24 de dezembro de 2006

Véspera de Natal... Mas tb é Dia do Órfão

Descobri visitando o saite http://quediaehoje.net/

" Dia do Órfão

Milhares de órfãos perambulam pelo mundo, sem lar, nem amor, obrigados a sobreviver nas piores situações. Em 1996, havia milhões de crianças órfãs, vítimas de muitas guerras que assolavam o mundo. As guerras são sempre produto da ambição ou do orgulho de homens inescrupulosos que exploram a indústria e o comércio de armas, visando o próprio enriquecimento. As crianças são as maiores vítimas dos conflitos, as que sofrem as piores conseqüências.

www.planetaeducacao.com.br/professores/ temastranversais/dezembro"


Lembre-se do verdadeiro significado do Natal (nascimento da esperança) e da mensagem de compartilhamento e amor de todos os "cristo-búdicos"


A verdadeira origem do Natal ocidental:

"A celebração do Natal Cristão em 25 de dezembro surgiu por paralelo com as solenidades do Deus Mitra, cujo nascimento era comemorado no Solstício (de inverno no hemisfério norte e de verão no hemisfério sul). No calendário romano este solstício acontecia erroneamente no dia 25, em vez de 21 ou 22. Os romanos comemoravam na madrugada de 24 de dezembro o "Nascimento do Invicto" como alusão do alvorecer de um novo sol, com o nascimento do Menino Mitra. Já foram encontradas figuras do pequeno Mitra em Treveris e a semelhança com as representações cristãs do Menino Jesus são incontestáveis."

retirei de : http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061127080626AA4r6LF
mas o texto é da wikipedia: pt.wikipedia.org/wiki/Mitra_(mitologia)

- Também é possível comparar o Jesus-menino com a figura humana de Krishna-menino
Balgopal: Krishna criança - Teria nascido 3500 antes de critso, também de uma virgem (tal como Mitra), foi perseguido ainda bebê, ganhou presentes de pastores, recebeu o nome de Jazeu que significa "Aquele que nasceu através da fé".

---

Em tempo: Jesus não nasceu em 25 de dezembro, esta é uma data pagã - celebração de mitra ou do "deus-da-dança", e a comemoração desta data responde a interesses da igreja católica e do comércio capitalista ocidental. Uma ilusão. No entanto a data guarda alguns resquícios do significado original pagão e do ideal cristão (e também búdico) arcaico-pré-igrejas: paz, amor, compartilhamento, presentes (não necessariamente materiais -aliás, de preferência a "presença") ...

Para que isso permaneça e seja ampliado devemos lutar. Viva a família e a amizade.




Nenhum comentário:

Pesquisa