2 de abril de 2006

Desenvolvimento (in?) Sustentável

Eis um fato para o qual o colega espanhol Guilherme (que é professor de geografia) já havia me avisado. Não existe desenvolvimento sustentável - o que existe são manobras políticas para englobar (e assim passivizar) solicitações legítimas da população e reclamações irrefutáveis da classe científica consciente = ou seja: o progresso está destruindo o mundo. Mas o capitalismo (curioso paradoxo!) é movido pelo progresso! Sem desenvolvimento constante ele simplesmente entra em crise... e periga vermos o mundo falir....

Mas... e a natureza? E a vida???

O verdadeiro problema é a concentração de renda.


veja a notícia:

23/03/2006 23:30h
COP 8: “Desenvolvimento sustentável” é engodo das indústrias, diz Leonardo Boff

O conceito de desenvolvimento sustentável, defendido por empresas e grupos ambientalistas, foi criticado pelo teólogo Leonardo Boff nesta quinta-feira, durante as atividades do Fórum paralelo à COP-8 (Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica), em Curitiba (PR).

“O conceito de desenvolvimento sustentável é engodo das indústrias, criado pelo sistema a fim de absorver as reivindicações das pessoas e movimentos que protestam”, afirmou.

Boff disse que a palavra sustentabilidade foi associada nos últimos anos a desenvolvimento. Para ele, os dois conceitos juntos ganham um sentido genérico e até mesmo contraditório. De um lado, está um desenvolvimento que visa aumentar cada vez mais a produção, gerar riqueza e potencializar o consumo, causando a degradação do ambiente, o aumento da miséria e das diferenças sociais. De outro, a sustentabilidade defende o uso dos recursos naturais até satisfazer as necessidades humanas, sem danificar a natureza. "Isso o capital historicamente não respeita", disse.

Sendo assim, o sistema de desenvolvimento atual é insustentável. “Nesse sentido, desenvolvimento e sustentabilidade não se combinam. São lógicas contraditórias. Mais de um terço da humanidade não tem sustentabilidade nenhuma”, acusou.

fonte: http://www.reportersocial.com.br/noticias.asp?id=1151

Nenhum comentário:

Pesquisa