31 de julho de 2008

Folha Graciosa - educom


Quem somos nós?

O Programa Nas Ondas do Rádio, coordenado pelo professor Carlos Mendes Lima, da DOT-SME, é um projeto de educomunicação (também chamado educom), que propõe o uso das mídias na educação. Por mídias entendemos muito além de rádio na escola, o uso de TICs, informática, jornal mural, reportagens e entrevistas em texto, áudio ou vídeo produzidos pelos próprios alunos.

Várias escolas públicas da cidade de São Paulo participam deste projeto, entre elas a nossa, EMEF Fernando Gracioso, que este ano marcou presença em vários eventos, como o AICE 2008, o GlobalGreens, o encontro Carta da Terra e Ecopedagogia e outros, como o que segue:

Inova Comm

No dia 21 de Julho de 2008 as alunas Mainara e Tayná, alunas Educomunicadoras da Escola Fernando Gracioso. foram no Expo Center Norte participar do evento Inova Comm. O tema deste evento foi tecnologia e comércio.

A equipe foi direto para a palestra. O palestrante Raul Katz falou sobre empresas pequenas e etc.
Depois da palestra vimos o estande de computadores antigos. vimos também a maquina de escrever, antecessora dos compu-tadores.

Funciona como um museu. O Sr José Carlos Valle criou este museu. O museu estava no Ipiranga, mas conforme as doações ele vai para cada local. Hoje em dia ele não tem local especificado. Ele até quer correr o mundo todo para mostrar a coleção dele. Fora do Brasil tem vários lugares como este que fazem sucesso, pois levam estas peças para o mundo conhecer.


O HD, disco rígido, que estava exposto no evento foi criado em 1974, o Maximo que ele grava é 25 MB. O HD antes era muito grande. Isso mostra que a tecnologia vem evoluindo cada vez mais, por que hoje em dia o HD é bem menor.

Neste evento também falaram sobre o photoshop, muito usado hoje em dia para fazer as capas de revistas. Aprendemos a mexer com o Gimp. Aprendemos a fazer várias coisas. Uma delas foi transformar as letras comuns em letras com um efeito de fogo.

como mostra estas imagens:



Muito legal né. Mas aprendemos também que este programa de edição de imagem photoshp é muito bom e não precisa pagar. Apenas baixe em seu computador.


Texto de Mainara Bastos, 8ª A.

Nenhum comentário:

Pesquisa