26 de fevereiro de 2005

conto pró-vidente: o mundo do amanhã

“ você está
livre
isso o preocupa? ”
(após ver exposição de José de Guimarães na Fiesp, à tarde)


MUNDO AMANHÃ

O homem do amanhã será...
bem, não sei como ele será. Mas tenho uma intuição do que ele será capaz.
O homem do amanhã poderá voar sem a ajuda de máquinas visíveis.
Nada muito fantástico, já que profetizado muito antes da invenção do superman de siegel e shuster.
o homem do amanhã não será um homem de aço. Mas viverá muito mais. Em 2020 a expectativa de vida deve chegar aos 100 anos, creio que no século XXII ultrapassará os 200, e com os avanços na manipulação de células tronco, clonagem, cibernética, cirurgia plástica, controle dos hormônios... a velhice como conhecemos perderá o sentido.
As pessoas morrerão muito mais de estafa psicológica e suicídio do que pelas chamadas causas naturais (Aids, câncer, mal de coração, etc...).
Acidentes sempre ocorrerão. Mas a medicina será tão avançada que qualquer pessoa ferida ou mutilada poderá ser completamente recuperada. Essa sensação de segurança irá aumentar o recurso escapista aos esportes radicais e exercícios físicos extremos.
Em paralelo, uma grande parcela da população ficará presa em mundos virtuais, criados por animação gráfica (tipo Tron) com requintes de detalhes equivalente à nossa realidade (lembre-se do filme Matrix) e/ou um submundo de sonhos gerados pelo inconsciente de várias pessoas conectadas psico-eletronicamente e apenas superficialmente controlado por comandos externos (lembro do filme “A Cela”).
Com os cientistas vivendo mais para continuar suas pesquisas e tendo acesso a várias redes de supercomputadores com I.A. mais eficientes do que o cérebro e/ou recursos humanos, o progresso tecnológico será muito mais rápido que agora, mas a cultura tenderá a ser muito conservadora, o que provocará nos jovens, que serão uma minoria excluída, revoltas numa infinidade de agrupamentos anarco-punks.
Provavelmente será descoberta uma fonte limpa, renovável e barata de energia. O conhecimento do hiperespaço permitirá à espécie espalhar seu código genético e cultural pelo universo, montando inúmeras colônias e finalmente contatando os povos alienígenas que há milênios nos observam. Nossa espécie será (é?) a mais temida e amada do multiverso, devido à diversidade da Terra e à terrível agressão ecológica que infligimos nela e, ainda mais, pelo nosso infinito potencial adaptativo-evolutivo / criador-destruidor. Acredite, somos muito mais do que os kryptonianos, thanagarianos ou skulls.
A maior colônia terráquea será na lua de Plutão (lembro aqui do desenho que leva seu nome, Titan) e a parte ainda preservada da Terra será usada para Turismo ecológico controlado.
Com o domínio da genética, os dinossauros e todos os seres vivos que julgamos especiais voltarão a viver como clones.
No mundo do futuro ainda existirá classes, mas não mais separadas por recursos econômicos ou acesso ao conforto e informação (todos serão saudáveis, bem nutridos e super-educados); mas sim separados pelo poder de controlar outras pessoas. O velho diabo-capital perderá o sentido, porque ninguém mais irá comprar ou vender.
A elite será formada pelos controladores de Seitas-Conglomerados de entretenimento, cujo modelo está sendo formado hoje, basta ver a Warner, o Google, a Amazon, as estranhas alianças entre ciência, serviços públicos e igrejas...
Estados não mais existirão, e a garantia de justiça ou ordem civil será fornecida em lutas entre diversas comunidades Locais/Organizações inter-planetárias, cada qual com seu próprio exército de juristas-filósofos-psicanalistas.
Uma pessoa poderá tornar-se virtualmente imortal, tendo seu padrão de pensamento e memórias salvos em “back up” num dos vários mundos virtuais, disponível para ser visitado por amigos, parentes ou fãs.
Da mesma forma, caso não se agrade como é, poderá ter estes mesmos padrões de pensamento e memórias modificados de acordo com seu desejo ou segundo o julgamento dos líderes das sociedades do futuro, para melhor ser adaptado ao status vigente.
- E quem serão estes líderes?
Suponho que cientistas, como profetizaram Wells, Verne, Huxley e Asimov. Eles irão fundar uma nova religião baseada na física quântica unificadora e num novo messias, que para os judeus será o salvador-Rei, para os muçulmanos o último profeta, para os cristãos Jesus renascido como Leão da justiça e para os céticos o mais sábio ser já surgido no universo. Quem será esse ser?


manhã,

Nenhum comentário:

Pesquisa