27 de fevereiro de 2005

Revista Wired fevereiro 2005

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Uso Livre

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26 de fevereiro de 2005

conto pró-vidente: o mundo do amanhã

“ você está
livre
isso o preocupa? ”
(após ver exposição de José de Guimarães na Fiesp, à tarde)


MUNDO AMANHÃ

O homem do amanhã será...
bem, não sei como ele será. Mas tenho uma intuição do que ele será capaz.
O homem do amanhã poderá voar sem a ajuda de máquinas visíveis.
Nada muito fantástico, já que profetizado muito antes da invenção do superman de siegel e shuster.
o homem do amanhã não será um homem de aço. Mas viverá muito mais. Em 2020 a expectativa de vida deve chegar aos 100 anos, creio que no século XXII ultrapassará os 200, e com os avanços na manipulação de células tronco, clonagem, cibernética, cirurgia plástica, controle dos hormônios... a velhice como conhecemos perderá o sentido.
As pessoas morrerão muito mais de estafa psicológica e suicídio do que pelas chamadas causas naturais (Aids, câncer, mal de coração, etc...).
Acidentes sempre ocorrerão. Mas a medicina será tão avançada que qualquer pessoa ferida ou mutilada poderá ser completamente recuperada. Essa sensação de segurança irá aumentar o recurso escapista aos esportes radicais e exercícios físicos extremos.
Em paralelo, uma grande parcela da população ficará presa em mundos virtuais, criados por animação gráfica (tipo Tron) com requintes de detalhes equivalente à nossa realidade (lembre-se do filme Matrix) e/ou um submundo de sonhos gerados pelo inconsciente de várias pessoas conectadas psico-eletronicamente e apenas superficialmente controlado por comandos externos (lembro do filme “A Cela”).
Com os cientistas vivendo mais para continuar suas pesquisas e tendo acesso a várias redes de supercomputadores com I.A. mais eficientes do que o cérebro e/ou recursos humanos, o progresso tecnológico será muito mais rápido que agora, mas a cultura tenderá a ser muito conservadora, o que provocará nos jovens, que serão uma minoria excluída, revoltas numa infinidade de agrupamentos anarco-punks.
Provavelmente será descoberta uma fonte limpa, renovável e barata de energia. O conhecimento do hiperespaço permitirá à espécie espalhar seu código genético e cultural pelo universo, montando inúmeras colônias e finalmente contatando os povos alienígenas que há milênios nos observam. Nossa espécie será (é?) a mais temida e amada do multiverso, devido à diversidade da Terra e à terrível agressão ecológica que infligimos nela e, ainda mais, pelo nosso infinito potencial adaptativo-evolutivo / criador-destruidor. Acredite, somos muito mais do que os kryptonianos, thanagarianos ou skulls.
A maior colônia terráquea será na lua de Plutão (lembro aqui do desenho que leva seu nome, Titan) e a parte ainda preservada da Terra será usada para Turismo ecológico controlado.
Com o domínio da genética, os dinossauros e todos os seres vivos que julgamos especiais voltarão a viver como clones.
No mundo do futuro ainda existirá classes, mas não mais separadas por recursos econômicos ou acesso ao conforto e informação (todos serão saudáveis, bem nutridos e super-educados); mas sim separados pelo poder de controlar outras pessoas. O velho diabo-capital perderá o sentido, porque ninguém mais irá comprar ou vender.
A elite será formada pelos controladores de Seitas-Conglomerados de entretenimento, cujo modelo está sendo formado hoje, basta ver a Warner, o Google, a Amazon, as estranhas alianças entre ciência, serviços públicos e igrejas...
Estados não mais existirão, e a garantia de justiça ou ordem civil será fornecida em lutas entre diversas comunidades Locais/Organizações inter-planetárias, cada qual com seu próprio exército de juristas-filósofos-psicanalistas.
Uma pessoa poderá tornar-se virtualmente imortal, tendo seu padrão de pensamento e memórias salvos em “back up” num dos vários mundos virtuais, disponível para ser visitado por amigos, parentes ou fãs.
Da mesma forma, caso não se agrade como é, poderá ter estes mesmos padrões de pensamento e memórias modificados de acordo com seu desejo ou segundo o julgamento dos líderes das sociedades do futuro, para melhor ser adaptado ao status vigente.
- E quem serão estes líderes?
Suponho que cientistas, como profetizaram Wells, Verne, Huxley e Asimov. Eles irão fundar uma nova religião baseada na física quântica unificadora e num novo messias, que para os judeus será o salvador-Rei, para os muçulmanos o último profeta, para os cristãos Jesus renascido como Leão da justiça e para os céticos o mais sábio ser já surgido no universo. Quem será esse ser?


manhã,

23 de fevereiro de 2005

um dia Um

um dia Um

um dia Um alguém irá querer me amar
ou amará
qualquer Um
ou amará
qualquer Um...
ou amará ou amará ou amará
uma diferença entre eu e você
é que eu não sei o que amanhã vou querer
uma diferença entre eu e você
é que eu escolho pra depois entender
ou amará qualquer Um
ou amará qualquer Um
só sei o que é curva
onde quero bater
só encontro prazer
quando me afogo na fonte que é você

ou amará qualquer Um - oi
ou amará qualquer Um - oi...
ou amará ou amará ou amará
um dia um alguém irá querer me amar

----reescrevo in 22/02/05, mas original é bem anterior

20 de fevereiro de 2005

Assim deve ser o Amor

"é como quando patinamos no gelo. cai mais vezes aquele (que) tem mais medo" (p. 119)

"pode ser que todo mundo vá viver na harmonia e camaradagem, mas não é para já" (p. 123)

"a escola é útil. nos capacita a pensar longamente sobre diversas coisas. na aula de geografia recebo uma determinada informação, na de ciências naturais outra, mais outra na de história - e é surpreendente como depois isto é aproveitado no nosso pensamento" (p. 133)

me lembrei de citar: janusz korczak, do livro que li "quando eu voltar a ser criança" (comentado em posts anteriores).



continuando o tema "goiania", leiam um dos manifesto dos sem teto

e o poema "a terra é natura", assim como análise sobre patativa do assaré

Millor Fernandes, revista Isto É 09/11/1983

millor_isto091183.jpg Posted by Hello

16 de fevereiro de 2005

Goiania 16/02/2005

Operação de reintegração de posse em Goiania, onde dois sem-teto foram mortos, mostra mais uma vez o quanto o poder público é pelos que têm dinheiro e contra a igualdade social = o direito básico de moradia, conforto, segurança... até mesmo o direito divino à vida - foi mais uma vez desrespeitado.
que isso não ocorra mais e todos os culpados paguem por seus crimes imperdoáveis - é meu maior desejo.


ver notícia completa (com imagens e comentários) em:
http://brasil.indymedia.org/pt/blue/2005/02/307783.shtml

13 de fevereiro de 2005

Grade Cintilante (imagem da Gestalt)


3.jpg Posted by Hello

Barbara Kruger (em re-versão minha)


Kruger_compro.JPG Posted by Hello

Primeiros Posts

consultem os seguintes links abaixo (numerados de um a doze) para recuperar os primeiros posts (publicações pela internet) que fiz no meu blog original, versão globo.com do blogger:

URFABIO E OS FRAGMENTOS DO MUNDO 1

1º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2003_10_01_archive.html


onde destaco um sonho premonitório (ou assim achei que fosse, de qualquer forma foi o que me instigou a criar o blog) e os textos:

1- PROBLEMATIZAÇÃO
TEXTO: HANSON, Norwood Russel "Observação e Interpretação"

onde comento e cito imagens da Gestalt

no 2º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2003_12_01_archive.html

veja :
2 - PROBLEMATIZAÇÃO
TEXTO: CHARLOT, Bernard "A mistificação pedagógica"

3- Despertar o interesse e administrar a diferença -
comentário sobre = Philippe Perrenoud: O futuro da escola nos pertence
& Gilberto Dimenstein: O fim da escola
FONTE: Caderno SINAPSE, Jornal Folha de São Paulo, 29/07/2003.

no 3º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_01_01_archive.html

cito obra de Patricia Piccinini

e há os textos

4- O HOMEM-CACHORRO

5- A Matrix e seus precursores

6 -OlhO Presente, que cita vik muniz

no 4º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_02_01_archive.html

há descrições de sonhos e algumas imagens, além de um link para o ótimo site O SAMURAI

no 5º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_03_01_archive.html

7 - DUAS PERGUNTAS
sobre TEXTO: PERONI, Vera. Redefinição do papel do Estado e a política educacional no Brasil dos anos 90.

8- O QUE INVESTIGAR?

9- DUAS PERGUNTAS
sobre TEXTO: CUNHA, Luiz Antonio "Educação e Desenvolvimento Social no Brasil"

10- DOIS GRAUS

no 6º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_04_01_archive.html

mais sonhos, imagens e textos:

11- QUE É FELICIDADE?

12- CONCORRE PARA...

no 7º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_05_01_archive.html

13- a solução do EU (o que se lucra c/ uma má leitura de jean allouch)

dica de link http://www.intermatica.org de um de meus programas de rádio preferido, o PLUG 700 na rádio eldorado am

além do http://www.portfolium.com.br/resenha.htm

e http://www.sobras.com/portal/comics/drtebeo/watchmen/principal.htm

14-SOBRE A REUNIÃO GERAL DE POLO DAS ESCOLAS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO DE QUE PARTICIPEI DIA 24/05/2004

15- FEITO MEDITAÇÃO YÔGA EM TUPI & (and) NOT-TUPI

16- DUAS PERGUNTAS
sobre TEXTO: VIANNA, Cláudia "O sexo e o gênero da docência". Cadernos PAGU, Campinas, nº 17/18, 2001/2002.

também dou a dica da tese completa (não esqueça da capa com créditos) de Moehlecke, Sabrina , sobre cotas e ações afirmativas.

17- traballho para aula de politica educacional, prof. Claudia - DUAS PERGUNTAS
TEXTO: APPLE, Michael W. Políticas de direita e branquidade: a presença ausente da raça nas reformas educaionais. In: Revista Brasileira de Educação (Campinas, nº 16, 2001)

outra dica imperdível. o BLOG DO ROMANCE
(entretanto, não estou conseguindo acessa-lo recentemente)

no 8º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_06_01_archive.html

lembro a tese de mestrado "as aventuras subjetivas de björk" de andré costa

18- TEIA DE EXCELÊNCIA

19- Segue sua cabeça (carta calada para uma irmã)

20- Projeto para a possível fabricação de um verdadeiro computador popular - POP-pc
(mas acho a idéia do Negroponte, citado em post anterior "Computador popular" mais interessamte)

21- A Posição do Educador

onde cito o escritor FERRÉZ

22- Nova interpretação

-- e, é claro, lembro de Bakunin
re-cito parte aqui, pois vale:
AMO

Eu amo, Pavel, eu amo imensamente; eu não sei se posso ser amado como gostaria de sê-lo, mas não desespero; eu sei pelo menos que se tem muita simpatia por mim; eu devo e quero merecer o amor daquela que amo, amando-a religiosamente, quer dizer, ativamente; - ela está submetida à mais terrível e à mais infame escravidão; - e devo libertá-la combatendo seus opressores e acendendo em seu coração o sentimento de sua própria dignidade, suscitando nela o amor e a necessidade da liberdade, os instintos da revolta e da independência, lembrando a ela o sentimento de sua força e de seus direitos. Amar é querer a liberdade, a completa independência do outro, o primeiro ato do verdadeiro amor, é a emancipação completa do objeto que se ama; não se pode verdadeiramente amar senão a um ser perfeitamente livre, independente não somente de todos os outros, mas mesmo e sobretudo daquele pelo qual é amado e que ele próprio ama. Eis minha profissão de fé política, social e religiosa, eis o sentido Intimo, não somente de minhas ações e de minhas tendências políticas, mas também, tanto quanto eu possa, o de minha existência particular e individual, pois o tempo em que estes dois tipos de ação podiam ser separados já está bem longe de nós; agora o homem quer a liberdade em todas as acepções e aplicações desta palavra, ou então ele não a quer absolutamente. Querer, amando, a dependência daquele a quem se ama, é amar uma coisa e não um ser humano, pois este só se distingue da coisa pela liberdade; e também se o amor implicasse a dependência, ele seria a coisa mais perigosa e a mais infame do mundo porque criaria uma fonte inesgotável de escravidão e de degradação para a humanidade. Tudo que emancipa os homens, tudo que, fazendo-os entrar neles mesmos, suscita o princípio de suas próprias vidas, de uma atividade original e realmente independente, tudo que lhes dá a força de serem eles próprios, - é verdadeiro; todo o resto é falso, liberticida, absurdo. Emancipar o homem, eis a única influência legítima e benfeitora. Abaixo todos os dogmas religiosos e filosóficos, eles nada mais são do que mentiras; a verdade não é uma teoria, mas um fato; a vida é a comunidade de homens livres e independentes - é a santa unidade do amor brotando das profundezas misteriosas e infinitas da liberdade individual. (trecho de carta a seu irmão, por M. A. Bakunin).


23- Doce cordélia, poema inspirado em KING LEAR de William Shakespeare

24- (Eu sou o tempo)

25- O Estudante

26- BLACK MAGIC WOMAN , poema inspirado em música de Peter Green

27- USO LIVRE, BUROCRACIA ABERTA E AUTO-GOVERNO , muito inspirado em Marcelo Barbao

28- reflexão "EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO SUPLETIVA NOTURNA PARA JOVENS E ADULTOS"

29- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DE PERIFERIA
DESTACANDO: O problema do "Anexo" e o atendimento do E.J.A.

