13 de fevereiro de 2005

Primeiros Posts

consultem os seguintes links abaixo (numerados de um a doze) para recuperar os primeiros posts (publicações pela internet) que fiz no meu blog original, versão globo.com do blogger:

URFABIO E OS FRAGMENTOS DO MUNDO 1

1º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2003_10_01_archive.html


onde destaco um sonho premonitório (ou assim achei que fosse, de qualquer forma foi o que me instigou a criar o blog) e os textos:

1- PROBLEMATIZAÇÃO
TEXTO: HANSON, Norwood Russel "Observação e Interpretação"

onde comento e cito imagens da Gestalt

no 2º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2003_12_01_archive.html

veja :
2 - PROBLEMATIZAÇÃO
TEXTO: CHARLOT, Bernard "A mistificação pedagógica"

3- Despertar o interesse e administrar a diferença -
comentário sobre = Philippe Perrenoud: O futuro da escola nos pertence
& Gilberto Dimenstein: O fim da escola
FONTE: Caderno SINAPSE, Jornal Folha de São Paulo, 29/07/2003.

no 3º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_01_01_archive.html

cito obra de Patricia Piccinini

e há os textos

4- O HOMEM-CACHORRO

5- A Matrix e seus precursores

6 -OlhO Presente, que cita vik muniz

no 4º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_02_01_archive.html

há descrições de sonhos e algumas imagens, além de um link para o ótimo site O SAMURAI

no 5º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_03_01_archive.html

7 - DUAS PERGUNTAS
sobre TEXTO: PERONI, Vera. Redefinição do papel do Estado e a política educacional no Brasil dos anos 90.

8- O QUE INVESTIGAR?

9- DUAS PERGUNTAS
sobre TEXTO: CUNHA, Luiz Antonio "Educação e Desenvolvimento Social no Brasil"

10- DOIS GRAUS

no 6º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_04_01_archive.html

mais sonhos, imagens e textos:

11- QUE É FELICIDADE?

12- CONCORRE PARA...

no 7º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_05_01_archive.html

13- a solução do EU (o que se lucra c/ uma má leitura de jean allouch)

dica de link http://www.intermatica.org de um de meus programas de rádio preferido, o PLUG 700 na rádio eldorado am

além do http://www.portfolium.com.br/resenha.htm

e http://www.sobras.com/portal/comics/drtebeo/watchmen/principal.htm

14-SOBRE A REUNIÃO GERAL DE POLO DAS ESCOLAS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO DE QUE PARTICIPEI DIA 24/05/2004

15- FEITO MEDITAÇÃO YÔGA EM TUPI & (and) NOT-TUPI

16- DUAS PERGUNTAS
sobre TEXTO: VIANNA, Cláudia "O sexo e o gênero da docência". Cadernos PAGU, Campinas, nº 17/18, 2001/2002.

também dou a dica da tese completa (não esqueça da capa com créditos) de Moehlecke, Sabrina , sobre cotas e ações afirmativas.

17- traballho para aula de politica educacional, prof. Claudia - DUAS PERGUNTAS
TEXTO: APPLE, Michael W. Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educaionais. In: Revista Brasileira de Educação (Campinas, nº 16, 2001)

outra dica imperdível. o BLOG DO ROMANCE
(entretanto, não estou conseguindo acessa-lo recentemente)

no 8º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_06_01_archive.html

lembro a tese de mestrado "as aventuras subjetivas de björk" de andré costa

18- TEIA DE EXCELÊNCIA

19- Segue sua cabeça (carta calada para uma irmã)

20- Projeto para a possível fabricação de um verdadeiro computador popular - POP-pc
(mas acho a idéia do Negroponte, citado em post anterior "Computador popular" mais interessamte)

