aí é só entrar no prompt e renomear o arquivo .htm para .flv que vai funfar. ( desde que você tenha um codec , que é codificador, um tipo de compressor que junta todos os frames do filme em um jeito que fica mais leve, para ver no formato .FLV - Flash Video) isso tabém é facil de achar. Clique aqui e instale o codec.

Sobre codecs, existem milhares deles. Alguns são otimizados para determinados padrões de arquivo, outros são genéricos. O importante é sempre saber qual o codec usado num video, porque se você compacta com um vai precisar ter ele na maquina que vai executar o video, de modo que ele consiga entender como a parada foi compactada, sacou? Então, certos celulares oferecem codecs gravados nos chips internos. Alguns celulares (muitos deles) tem diferentes codecs internos, e algumas operadoras SAFADAS como a VIVO bloqueiam certos codecs melhores, impedindo assim que você desfrute a qualidade do celular que pagou com seu dinheiro. A Vivo quer te obrigar a pagar um aparelho ainda MAIS CARO para ter acesso a algo que já está no seu. Para saber se seu celular oferece novos tipos de codecs, entre na comunidade do orkut do seu aparelho e pergunte lá. Muita gente sabe como desbloquear o celular. è um procedimento seguro que usa softwares dos fabricantes para liberar os bloqueios.  Neste tutorial não falarei disso, ja que cada celular tem um procedimento de bloqueio. O que eu vou falar é de um formato que é digamos, "genérico" aos videos da maioria dos celulares medianos para frente disponíveis no mercado hoje.

Bom, uma vez que você tem o video,  o que precisa fazer é conseguir o programa de compactação.

Para sua sorte e felicidade eu vou te dar mastigadinho. O Software é o TOTAL VIDEO CONVERTER.

Por que este programa? Porque ele é muito poderoso. Mas as configurações funcionam em qualquer outro programa, como o Itoo, o SUPER, XILISOFT, etc…
O Total Video Converter converte todo o tipo de arquivos de vídeo: 3GP, MP4, PSP, iPod, SWF, FLV, DVD, VCD e AVI.

Suporta a leitura e reprodução de qualquer formato de áudio e vídeo. Alguns recursos: Converte todos os tipos de vídeo e áudio para telefones celulares, PDAs, PSPs e iPod (mp4, 3gp, xvid, divx mpeg4 avi, amr audio) Alta compatibilidade e eficiência ao importar arquivos RMVB ou RM Converte vários vídeos para o formato MPEG padrão para DVD, VCD e SVCD Ripa DVDs para todos os formatos de vídeo Extrai áudio de vídeos e converte-os entre os formatos MP3, AC3, OGG, WAV e AAC Um ótimo recurso de Total Video Converter é o suporte completo a vários arquivos de vídeo em jogos. Trabalha com: .4xm, STR Id RoQ ,Interplay MVE, WC3, Sega FILM/CPK, VQA/AUD, .cin, VMD,  .sol, WVE,UV2,  NSV.

Tamanho: 5MB
Rapidshare [Link Direto]

Ok, uma vez baixado e instalado,  abra-o
click hein NEW TASK>import files
escolha o video que você quer converter.
Talvez ali tenha a opção para escolher seu aparelho. Escolha MP4!

SEGUNDA PARTE agora vamos fazer uma modificação nos parâmetros de conversão: click em SETTINGS.
vai abrir uma nova janela vamos fazer umas modificações nesses números

AUDIO OPTION

audio channel (double channel)
audio Codec (aac)
SAPLING*RATE Custon (16000) frames/second
BIT RATE custon (40)Kbits/s
volume 255 level
VIDEO OPTION obs: a bolinha preta tem q estar na selecionada
Video Codec (mpeg4)
Frame rate (13) frames/second
Bit rate Custon (160) Kbits
VIDEO RESIZE

QCIF(176X144)
Aspect normal

Após ter feito esta configuração, clique em SAVE. Aí é só meter bronca na conversão.

Se no seu aparelho o audio ficar ruim, é possível dar um ganho nele Em "BIT RATE custon (40)Kbits/s" altere para 64 ou ainda se preferir 128, isso vai melhorar e muito a qualidade do áudio no video, aumentando o peso no arquivo. Só faça isso se o som ficar ruim, porque o default do tutorial gera arquivos bem mais leves, e como o formato AAc é muito bom, voltado para gadgets e celulares, o som costuma ficar bem legal.

Caso seu celular tenha display grande e boa memória, você pode ajustar o formato da janela para um compativel com seu display.  O meu roda videos de 320×240 numa boa. Vejo filme normal nele com essas configurações.

Uma outra coisa comum de acontecer é o desinc do audio e do video. Isso é uma dessincronização causada pela lentidão do processador do celular. Ocorre quando o video está pesado demais para ele ou quando a padronização dos setting está incorreta.

<<<<<VIDEO E AUDIO SINCRONIZADO>>>>>>>>>

Para evitar isso, tente esta configuração:
(mp4 com audio estereo) que  para o cel NOKIA 6265 (o meu) é a melhor resolução em video (mp4) e audio estereo (aac) com um tamanho otimizado
em GENERAL:
duration: full
start time: 00:00:00

em VÍDEO: nesse caso quanto maior os frames maior o tamanho
video codec:mpeg4 deixe entre este para ñ ficar com péssima qualidade
video size: 176×144
bit rate:160
frame rate: 13

em AÚDIO:
audio codec: mpeg4acc
bit rate48
sample rate:(16000) ótima p/estereo
disable audio: false

A QUALIDADE DO VIDEO

Não preciso dizer que um video ruim convertido para celular será na melhor das hipóteses um video ruim para celular.  Assim, o video que você vai converter  tem que estar em uma otima qualidade, pois só assim ele vai manter a qualidade quando for reduzido para o formato de celular. Entçao, quando for escolher o video do youtube para seu cel, vá lá e perca alguns minutos em busca de videos de boa qualidade,  sem defeitos de imagem ou problema sonoros.

Boa sorte



25 de janeiro de 2009

Campus Party 2009 (fotos no Flickr)



www.flickr.com








radiograciosa de Perus Campus Party 2009 photosetradiograciosa de Perus Campus Party 2009 photoset



16 de janeiro de 2009

Campus Party 2009

15 de janeiro de 2009

Obamiconme

Tudo bem, é propaganda do presidente do imperialista USA. Mas tem um sabor kitsch delicioso e achei divertido. Ferramenta online para modificar fotos ou desenhos no estilo da campanha vitoriosa de Obama,

http://obamiconme.pastemagazine.com

Dica do site:

http://rapaduradoeudes.blogspot.com/

Olha esta versão, homenagem ao eterno Mussum.

13 de janeiro de 2009

1999 - 10 anos depois

                                                                           
Faz 10 anos!
Após fazer cursinho por um ano no Objetivo Pompéia, passei em dois vestibulares (os únicos que prestei): Unespe de São José do Rio Preto e Usp São Paulo.

Iniciei em 1999 na FFLCH (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas). Grande orgulho. E o curso era bom também. Um colega meu, o Maurício, que antes tentou fazer direito, iniciou o curso de letras em 2008 e também está adorando.

Só em 2003 terminei as disciplinas do curso de bacharel em letras, mas continuei estudano na USP, fazendo disciplinas de licenciatura na FEUSP até o final de 2004.

Em 2007 voltei à Feusp para fazer curso aos sábados sobre inclusão. Tenho vontade de voltar para fazer mestrado, mas ainda preciso organizar melhor minha vida.

6 de janeiro de 2009

Hoje é o dia de Santo Reis...

a festa do santo reis


tim maia


Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquisito
Mas é o dia da festa
De Santo Reis...

Eles chegam tocando
Sanfona e violão
Os pandeiros de fita
Carregam sempre na mão
Eles vão levando
Levando o que pode
Se deixar com eles
Eles levam até os bodes...

É os bodes da gente
É os bodes, mééé
É os bodes da gente
É os bodes, mééé...

Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia, hié! hié!
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
É o dia da festa, hié! hié!..(3x)

1 de janeiro de 2009

II Mil Inove

Para mergulhar no infinito
Caio até a praia de Mongaguá
Meus ouvidos tampados pela pressão
Reencontro velhos amigos
Abro os ouvidos para ouvir
conversas leves
Sobre a importância de estar vivo.

Para mergulhar no vazio
Festejo com minhas irmãs
E vou a pé para casa
Escuto atento a noite

Você não podia saber
Mas avancei muito
Cada passo
Me deixava mais forte.

E ainda não chegou a hora de acordar.

- Ano do boi.

Viva 2009.


Pesquisa