consultem os seguintes links abaixo (numerados de um a doze) para recuperar os primeiros posts (publicações pela internet) que fiz no meu blog original, versão globo.com do blogger:
URFABIO E OS FRAGMENTOS DO MUNDO 1
1º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2003_10_01_archive.html
onde destaco um sonho premonitório (ou assim achei que fosse, de qualquer forma foi o que me instigou a criar o blog) e os textos:
1- PROBLEMATIZAÇÃO
TEXTO: HANSON, Norwood Russel "Observação e Interpretação"
onde comento e cito imagens da Gestalt
no 2º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2003_12_01_archive.html
veja :
2 - PROBLEMATIZAÇÃO
TEXTO: CHARLOT, Bernard "A mistificação pedagógica"
3- Despertar o interesse e administrar a diferença -
comentário sobre = Philippe Perrenoud: O futuro da escola nos pertence
& Gilberto Dimenstein: O fim da escola
FONTE: Caderno SINAPSE, Jornal Folha de São Paulo, 29/07/2003.
no 3º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_01_01_archive.html
cito obra de Patricia Piccinini
e há os textos
4- O HOMEM-CACHORRO
5- A Matrix e seus precursores
6 -OlhO Presente, que cita vik muniz
no 4º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_02_01_archive.html
há descrições de sonhos e algumas imagens, além de um link para o ótimo site O SAMURAI
no 5º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_03_01_archive.html
7 - DUAS PERGUNTAS
sobre TEXTO: PERONI, Vera. Redefinição do papel do Estado e a política educacional no Brasil dos anos 90.
8- O QUE INVESTIGAR?
9- DUAS PERGUNTAS
sobre TEXTO: CUNHA, Luiz Antonio "Educação e Desenvolvimento Social no Brasil"
10- DOIS GRAUS
no 6º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_04_01_archive.html
mais sonhos, imagens e textos:
11- QUE É FELICIDADE?
12- CONCORRE PARA...
no 7º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_05_01_archive.html
13- a solução do EU (o que se lucra c/ uma má leitura de jean allouch)
dica de link http://www.intermatica.org de um de meus programas de rádio preferido, o PLUG 700 na rádio eldorado am
além do http://www.portfolium.com.br/resenha.htm
e http://www.sobras.com/portal/comics/drtebeo/watchmen/principal.htm
14-SOBRE A REUNIÃO GERAL DE POLO DAS ESCOLAS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO DE QUE PARTICIPEI DIA 24/05/2004
15- FEITO MEDITAÇÃO YÔGA EM TUPI & (and) NOT-TUPI
16- DUAS PERGUNTAS
sobre TEXTO: VIANNA, Cláudia "O sexo e o gênero da docência". Cadernos PAGU, Campinas, nº 17/18, 2001/2002.
também dou a dica da tese completa (não esqueça da capa com créditos) de Moehlecke, Sabrina , sobre cotas e ações afirmativas.
17- traballho para aula de politica educacional, prof. Claudia - DUAS PERGUNTAS
TEXTO: APPLE, Michael W. Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educaionais. In: Revista Brasileira de Educação (Campinas, nº 16, 2001)
outra dica imperdível. o BLOG DO ROMANCE
(entretanto, não estou conseguindo acessa-lo recentemente)
no 8º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_06_01_archive.html
lembro a tese de mestrado "as aventuras subjetivas de björk" de andré costa
18- TEIA DE EXCELÊNCIA
19- Segue sua cabeça (carta calada para uma irmã)
20- Projeto para a possível fabricação de um verdadeiro computador popular - POP-pc
(mas acho a idéia do Negroponte, citado em post anterior "Computador popular" mais interessamte)
21- A Posição do Educador
onde cito o escritor FERRÉZ
22- Nova interpretação
-- e, é claro, lembro de Bakunin
re-cito parte aqui, pois vale:
AMO
Eu amo, Pavel, eu amo imensamente; eu não sei se posso ser amado como gostaria de sê-lo, mas não desespero; eu sei pelo menos que se tem muita simpatia por mim; eu devo e quero merecer o amor daquela que amo, amando-a religiosamente, quer dizer, ativamente; - ela está submetida à mais terrível e à mais infame escravidão; - e devo libertá-la combatendo seus opressores e acendendo em seu coração o sentimento de sua própria dignidade, suscitando nela o amor e a necessidade da liberdade, os instintos da revolta e da independência, lembrando a ela o sentimento de sua força e de seus direitos. Amar é querer a liberdade, a completa independência do outro, o