25 de dezembro de 2008

O Homem que Pintou Papai Noel de Vermelho!

Artigo retirado de: http://hqvertigem.blogspot.com/
O Homem que Pintou Papai Noel de Vermelho!

E ae pessoal, hoje eu, Felipe C., estou aqui vos escrevendo um pequeno texto sobre Thomas Nast, o homem que pintou o bom velhinho de vermelho. Achamos importante postar algum conteúdo diferente no Natal, então lá vamos nós.
A lenda do Papai Noel foi inspirada em um sujeito de carne e osso, Nicolau de Taumaturgo, que viveu no século IV. Arcebispo de Mira, na Turquia, Nicolau foi canonizado pela igreja católica após ter vivido sua vida ajudando outras pessoas. Como diz a lenda: Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas.




Foi na Alemanha, porém, que ele ganhou ligação com a data do Natal, logo se espalhando essa ligação por todo o mundo.
Bem, até ai tudo muito bem. Mas onde entra Thomas Nast? Muito tempo depois, no século XIX, o Papai Noel era representado em imagens como um sujeito alto e magro, até que Thomas Nast, cartunista reconhecido como "O Pai do Cartoon Americano", fizesse, em 1863, sua versão do Velho Noel, gorducho e rechonchudo para a capa da Harper Weekly.




E logo mais, anos depois, as roupas do velho Noel, que até então eram verdes, foram pintadas de vermelho e branco por Thomas, que assim interpretava a imagem de São Nicolau.




Muito contrariamente ao que dizem, não foi a Coca-Cola que pintou Noel para seus comerciais, pois imagens do bom velhinho em suas roupas vermelhas datam de anos antes do primeiro comercial da empresa de refrigerantes com o rechonchudo garoto propaganda, de 1931:



Bem, é isso, esperamos que tenham gostado de tanta informação.
Nós do
Vertigem gostaríamos de tomar desde já a oportunidade para desejar a todos vocês um Feliz Natal! 

--
http://fabio.minhapagina.info

Postar um comentário

Pesquisa