21- A Posição do Educador

onde cito o escritor FERRÉZ

22- Nova interpretação

-- e, é claro, lembro de Bakunin
re-cito parte aqui, pois vale:
AMO

Eu amo, Pavel, eu amo imensamente; eu não sei se posso ser amado como gostaria de sê-lo, mas não desespero; eu sei pelo menos que se tem muita simpatia por mim; eu devo e quero merecer o amor daquela que amo, amando-a religiosamente, quer dizer, ativamente; - ela está submetida à mais terrível e à mais infame escravidão; - e devo libertá-la combatendo seus opressores e acendendo em seu coração o sentimento de sua própria dignidade, suscitando nela o amor e a necessidade da liberdade, os instintos da revolta e da independência, lembrando a ela o sentimento de sua força e de seus direitos. Amar é querer a liberdade, a completa independência do outro, o primeiro ato do verdadeiro amor, é a emancipação completa do objeto que se ama; não se pode verdadeiramente amar senão a um ser perfeitamente livre, independente não somente de todos os outros, mas mesmo e sobretudo daquele pelo qual é amado e que ele próprio ama. Eis minha profissão de fé política, social e religiosa, eis o sentido Intimo, não somente de minhas ações e de minhas tendências políticas, mas também, tanto quanto eu possa, o de minha existência particular e individual, pois o tempo em que estes dois tipos de ação podiam ser separados já está bem longe de nós; agora o homem quer a liberdade em todas as acepções e aplicações desta palavra, ou então ele não a quer absolutamente. Querer, amando, a dependência daquele a quem se ama, é amar uma coisa e não um ser humano, pois este só se distingue da coisa pela liberdade; e também se o amor implicasse a dependência, ele seria a coisa mais perigosa e a mais infame do mundo porque criaria uma fonte inesgotável de escravidão e de degradação para a humanidade. Tudo que emancipa os homens, tudo que, fazendo-os entrar neles mesmos, suscita o princípio de suas próprias vidas, de uma atividade original e realmente independente, tudo que lhes dá a força de serem eles próprios, - é verdadeiro; todo o resto é falso, liberticida, absurdo. Emancipar o homem, eis a única influência legítima e benfeitora. Abaixo todos os dogmas religiosos e filosóficos, eles nada mais são do que mentiras; a verdade não é uma teoria, mas um fato; a vida é a comunidade de homens livres e independentes - é a santa unidade do amor brotando das profundezas misteriosas e infinitas da liberdade individual. (trecho de carta a seu irmão, por M. A. Bakunin).


23- Doce cordélia, poema inspirado em KING LEAR de William Shakespeare

24- (Eu sou o tempo)

25- O Estudante

26- BLACK MAGIC WOMAN , poema inspirado em música de Peter Green

27- USO LIVRE, BUROCRACIA ABERTA E AUTO-GOVERNO , muito inspirado em Marcelo Barbao

28- reflexão "EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO SUPLETIVA NOTURNA PARA JOVENS E ADULTOS"

29- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE PERIFERIA
DESTACANDO: O problema do "Anexo" e o atendimento do E.J.A.

30- O Harem , poema

lembro também do educador erik erikson

no 9º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_09_01_archive.html

31- Sem pressa de conhecer, poema

32- Resposta a um texto que recebi via net: "cazuza foi realmente um herói?"

e indico os links: http://www.universohq.com/quadrinhos/2004/review_v_vinganca.cfm


http://www.alanmooresenhordocaos.hpg.ig.com.br/artigos27.htm


http://geocities.yahoo.com.br/watchmenbrasil/vrorschach.htm

por causa das leituras que fiz na época (quadrinhos).

no 10º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_10_01_archive.html

há pouca coisa
reproduzo:

"o que não me mata
mutila ou fortalece
a cada dia estou mais forte
pode observar
eu sou o forte"


e no 11º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_11_01_archive.html


33- Voltando à questão da anarquia.

cito música "O Mundo" do Karnak


34- PAPER PARA CURSO DA PROF, MONICA de DIDÁTICA

depois recomendo o ótimo navegador Firefox

e a suíte de escritório OpenOffice.org

no 12º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_12_01_archive.html

há o conto 35- OUTRO UNIVERSO

36- CONTRA O TRABALHO

37- MACARÉU-TSUNAMI

38- Estou caminhando

esta imagem vale ser analisada com cuidado. desenho do criador dos simpsons. repare na frase escrita na lousa! traduzo malermá como: "devo me lembrar de sempre ser alegre e obediente"

39- Mar de rosas , poema

mais um conto! 40- CONTO DELIRANTE

41- CURSO: DIDÁTICA PROFªMônica
SEMINÁRIO: GUIRADO, Marlene. Poder indisciplina: os surpreendentes rumos da relação de poder. IN: AQUINO, J. G. (org). Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. SP: Summus. 9ª ed. 1996. p. 57-71.


mais sugestão de link sobre o Pequeno Principe

42- ESTAMOS NO LUGAR CERTO ( O melhor lugar do mundo é a escola)


obs: a partir deste link, os posts do blogger.com.br (versão globo) passaram a dar erro, o que me forçou a migrar para o blogger original (extensão blogspot)

Nenhum comentário:

Pesquisa