30- O Harem , poema

lembro também do educador erik erikson

no 9º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_09_01_archive.html

31- Sem pressa de conhecer, poema

32- Resposta a um texto que recebi via net: "cazuza foi realmente um herói?"

e indico os links: http://www.universohq.com/quadrinhos/2004/review_v_vinganca.cfm


http://www.alanmooresenhordocaos.hpg.ig.com.br/artigos27.htm


http://geocities.yahoo.com.br/watchmenbrasil/vrorschach.htm

por causa das leituras que fiz na época (quadrinhos).

no 10º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_10_01_archive.html

há pouca coisa
reproduzo:

"o que não me mata
mutila ou fortalece
a cada dia estou mais forte
pode observar
eu sou o forte"


e no 11º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_11_01_archive.html


33- Voltando à questão da anarquia.

cito música "O Mundo" do Karnak


34- PAPER PARA CURSO DA PROF, MONICA de DIDÁTICA

depois recomendo o ótimo navegador Firefox

e a suíte de escritório OpenOffice.org

no 12º link: http://www.urfabio.blogger.com.br/2004_12_01_archive.html

há o conto 35- OUTRO UNIVERSO

36- CONTRA O TRABALHO

37- MACARÉU-TSUNAMI

38- Estou caminhando

esta imagem vale ser analisada com cuidado. desenho do criador dos simpsons. repare na frase escrita na lousa! traduzo malermá como: "devo me lembrar de sempre ser alegre e obediente"

39- Mar de rosas , poema

mais um conto! 40- CONTO DELIRANTE

41- CURSO: DIDÁTICA PROFªMônica
SEMINÁRIO: GUIRADO, Marlene. Poder indisciplina: os surpreendentes rumos da relação de poder. IN: AQUINO, J. G. (org). Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas. SP: Summus. 9ª ed. 1996. p. 57-71.


mais sugestão de link sobre o Pequeno Principe

42- ESTAMOS NO LUGAR CERTO ( O melhor lugar do mundo é a escola)


obs: a partir deste link, os posts do blogger.com.br (versão globo) passaram a dar erro, o que me forçou a migrar para o blogger original (extensão blogspot)

Computador popular

Todo mundo merece surfar esta onda: o futuro!
ver notí­cia interessante, que consultei in:
http://www.vermelho.org.br/diario/2005/0208/0208_negroponte.asp

se, por um lado, computador não significa educão, não se pode negar
o valor desta ferramenta como instrumento pedagógico - portanto, é uma
questão de direito democratizar seu acesso.
sobre o autor da idéia, ver link sobre Nicholas Negroponte

Comunidades

comunidades de que participo no orkut e no link.estadao

alguns comentários são bem interessantes =

no www.orkut.com :

Michel Foucault

Linux Brasil

Bjork brasil

Educação

sobre a famosa HQ de alan moore e dave gibbons. única internacional ao qual me filiei até o momento:
Watchmen

Pedagogia Libertária

Pedagogia Anarquista

esta é a mais "segmentada":
Letras- USP- Turma de 1999

FFLCH-USP

Emule Links

LINK

no www.link.estadao.com.br :
Orkut

Convite do Gmail

Língua Portuguesa

agora que ganhei um gmail do grupo GOOGLE (aliás, mesmo do orkut e deste blogger, sobre isso veja o link:
http://www.broom.org/epic/ 
ou comentário de marcelo tas),
também me filiei ao grupo yahoo: Compartilhadores_Por_Email

12 de fevereiro de 2005

Leitura obrigatória (inclusive com sugestões de textos que merecem ser lidos na íntegra em livros ou outros links) c/ fragmentos de pensamento libertário:

http://www.patio.com.br/labirinto/anarquismo-temas.htm

10 de fevereiro de 2005

Táxi

um dos posts que recuperei de meu antigo blog:


VÁ DE TÁXI

(a partir de "tilburi de praça" - de Raul Pompéia)

há corações fechados que são como portas de que se perde a chave.
ninguém lhes entra, sem que o milagre da sorte ensine como. então, é a imensa ventura.
há corações de uma só porta, como as casas seguras, onde a gente entra, sem custo, instala-se, faz família dentro e aí chega a netos tranquilamente.
há corações de duas portas, que dão entrada a um afeto pela frente, diante da sociedade, e a outro afeto pelos fundos, escondido. o segredo destes amores de acordo é possível, mas, às vezes, mesmo em segredo eles são felizes.
há corações hotéis, onde todo mundo entra, escandalosamente, quase simultaneamente, pagando à parte seu cômodo, sem grande intriga, nem ciúmes.
há corações favelas, que é um horror...
mas há uma espécie curiosa de coração, um produto das sociedades desenvolvidas que vivemos, para a qual lhes chamo a atenção - é o coração volante, o coração rolante ("pedras que rolam não criam limo"), que aceita amor, mas que não fixa, daqui para ali, a tanto por hora, a tanto por mês, o coração TÁXI, que aceita o passageiro em qualquer canto, que dobra esquina, que corre, que pára, que vem, que desaparece, que passa pela gente às vezes, juntinho, sem que se possa ver quem vai dentro...

raul pompéia (1863-1895) é um dos maiores escritores do brasil.
raramente é lembrado, se bem que muitos conhecem seu romance O ATENEU (1888), obra prima sobre a escola e a sociedade, pioneira no trato do homessexualismo e do complexo de édipo.
li o livro "Literatura Comentada", com seleção e notas de mário curvello (abril, 1981) e destaquei um trecho do conto Tílburi de Praça, publicado por afrânio coutinho in Antologia Brasileira de Literatura. adaptei o trecho do texto para nossa época. que me perdoem os puristas. viva raul pompéia!

consultem o conto original in: http://www.biblio.com.br/templates/raul_pompeia/tilburidepraca.htm


Em tempo. Na quarta de cinzas terminei de ler quando eu voltar a ser criança, de janusz korczak. impressiona.

8 de fevereiro de 2005

RUSSEL

(entre outras) participo da comunidade orkut "Educação", onde o colega sugeriu leitura do texto "Educação e Disciplina" de Bertrand Russel.

muito interessante, e tem muito a ver c/ o ideário libertário pregado, por exemplo, por silvio gallo. vale uma consulta.

vale também ler a defesa que russel faz de seu pensamento ateu.

apesar de (eu) não me considerar mais ateu, sou um agnostico espiritualista muito interessado na biblia, mas também nas ciências... acho que vale uma análise os argumentos levantados por russel.

6 de fevereiro de 2005

CRIANÇA SENTE

"sentimos, é claro, que nos estão estragando. têm a língua cheia de moral, mas cultivam dentro de nós a falsidade e a submissão. para que, quando adultos, humilhemos o mais fraco e nos humilhemos diante do mais forte."
janusz korczak in QUANDO EU VOLTAR A SER CRIANÇA, ed. summus, p. 81.

na t.v. assisti entrevista de ariano suassuna pelo ator abujamra - ariano citou agostinho: "ama, e faz o queres", em suas palavras - "o divino anarquismo", pois quem ama nem pensa em fazer algo errado. ariano acha que o inferno existe (o mau deve ser punido), mas não é eterno, pois dizer isso seria acreditar ser o mau absoluto - E só o BEM é absoluto e cristo a todos redime, inclusive ao demônio... um dia.

"Ela disse assim: eu amo você"

Ela disse assim: eu amo você.
Isso depois que lhe causei dor.
Minha reação? Também te amo.
Mas ela retruca: é sério!
Ah, menina
Se só uma mulher me amasse
Talvez fosse fácil escolher...
Ou se eu amasse apenas uma,
a única.

Amo sim, uma mais do que todas -
mas ela se mantém longe de mim e, sinceramente, não é a única.
(porque há tantas neste mundo... )

Você pode me amar.
Eu deixo.
Na medida do meu coração
Te amo sempre, também...
Mas não sei se é da forma que você deseja.


noite, 31-dez-2005 / digito 2/2/05
f.r.n.

imagem de janusz korczak, cujo link está em post anterior. consegui publicar com o programa "picasa" sugerido pelo blogger/google. não é muito fácil


korkzak.jpg Posted by Hello


5 de fevereiro de 2005

korczak

peguei o carnaval para ler (com muita calma e vagar, porque o livro é pequeno, mas denso), QUANDO EU VOLTAR A SER CRIANÇA de janusz korczak (1878 - 1942).

sobre ele, consultem : http://www.edicoesgil.com.br/educador/janusz.html

é um autor que realmente vale uma consulta, e não só para aqueles interessados em educação.

observe um minuto, com atenção, esta foto que achei na internet:

foto



o retorno

perdi meu blog no globo.com ( http://www.urfabio.blogger.com.br ), que aliás também usa o sistema blogger. quem o acessa direto pelo endereço (e não pelos "archives") não consegue lê-lo.

tudo bem. na medida do possível vou tentar recuperar os poucos posts interessantes que fiz nele e incluir neste parte dois, o retorno.

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