12 de maio de 2007

Diga não aos automóveis individuais

Copio este post de: http://ocetico.wordpress.com/2007/04/11/14-motivos-para-voce-nao-ter-ou-vender-o-seu-carro/

Quarta-feira, Abril 11th, 2007...4:04 pm

14 Motivos para você não ter (ou vender o seu) carro.

Jump to Comments

Muitos sonham em ter um carro. Tem gente que nem tem casa própria, mas tem um ou dois carros. A publicidade nos bombardeia com mensagens de que ter um automóvel é garantia de tranqüilidade e liberdade. Mas apesar da conveniência em ter um veículo sempre à sua disposição, ter um carro tem suas desvantagens, são elas:

1 - O grande número de carros infesta o ar com gases tóxicos, principalmente nas grandes cidades, causando inúmeras doenças respiratórias e até câncer.

2 - Os automóveis estão entre os principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa, chegando a emitir 40% dos gases de efeito estufa nas grandes cidades.

3 - Sem carro você vai caminhar mais, evitar o sedentarismo, ser mais saudável e reduzir seus riscos de doenças do coração e obesidade.

4 - O tempo que você passa dirigindo um carro é perdido. Ao andar de ônibus, trem ou metrô você pode aproveitar o tempo no trânsito para ler, estudar e escrever.

5 - Você vai perder peso.

6 - Ao andar de carro você se estressa com congestionamentos, motoristas imprudentes e irresponsáveis.

7 - A poluição sonora das cidades, que tem como um dos principais causadores o tráfego de veículos, pode causar insônia, estresse, depressão, perda de audição, agressividade, dores de cabeça, etc.

8 - Quando você sai à noite você fica preocupado em onde deixar seu carro, se ele está seguro, e a diversão acaba virando preocupação.

9 - Dezenas de milhares de pessoas morrem todo o ano em acidentes de carro. É a principal causa de morte entre jovens. Quantas pessoas que você conhece morreram assim?

10 - Você vai economizar uma grana em IPVA.

11 - Você vai economizar uma grana em seguro.

12 - Você vai economizar uma grana em gasolina.

13 - Você vai economizar uma grana em manutenção.

14 - Com o dinheiro que custa um carro (e mais o que você gasta com ele) você pode fazer um monte de coisas mais produtivas, como viajar mais.

Pesquisa