primeiro ato do verdadeiro amor, é a emancipação completa do objeto que se ama; não se pode verdadeiramente amar senão a um ser perfeitamente livre, independente não somente de todos os outros, mas mesmo e sobretudo daquele pelo qual é amado e que ele próprio ama. Eis minha profissão de fé política, social e religiosa, eis o sentido Intimo, não somente de minhas ações e de minhas tendências políticas, mas também, tanto quanto eu possa, o de minha existência particular e individual, pois o tempo em que estes dois tipos de ação podiam ser separados já está bem longe de nós; agora o homem quer a liberdade em todas as acepções e aplicações desta palavra, ou então ele não a quer absolutamente. Querer, amando, a dependência daquele a quem se ama, é amar uma coisa e não um ser humano, pois este só se distingue da coisa pela liberdade; e também se o amor implicasse a dependência, ele seria a coisa mais perigosa e a mais infame do mundo porque criaria uma fonte inesgotável de escravidão e de degradação para a humanidade. Tudo que emancipa os homens, tudo que, fazendo-os entrar neles mesmos, suscita o princípio de suas próprias vidas, de uma atividade original e realmente independente, tudo que lhes dá a força de serem eles próprios, - é verdadeiro; todo o resto é falso, liberticida, absurdo. Emancipar o homem, eis a única influência legítima e benfeitora. Abaixo todos os dogmas religiosos e filosóficos, eles nada mais são do que mentiras; a verdade não é uma teoria, mas um fato; a vida é a comunidade de homens livres e independentes - é a santa unidade do amor brotando das profundezas misteriosas e infinitas da liberdade individual. (trecho de carta a seu irmão, por M. A. Bakunin).
23- Doce cordélia, poema inspirado em KING LEAR de William Shakespeare
24- (Eu sou o tempo)
25- O Estudante
26- BLACK MAGIC WOMAN , poema inspirado em música de Peter Green
27- USO LIVRE, BUROCRACIA ABERTA E AUTO-GOVERNO , muito inspirado em Marcelo Barbao
28- reflexão "EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO SUPLETIVA NOTURNA PARA JOVENS E ADULTOS"
29- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE PERIFERIA
DESTACANDO: O problema do "Anexo" e o atendimento do E.J.A.
30- O Harem , poema
lembro também do educador erik erikson
no 9º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_09_01_archive.html
31- Sem pressa de conhecer, poema
32- Resposta a um texto que recebi via net: "cazuza foi realmente um herói?"
e indico os links: http://www.universohq.com/quadrinhos/2004/review_v_vinganca.cfm
http://www.alanmooresenhordocaos.hpg.ig.com.br/artigos27.htm
http://geocities.yahoo.com.br/watchmenbrasil/vrorschach.htm
por causa das leituras que fiz na época (quadrinhos).
no 10º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_10_01_archive.html
há pouca coisa
reproduzo:
"o que não me mata
mutila ou fortalece
a cada dia estou mais forte
pode observar
eu sou o forte"
e no 11º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_11_01_archive.html
33- Voltando à questão da anarquia.
cito música "O Mundo" do Karnak
34- PAPER PARA CURSO DA PROF, MONICA de DIDÁTICA
depois recomendo o ótimo navegador Firefox
e a suíte de escritório OpenOffice.org
no 12º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_12_01_archive.html
há o conto 35- OUTRO UNIVERSO
36- CONTRA O TRABALHO
37- MACARÉU-TSUNAMI
38- Estou caminhando
esta imagem vale ser analisada com cuidado. desenho do criador dos simpsons. repare na frase escrita na lousa! traduzo malermá como: "devo me lembrar de sempre ser alegre e obediente"
39- Mar de rosas , poema
mais um conto! 40- CONTO DELIRANTE
41- CURSO: DIDÁTICA PROFªMônica
SEMINÁRIO: GUIRADO, Marlene. Poder indisciplina: os surpreendentes rumos da relação de poder. IN: AQUINO, J. G. (org). Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. SP: Summus. 9ª ed. 1996. p. 57-71.
mais sugestão de link sobre o Pequeno Principe
42- ESTAMOS NO LUGAR CERTO ( O melhor lugar do mundo é a escola)
obs: a partir deste link, os posts do blogger.com.br (versão globo) passaram a dar erro, o que me forçou a migrar para o blogger original (extensão blogspot)
Nenhum comentário:
Postar um comentário