7 de outubro de 2007

Zippies e TIK, um dedo de curiosidade

Comprei hoje baratinho e estou lendo o livrinho "Nada é mera coincidência" (sobre o Joy Division) de Helena Uehara e nele aparece um termo, gíria de internet, que chamou minha atenção:


"ZIPPIES - denominação originária de Zen Inspired Pagan Professionals, grupo que visa fortalecer os laços profissionais e comunitários entre as pessoas por meio da tecnologia."

Parece-me exatamente o que estamos fazendo aqui. Seriamos cyberpunks? (segundo a autora, termos como este e cracker e hacker fazem parte da cultura cyberpunk, derivada do punk anarquista).

Um zippie cujo blog gosto de acompanhar é o José Antonio Meira da Rocha, que acredita num mundo em que todos tenham um laptop com internet de graça e acesso total à informação:

http://olpcitizen.blogspot.com/

E nestes dias vi na revista Etimologia nº 2 ( http://www.revistalingua.com.br ) uma curiosidade = Segundo o linguista Merritt Ruhlen, a primeira palavra pronunciada pelo homem cerca de 100 mil anos atrás teria sido TIK (dedo), que teria derivado para o DIGIT do latim.

Só quero destacar a engraçada semelhança com a sigla TIC, tecnologias de informação e comunicação, que tem sido muito usada, inclusive no portal Educarede.

Nenhum comentário:

Pesquisa