3 de junho de 2005

Cena Escolar

recebi via e-mail do colega Leitão

Então / isso / todos bem? / então, vamos começar? / o tema de nossa /
Rodrigo deixa a pasta do Gabriel / certo / assim está melhor / então como eu
falava, a aula de hoje / Vanessa por favor guarde esse estojo, agora não é
hora / obrigada / bom, mais uma vez / a aula de hoje será sobre os /
"professora o Rafael pegou meu lápis de novo" / Rafael por favor devolve /
tudo bem, ó / agora silêncio / atenção aqui / hoje vamos aprender sobre os
seres / Maria, se você não ficar sentada seus colegas não enxergam nada /
senta / bem / os seres / Pedro, eu disse pra você não trazer esse joguinho
pra aula / me dá aqui / pronto / agora senta / gente, os seres vivos /
Paulinha querida olha o que você fez com a cola / "ela é tonta fessora" /
deixa disso, Felipe / senta no teu lugar / "mas ela é tonta mesmo" / Vitor,
você quer falar com a diretora? / senta no teu lugar / Paulinha não se
preocupe / olha, já ficou tudo limpo / pronto / agora vamos continuar /
olhem aqui, nós chamamos de seres vivos/ "ai! Professora a Larissa puxou meu
cabelo" / querem parar vocês duas? / Micheli senta aqui ó / Troca de lugar
com o Mauricio / Maurício senta lá / e sem conversa com o Tobias lá atrás /
isso assim / agora gente colaborem / assim a gente não vai conseguir ver
nada hoje / ó / os seres vivos são aqueles / "com licença, professora, posso
servir a merenda" / "EEEEEEEH"/ claro claro / calma gente / não vai faltar /
tem pra todo mundo / formando fila / João, aqui, pega o prato e fica na fila
/ Adri pega aqui ó / a colher / cuidado pra não derramarem comida no caderno
/ vai Vera senta / cuidado gente / será que dá pra comer em silêncio / Diego
já terminou então deixa o prato comigo / "eu quero mais fessora" / ah então
espera sentado áté todo mundo se servir / "mas eles já tão na fila de novo"/
então vai / tá fica na fila / quem quer repetir entra no fim da fila/ Diana
você não vai comer / "eu não gosto de canjica fessora" / Diana experimenta
querida / é bom / você vai gostar / não / tá bem / aqui ó, devolvendo os
pratos / todo mundo / Pronto / todos de volta pro lugar / Micheli, aqui na
frente / Obrigada, Dona Sirlei / bom gente retomamos então / os seres vivos
/ gente, atenção / nós chamamos de seres vivos aqueles que nascem / crescem
/ "professora eu posso ir no banheiro" / Tem certeza Maria que é preciso? /
logo logo tem o recreio / "mas" / ta bem, vai / e vocês todos atenção / os
seres / "Com licença professora posso entregar um recadinho pros pais" /
Sim, entre / "Bem crianças" / Agora vocês ficam quietos né seus danadinhos /
"Eu só vou deixar esse bilhete com vocês pra vocês colarem no caderno e
mostrarem pros pais de vocês" / "eu só tenho mãe" / "ah vocês mostrem pra
pessoa que é responsável por vocês tá" / "pode ser vó, Diretora?" / "pode
pode ser vó / então é isso / obrigada professora" / "DRIIIIIIIlMMM" /
"EEEEEEEEHH" / meu Deus / já é hora do recreio / eu não vou conseguir vencer
esse conteúdo nunca/ eles não se concentram / não sei de onde vem tanta
energia pra tudo menos pras coisas da aula/ eles me... / eles são / são /
eles são / vivos / eles são seres vivos

(Deonir Luis Kurek
(Mestre em Educação - Unioeste / Cascavel), "seres vivos" em Numa terça-feira qualquer. s/local, Tear Cênico, 2004)

Nenhum comentário:

Pesquisa