5 de outubro de 2008

CARTA PROPOSTA PARA POIE



EMEF Dr. xxx

Professor: Fábio
32 anos, morador de Franco da Rocha.
RF:xx

Professor de língua portuguesa, trabalho na prefeitura de São Paulo já faz 5 anos, tendo iniciado como ATE-II (auxiliar técnico educacional). Em 2005 passei para professor adjunto, iniciando exercício na EMEF do CEU Pêra Marmelo. Desde de 2006 trabalho na EMEF Fernando Gracioso, jardim do Russo, bairro Perus.

Após um ano e meio como professor de língua portuguesa fui eleito para a função de POIE, professor orientador de informática educativa. Fui candidato justamente para poder continuar na escola onde estava.

Estou POIE há dois anos. Devido a minha experiência como ATE e como funcionário de empresa privada, sou um usuário avançado de computadores estando acostumado a trabalhar com uso da Internet.

Na escola onde estou POIE, eu, minha colega POIE Diva e os alunos montamos um blog escolar, que tem alcançado grande sucesso. http://radiograciosa.multiply

Temos integrado o trabalho da sala de informática com vários projetos, como o Nossa Escola tem História, sobre memórias; Olimpíada de Português; Ler e Escrever; Mão Na Massa; Educom: Nas Ondas do Rádio; diferentes pequenos projetos de professores de diversas matérias como, por exemplo, charges, pesquisa e escrita de poesias, uso de programas como PowerPoint, Moviemaker (para fazer filmes), Cabri (com desenhos geométricos), Paint (desenhos), podcast (com programas de rádio web) e Excel (com planilhas e tabelas). Todos os produtos dos alunos são publicados no blog da escola e alguns são destacados num informativo impresso, a “Folha Graciosa”, que tem freqüência mensal e tiragem variável entre 500 e 1000 folhas.

Permanecendo na escola José Kauffmann como POIE minha proposta é fazer o mesmo trabalho. Com este objetivo já abrimos um blog na Internet, que ainda está em teste: http://revelacaojovem.multiply.com

O espaço da escola é interessante, contando com vários equipamentos que podem ser melhor utilizados. Além de tentar ampliar o uso da Sala de Informática podemos orientar os colegas professores para utilizarem a segunda sala de informática, chamada de PROJOVEM, que dispõe de 12 máquinas funcionais.

Para garantir o melhor trabalho possível, complementei a lista de solicitação de materiais do colega POIE Guilherme Redondo, já encaminhada para as coordenadoras e cuja cópia segue anexa.

Também pretendemos reativar a rádio da escola e organizar um grupo de alunos monitores, que além de auxiliar na Sala de Informática serão treinados para realizarem entrevistas dentro e fora da escola, criando produtos jornalísticos alternativos para serem publicados no blog.

Nosso objetivo é abrir a escola, mostrando para todos os excelentes trabalhos produzidos por nossos professores e alunos.

Nenhum comentário:

Pesquisa