24 de dezembro de 2006

Dicas de Saites sobre Inclusão Digital

Oi, Márcio, lá vão as respostas:

Sites produzidos pelas escolas, citados na reportagem da edição 195 set/2006 da www.novaescola.org.br


Caic Mariano Costa, Joinville (SC)


O Lugar Onde Moro – Página colaborativa produzida pela professora Gládis Leal dos Santos. Alunos de ensino fundamental e médio, de outros estados e até países, escrevem sobre os lugares onde vivem.


Palavra Aberta – Para alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental e médio. Trata-se de um blog para reflexão sobre o preconceito; nele, a professora Gládis adiciona textos, imagens e vídeos para que os alunos leiam e escrevam suas opiniões. Aberto a participação de alunos de outras escolas.


Mergulhando nas PalavrasBlog das professoras de português Fabrícia Ricobom e Mariza Aparecida Souza Schiochett. Trabalham vários temas com os alunos, promovendo a leitura sobre essas temas e publicando comentários dos estudantes. Alunos de oitava série estão comentando sobre livros que abordam a gravidez na adolescência.


Brasil Eleições 2006 – Outra iniciativa da professora Gládis e da professora de história Jecemeri Andréa Weber Lopes, com a participação de alunos de oitava série do Caic Mariano e de escolas de outros estados. No blog, que se propõe a “ficar de olho nos candidatos”, a garotada está colhendo informações sobre as candidaturas e escrevendo cartas para os políticos que pretendem se eleger esse ano.


Copa do Mundo 2006 - Blog sobre a Copa do Mundo, realizado com a disciplina de educação física. Videos, imagens e informações sobre os países e jogadores foram debatidos entre os alunos.


Rádio Caic MarianoBlog que dá acesso aos boletins da rádio web da escola, produzidos com alunos de ensino fundamental


Guido Marliére, Cataguases (MG)


Escrevendo com Escritor – Iniciativa da Biblioteca Digital do Instituto Francisca de Souza Peixoto, onde escritores infanto-juvenis são convidados a participar. Eles escrevem trechos de histórinhas e os alunos continuam. Os escritores também dão palestras para a garotada na sede do Instituto.



Blogs e sites de professores que discutem sobre educação


Educação Digital - Blog de Cristina Moraes Sleiman, pedagoga e advogada especializada em direito digital. Ela comenta reportagens sobre o assunto e dá dicas para que professores e até os pais possam encontrar formas de orientar as crianças e adolescentes sobre direitos e deveres no mundo virtual.


Blogosfera Marli - Blog pessoal da professora Marli Fioretin, da escola estadual Pe. Colbachini (Nova Bassano, RS), onde ela discute sobre as novas tecnologias na educação. Há vários links para sites e fóruns de discussão para os professores trocarem idéias com outros educadores.


Blog da Professora Andréa – Produzido por Andréa Toledo, coordenadora da Biblioteca Digital do Instituto Francisca de Souza Peixoto. É uma espécie de “pronto-socorro” de tecnologia na educação, onde Andréa tira dúvidas de educadores sobre como utilizar ferramentas de blogs, podcasts e outros.


Adoro Física – Mantido pelo professor Paulo Lee, com sugestões de exercícios, links sobre a disciplina e uma área chamada Física no Cotidiano, com respostas a perguntas curiosas – como, por exemplo, “porque o gelo gruda em um metal”, ou ainda, “porque vemos o movimento em câmera lenta das pessoas quando dançam sob as luzes de uma boate”.


Curso a Distância de Inclusão de Alunos com Paralisia Cerebral - Site do professor Tadeu Bastos, que dá aulas de informática na EME Roberto Wegelin de Abreu, em Duque de Caxias (RJ), ele próprio portador de paralisia. Boas dicas sobre o que é a doença, e como ensinar e motivar os alunos com portadores de PC. Há um capítulo sobre o uso de informática junto a esses alunos.


Trocando LetrasCinco professoras de vários estados brasileiros participam desse blog, trocando idéias sobre as novas tecnologias na educação.


Internet e Web na Educação – Mantido pela professora Fátima Franco, oferece uma lista de blogs e sites úteis para o dia-a-dia do professor e da escola.


Sites e portais educativos


Educarede – Portal sobre educação, com boas referências para o uso da informática na escola. Há planos de aula, biblioteca, links para sites de educação e fóruns de discussão para educadores.


Bliblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa – Mantida pela Escola do Futuro/Universidade de São Paulo (USP), possui mais de 10 mil obras disponíveis Literatura brasileira e estrangeira, toda a coleção de livros do Telecurso 2000 e teses da USP fazem parte do acervo. Ainda há obras multimidia, como os livros falados da Fundação Dorina Nowill (para aulas de inclusão de alunos com deficiência visual), documentários em geral e até vozes de personalidades da história. O portal ainda têm sugestões de aulas para aplicar o conteúdo digital da biblioteca.

Vivência PedagógicaMantido pela pedagoga e consultora Mary Grace Martins, de São Paulo, o site traz informações sobre as principais ferramentas tecnológicas para se usar na sala de aula. E mantém uma lista de discussão com mais de 400 participantes que discutem temas ligados a educação.

Projeto Telemar Educação – Mantido pela Escola do Futuro/Universidade de São Paulo (USP), o projeto envolve a capacitação de formadores em 16 estados brasileiros. Quem não participa tem no site boas idéias para aulas em geral.

Núcleo de Educação e ComunicaçãoO núcleo de estudos faz parte da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com pesquisas sobre a relação entre educação e comunicação. Há artigos sobre o assunto e uma área onde os professores podem aprender como montar uma rádio na escola.

Só Matemática – Portal voltado para professores e alunos de matemática, com mais de duas mil páginas de conteúdo. Dicas de exercícios, desafios e até história da matemática fazem parte, e quem quiser também pode participar de grupos de discussão. Há uma área com link para jogos educativos.


Porta-Curtas – Professores que gostam de utilizar documentários e pequenos curta-metragens para incrementar suas aulas podem descarregar os arquivos através deste site. Dá para assistir diretamente no computador.


Universia – Portal sobre educação em geral, mais voltado para a carreira de alunos e professores. Há até canais de empregos e bolsas de estudo.


Laboratório Virtual – Mantido pela Escola do Futuro/Universidade de São Paulo (USP), é dividido em duas áreas – física e química. Dá sugestões de aulas com simulações fáceis de fazer na escola, videos e projetos maiores, para que os professores dessas disciplinas trabalham durante todo o ano escolar.


Portal Aberto de Informática na EducaçãoOutro canal dedicado às novas tecnologias, com artigos, fóruns de discussão, guias de orientação para utilizar as principais ferramentas (blogs, webquests, entre outros) e artigos de professores.


Jogos educativos


http://jogovirtual.net/jogo/index.shtml


http://recreionline.abril.com.br/jogos/


http://www.psicologia.freeservers.com/piaget/hanoi.htm


http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html


http://iguinho.ig.com.br/jogo_sete_erros.html


http://www.monica.com.br/index.htm


http://senna.globo.com/senninha/jogos/


http://www.canalkids.com.br/portal/canal/index.htm


http://www.terra.com.br/criancas/jogos_planeta.htm


www.on.br/site_brincando


www.meleca.com.br


www.cambito.com.br


www.cidadedamalta.pt/homepage_mae.htm


www.butantan.gov.br/museu


www.pavconhecimento.pt


www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br


www.giacometti.org.br/kids/index.cfm


www.ecokids.com.br


http://www.discoverykidsbrasil.com

Nenhum comentário:

Pesquisa