30 de julho de 2006

Prova Revisiva sobre o primeiro semestre LP

AVALIAÇÃO REVISIVA - LÍNGUA PORTUGUÊSA – 8ª série


MORFOLOGIA > ADVÉRBIO

1- Reescreva as frases trocando o complemento grifado por outro advérbio ou adjunto adverbial:
a- Todo dia ela faz tudo sempre igual.
b- Agora eu sei quem me faz sofrer.
c- Isso aconteceu, nem sei mais, há muito tempo.

CONJUGAÇÃO VERBAL

2- Passe as frases da voz ativa para a voz passiva, OBSERVAÇÃO: Na voz passiva o alvo da ação se torna sujeito e o agente se torna objeto:
a- Eu defendo a educação.
b- Maria sempre atende sua irmã Celma.
c- Cada problema cria sua solução.

3- Passe as frases para o tempo pretérito (passado):
a- Todo mundo quer ser feliz.
b- Eu sempre acordo cedo.
c- Estou trabalhando.

CONECTORES INTERFRÁSTICOS

4- Observe nas frases se o conector interfrástico grifado estabele relação de: temporalidade, causa, condição, separação ou restrição.
a- Colhi a flor porque estava murchando.
b- Farei isso se você me ajudar.
c- Acordei quando o sol nasceu.

5- Reescreva as frases do exercício 4 trocando os conectores interfrásticos por outros diferentes. Explique qual o tipo de relação lógica estabelecida em cada uma das novas frases.

CONCEITO DE CULTURA

6- Escrever um pequeno texto explicando a diferença entre informação e cultura. Lembrar de jornais e livros que você tenha lido:

IMPLÍCITOS

Observe a música: Alguém me avisou
de Dona Ivone Lara

Foram me chamar
Eu estou aqui, o que é que há (2x)
Eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho

Mas, eu vim de lá pequinininho
Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho (2x)

Sempre fui obediente,
mas não pude resistir
Foi n'uma roda de samba
Que eu me juntei foi aos bambas pra me distrair
Quando eu voltar pra Bahia
Terei muito o que contar

Ò padrinho não se zangue
nasci para o samba
não posso parar

Foram me chamar
Eu estou aqui o que é que há (2x)

8- Há um conselho em seu quinto verso. Qual a mensagem implícita neste conselho? Observe que se trata de uma mensagem metafórica.

RESPONSABILIDADE

9- Vamos imaginar que o eu poético da música “Foram me chamar” é um personagem. Descreva como é este personagem e explique o que ele fez antes de ir para a roda de samba aprender com os mestres (esta ação está descrita na própria música). Tome cuidado para não extrapolar conclusões a partir das informações da letra.

10- O personagem da música diz que sempre foi obediente, mas teve um bom motivo para ir contra o conselho que recebeu. Pense nisto e faça uma redação com o tema: “Quando é bom desobedecer”. Para ajudar em sua reflexão, leio o seguinte texto do dramaturgo Brecht:

O Vosso tanque, General, é um carro forte

Derruba uma floresta, esmaga cem Homens,
Mas tem um defeito
- Precisa de um motorista

O vosso bombardeiro, general
É poderoso:
Voa mais depressa que a tempestade
E transporta mais carga que um elefante
Mas tem um defeito
- Precisa de um piloto.

O homem, meu general, é muito útil:
Sabe voar, e sabe matar
Mas tem um defeito
- Sabe pensar.

(Bertolt Brecht, 1898-1956)

Nenhum comentário:

Pesquisa