recebi do carlos (ver seu comentário na sequência) que por sua vez recebeu da colega Luiza:
Tenho algumas considerações quanto a essa abominável mensagem "Pérolas do ENEM" difundida pela internet (uma delas, transcrita abaixo do meu texto):
1 - Estranho que os professores que se queixam tanto de "baixos salários" e "pouco tempo", tenham dinheiro e tempo suficiente para gastar na internet zombando dos seus alunos.
2 - Se esses professores gastassem seu tempo na escola ensinando, ao invés de enrolar e dar aulas insípidas, não faltassem ao trabalho, não tirassem infindáveis licenças, e não ficassem digitando os erros dos alunos acompanhados de comentários ridículos e maldosos, certamente, os alunos teriam mais conhecimento e estariam mais preparados para as provas.
3 - Se a lei fosse cumprida neste nosso país, ou melhor se ela fosse igual para todos e não houvesse "classes privilegiadas" como as dos professores e outras, esses professores que espalham mensagens como "Pérolas do ENEM", estariam respondendo pelo crime de "causar vexame ou constrangimento a criança ou adolescente sob sua autoridade", conforme artigo 232 do ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8.069, com pena de detenção de seis meses a dois anos de prisão.
4 - Se o Ministério Público realmente cumprisse com sua missão de defesa de nossas crianças e adolescentes, já teria entrado com uma Ação Civil Pública, fundamentada na flagrante desobediência da Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990, contra esses professores, autores das mensagens "Pérolas do Enem".
5 - E nós, como cidadãos, devemos protestar e demonstrar o nosso repúdio diante de tal ato de abuso, crueldade e covardia, ainda mais partindo de "supostos educadores", que, pela profissão que exercem, deveriam mais do que ninguém respeitar os direitos de nossas crianças e adolescentes.
Assinado:
Professora - Autora do livro "Escola, instituição da tortura"
É estupendo o texto da colega Maria da Glória Costa Reis no sentido de apontar as incongruências e despotismos daqueles que se arrogam professores, mas que não passam de covardes protegidos pela capa da farsa, do engodo e do coorporativismo.
Eu mesmo já tentei escrever algo sobre este absurdo de se humilhar os alunos pelo que os professores irresponsáveis e incompetentes, trabalhadores numa escola pública de fantasia, sínica e hipócrita não conseguem ensinar. Mas confesso não ter tido esta capacidade e providencial aousadia. Parabéns colega!
Como professor de português do noturno em escolas públicas da rede estadual da cidade de Diadema-SP deparo-me diariamente com o descaso, a intolerância, o autoritarismo exercido por diretores, secretários e professores, mal pagos, é verdade, mas no mínimo condescendentes com o abandono no qual a educação pública estatal está relegada. Ou seja, são coniventes com a situação toda seja por sinismo, hipocrisia, imobilismo, interesses pessoais ou alienação mesmo. Mas certamente é muito curioso, como bem aponta a colega, que não lhes falta tempo, disposição e descaramento para vir humilhar os seus alunos que apenas expressam o quadro geral de destruição da educação pública brasileira. Quadro que por sinal que tem grande parte de contribuição de professores inescrupulosos e criminosos até, como também maravilhosamente aponta a colega.
Já tive a oportunidade de ouvir em um seminário sobre o ensino de língua portuguesa o professor da USP, responsável pelo ENEM, dizer já ter punido avaliadores que deixaram vazar estas "pérolas", mas certamente isto ainda é pouco.
Carlos
Anexo: Relação atualizada das pérolas do ENEM
Exame Nacional do Ensino Médio.
O que está entre parênteses são os comentários dos professores.
"O sero mano tem uma missão..." (A minha, por exemplo, é ter que ler isso!)
"O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas.." (Levei uns minutos para identificar o El Niño...)
"O problema ainda é maior se tratando da camada diozanio!" (Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)
"Enquanto isso os Zoutros... tudo baixo nive..." (Seja sempre você mesmo!!)
"A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região." (E, além de tudo, viajam pra caramba, hein?)
"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Entendeu . ?)
"Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele." (Faz sentido)
"O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes." (Achei que fosse a pesca dos pássaros.)
"É um problema de muita gravidez." (Com certeza... se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!)
"A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO." (Sem comentário)
"Já está muito de difícil de achar os pandas na Amazônia" (Que pena. (Também ursos e elefantes sumiram de lá )
"A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando" (Foi trazida nas caravelas, certo?)
"O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que nos unir para realizar-mos parcerias juntos." (Não conte comigo)
"Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom beneficácio para o Brasil" (Vamos trocar as fumaças pelas
moto-serras)
"Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros" (Com
algumas
diferenças básicas!!)
"... menos desmatamentos, mais florestas arborizadas." (Concordo! De
florestas não arborizadas, basta o Saara!)
"... provocando assim a desolamento de grandes expecies raras." (Vocês não
sabiam que os animais também tem depressão?)
"Nesta terra ensi plantando tudo dá." (Isto deve ser o português arcaico que Caminha escrevia...)
"Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia." (Meu Deus.. Haja pára-raio!)
"Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado." (Quem teria sido o fabricante? Compaq ? Apple? IBM?)
"Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu, o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira."(Ainda
bem que temos aquela faixinha onde está escrito "Ordem e Progresso".)
"Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre o araras azuls que ficam sob voando as matas." (Talvez por terem complexo de urubus!)
"... são formados pelas bacias esferográficas." (Imaginem as bacias da BIC )
"Eu concordo em gênero e número igual." (Eu discordo!)
"Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento, poluição e depredação de si próprio." (Concordo: depredação de si mesmo!)
"O serigueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derrubam as seringas." (Estas podem ser derrubadas porque são descartáveis)
"A concentização é um fato esperansoso para todo território mundial." (Haja coração!)
"Vamos deixar de sermos egoistas e pensarmos um pouco mais em nos mesmos." (que maravilha!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário