30 de junho de 2005

Cultura Livre

Ontem, quinta, pela primeira vez vi o famigerado laptop popular do NEGROPONTE (constava a marca toshiba e custaria 100 dolares) no jornal tudo a ver da record. parece que o governo brasileiro está estudando fabrica-lo aqui para distribuir nas escolas.
mais informações: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=4155

uma idéia que pode vingar.

para pensar nisto - na informatização do mundo e na "abertura" do conhecimento
sugiro leitura do livro free culture de Lawrence Lessig (na revista superinteressante deste mês ele aparece como arquiinimigo do mickey mouse) - a tradução para português feita por Fabio Emilio Costa pode ser consultada em:
http://br-linux.org/linux/?q=node/1026

25 de junho de 2005

“Como se escreve amor”

adapto de memória conto usado pela palestrante (de educação infantil lúdica) renata aguilar


Menina faz um lindo desenho, mas quer escrever o nome da figura. Pergunta para a professora: como é que se escreve... Agora não, precisamos termina a lição. Menina dobra cuidadosamente o desenho, guarda, leva para casa. Em casa mostra para sua mãe, tão ocupada nos afazeres domésticos: mãe, como é que se escreve... Agora não filha, tenho que terminar isso. Pergunta pra sua professora. Menina de novo guarda o lindo desenho. Espera chegar seu pai, tão cansado do serviço: pais, olha meu desenho; como é que se escreve... Ah, não filha. Tô muito cansada. Depois a gente ve, agora vou assistir t.v... E assim foi. O desenho foi esquecido. A menina cresceu e virou mãe. Um dia sua filha chegou até ela, com um lindo desenho que ela hav ia feito na escola: mãe, como é que se escreve... Nesse momento a menina, agora mulher, lembrou de sua infância. E, num misto de tristeza e alegria, disse: Filha, anota aí para nunca mais esquecer. A , M, O, R... Amor é assim que se escreve.

Moral da história: Não espere o tempo ensinar os alunos.

Critica Anarquista ao Construtivismo

dica do colega eduardo da comunidade orkut Educação Libertária

tese de mestrado de Cristina S. Queiroz orientada pelo mestre silvio gallo com o título: A educação como estetica da existencia : uma critica anarquista ao construtivismo
http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000248385
é preciso fazer um rápido cadastro para acessar.

22 de junho de 2005

Pérolas do ENEM

tomo a liberdade de publicar aqui porque já está divulgado na rede através de e-mails.
recebi do carlos (ver seu comentário na sequência) que por sua vez recebeu da colega Luiza:

Tenho algumas considerações quanto a essa abominável mensagem "Pérolas do ENEM" difundida pela internet (uma delas, transcrita abaixo do meu texto):

1 - Estranho que os professores que se queixam tanto de "baixos salários" e "pouco tempo", tenham dinheiro e tempo suficiente para gastar na internet zombando dos seus alunos.

2 - Se esses professores gastassem seu tempo na escola ensinando, ao invés de enrolar e dar aulas insípidas, não faltassem ao trabalho, não tirassem infindáveis licenças, e não ficassem digitando os erros dos alunos acompanhados de comentários ridículos e maldosos, certamente, os alunos teriam mais conhecimento e estariam mais preparados para as provas.

3 - Se a lei fosse cumprida neste nosso país, ou melhor se ela fosse igual para todos e não houvesse "classes privilegiadas" como as dos professores e outras, esses professores que espalham mensagens como "Pérolas do ENEM", estariam respondendo pelo crime de "causar vexame ou constrangimento a criança ou adolescente sob sua autoridade", conforme artigo 232 do ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal 8.069, com pena de detenção de seis meses a dois anos de prisão.

4 - Se o Ministério Público realmente cumprisse com sua missão de defesa de nossas crianças e adolescentes, já teria entrado com uma Ação Civil Pública, fundamentada na flagrante desobediência da Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990, contra esses professores, autores das mensagens "Pérolas do Enem".

5 - E nós, como cidadãos, devemos protestar e demonstrar o nosso repúdio diante de tal ato de abuso, crueldade e covardia, ainda mais partindo de "supostos educadores", que, pela profissão que exercem, deveriam mais do que ninguém respeitar os direitos de nossas crianças e adolescentes.

Assinado:

Maria da Glória Costa Reis

Professora - Autora do livro "Escola, instituição da tortura"

comentário do amigo Carlos

É estupendo o texto da colega Maria da Glória Costa Reis no sentido de apontar as incongruências e despotismos daqueles que se arrogam professores, mas que não passam de covardes protegidos pela capa da farsa, do engodo e do coorporativismo.

Eu mesmo já tentei escrever algo sobre este absurdo de se humilhar os alunos pelo que os professores irresponsáveis e incompetentes, trabalhadores numa escola pública de fantasia, sínica e hipócrita não conseguem ensinar. Mas confesso não ter tido esta capacidade e providencial aousadia. Parabéns colega!

Como professor de português do noturno em escolas públicas da rede estadual da cidade de Diadema-SP deparo-me diariamente com o descaso, a intolerância, o autoritarismo exercido por diretores, secretários e professores, mal pagos, é verdade, mas no mínimo condescendentes com o abandono no qual a educação pública estatal está relegada. Ou seja, são coniventes com a situação toda seja por sinismo, hipocrisia, imobilismo, interesses pessoais ou alienação mesmo. Mas certamente é muito curioso, como bem aponta a colega, que não lhes falta tempo, disposição e descaramento para vir humilhar os seus alunos que apenas expressam o quadro geral de destruição da educação pública brasileira. Quadro que por sinal que tem grande parte de contribuição de professores inescrupulosos e criminosos até, como também maravilhosamente aponta a colega.

Já tive a oportunidade de ouvir em um seminário sobre o ensino de língua portuguesa o professor da USP, responsável pelo ENEM, dizer já ter punido avaliadores que deixaram vazar estas "pérolas", mas certamente isto ainda é pouco.

Carlos


Anexo: Relação atualizada das pérolas do ENEM
Exame Nacional do Ensino Médio.

O que está entre parênteses são os comentários dos professores.

"O sero mano tem uma missão..." (A minha, por exemplo, é ter que ler isso!)
"O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas.." (Levei uns minutos para identificar o El Niño...)
"O problema ainda é maior se tratando da camada diozanio!" (Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)
"Enquanto isso os Zoutros... tudo baixo nive..." (Seja sempre você mesmo!!)
"A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região." (E, além de tudo, viajam pra caramba, hein?)
"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente." (Entendeu . ?)
"Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele." (Faz sentido)
"O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes." (Achei que fosse a pesca dos pássaros.)
"É um problema de muita gravidez." (Com certeza... se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!)
"A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO." (Sem comentário)
"Já está muito de difícil de achar os pandas na Amazônia" (Que pena. (Também ursos e elefantes sumiram de lá )
"A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando" (Foi trazida nas caravelas, certo?)
"O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que nos unir para realizar-mos parcerias juntos." (Não conte comigo)
"Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom beneficácio para o Brasil" (Vamos trocar as fumaças pelas
moto-serras)
"Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros" (Com
algumas
diferenças básicas!!)
"... menos desmatamentos, mais florestas arborizadas." (Concordo! De
florestas não arborizadas, basta o Saara!)
"... provocando assim a desolamento de grandes expecies raras." (Vocês não
sabiam que os animais também tem depressão?)
"Nesta terra ensi plantando tudo dá." (Isto deve ser o português arcaico que Caminha escrevia...)
"Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia." (Meu Deus.. Haja pára-raio!)
"Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado." (Quem teria sido o fabricante? Compaq ? Apple? IBM?)
"Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu, o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira."(Ainda
bem que temos aquela faixinha onde está escrito "Ordem e Progresso".)
"Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre o araras azuls que ficam sob voando as matas." (Talvez por terem complexo de urubus!)
"... são formados pelas bacias esferográficas." (Imaginem as bacias da BIC )
"Eu concordo em gênero e número igual." (Eu discordo!)
"Precisa-se começar uma reciclagem mental dos humanos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento, poluição e depredação de si próprio." (Concordo: depredação de si mesmo!)
"O serigueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derrubam as seringas." (Estas podem ser derrubadas porque são descartáveis)
"A concentização é um fato esperansoso para todo território mundial." (Haja coração!)
"Vamos deixar de sermos egoistas e pensarmos um pouco mais em nos mesmos." (que maravilha!)

20 de junho de 2005

Roberto Jeferson

sugestão de leitura:

consulte o link http://www.mariopersona.com.br/blog/archives/00000105.htm

com ótima análise sobre as qualidades discursivas de roberto jeferson.

19 de junho de 2005

Tesla

na tv sbt está passando (assisti no sábado) um bonito desenho animado feito em computador: accelaracers. nesse desenho há um personagem chamado tesla. pois bem, aproveitem a dica para descobrir quem foi NICOLA TESLA, figura polêmica e genial que também inspirou um personagem na mini-série de quadrinhos A GUERRA DE LUZ E TREVAS (onde também aparece leonardo da vinci !)

campanha "Eu sei escrever"

consultem a comunidade orkut da campanha "eu sei escrever". pode ser interessante.
site: http://euseiescrever.blogspot.com/
iris mayla2005.JPG Posted by Hello
ellenEmayla15.JPG Posted by Hello
ellen2005.JPG Posted by Hello

embolado no meio de campo

Acabo de crer que a perfeição não existe (nem a seleção defende mais esta meta!)
acho que eu já sabia disto... você devia saber! e quem busca a perfeição é louco. completamente insano.
um vizinho parece estar se separando da esposa. errado ele? a questão, parece, envolve um desentendimento com uma das filhas.
citação: "eu tenho obrigação de colocar comida, carne... em casa, e ela não pode fazer um café para mim de manhã? quem tem obrigação então, alguém da rua..."
a esposa, no entanto, defende a menina.
sei lá...
-

na escola onde trabalho tudo está... confuso. muitos problemas, muitas mudanças - inclusive a minha saída para trabalhar como professor adjunto, uma outra funcionária da secretaria que tirou 120 dias de licença adoção e a nossa secretária que foi exonerada com 21 anos de serviço! (só porque era contratada "em comissão" e não conseguiu passar no concurso público de efetivação; creio que foi a maior injustiça de que já tive notícia! outros 7 secretários de escola também foram despedidos).

crise = transformação. esperamos que as coisas não piorem (de)mais.

14 de junho de 2005

Imagens no antigo Blog

coloquei algumas imagens interessantes em meu antig blog:

http://urfabio.blogger.com.br/


inclusive uma imagem do fotograto eustaquio neves
artista da modernidade "fragmentária"
e uma do colega anderson leitão (sempre citado aqui)

___
para reflexão:
tomem ciência da
Entrevista do cientista político Wanderley Guimerme 
dos Santos ao jornalista Maurício Dias

muito exclarecedora sobre a recente crise política do governo:
http://www.midiaindependente.org/es/blue/2005/06/319784.shtml
matéria intitulada: TUCANOS '"APOAIRIAM 'GOLPE BRANCO"
Por Carta Capital 12/06/2005

12 de junho de 2005

Dança do ventre

outro de meus interesses
vi alguns clipes em: http://www.nandabrasil.hpg.ig.com.br/entretenimento/16/index_int_4.html

site que descobri fazendo buscas no www.cade.com.br > videos (novo)

Negroponte continua

sugiro leitura da noticia "Cada criança na escola com um laptop a tiracolo", que trata do projeto do MIT inciado por Nicholas Negroponte (já citado neste blog no post "computador popular") em:
http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=3915

está sendo criado hoje o modelo educacional do amanhã - repleto de tecnologia. será que é disto que as crianças precisam? gostaria de ver opiniões.

11 de junho de 2005

Momento Tropical

mindseye.jpg Posted by Hello

Acima, imagem retirada de: http://www.msu.edu/~husbande/disciplina.html

Momento Tropical

não há distinção entre corpo, mente, espírito
assim
o amor está no sexo, como no desejo, como no carinho
busco uma festa para comer prazer
a casa de levi é sempre clara e aberta
no caminho, entanto, sempre encontro a raposa
acredito em suas palavras doces
provo seu bolo amargo
não importa - sempre vejo jardins
no caminho
ainda chegarei a tempo
de aproveitar a festa.

10/06/2005

na sexta assisti o filme herói. cara, como é ótimo! uma história tão simples, tão forte e com tão belas imagens... rivaliza com o tigre e o dragão.

o amigo einstein indicou a música abaixo, de um tal "Black". nome curioso para um branquelo (ver capa do disco abaixo), ou é uma banda? a música é ótima. fiquei curioso por mais informações.

Black 47 - Wonderful Life

Here I go out to sea again
The sunshine fills my hair
And dreams hang in the air

Gulls in the sky and in my blue eyes
You know it feels unfair
There's magic everywhere

Look at me standing
Here on my own again
Up straight in the sunshine

No need to run and hide
It's a wonderful, wonderful life
No need to hide your face
It's a wonderful, wonderful life

Sun in your eyes
The heat is in your hair
They seem to hate you
Because you're there

And I need a friend
Oh, I need a friend
To make me happy
Not stand here on my own

Look at me standing
Here on my own again
Up straight in the sunshine

I need a friend
Oh, I need friend
To make me happy
Not so alone
Look at me here
Here on my own again
Up straight in the sunshine
Black - Wonderful Life (Front).jpg Posted by Hello

4 de junho de 2005

Rama Kandra

matrix_metro.jpg Posted by Hello

para mim, a mais interessante cena do filme matrix 3;
veja comentário em www.acid.blogger.com.br/2003_11_01_archive.html
(no final do texto) arquivo do site "saindo da matrix" que relaciona o personagem acima com uma das manifestações de vishnu, "rama chandra"

no dialogo que trava com neo ele fala, por exemplo, que "amor" e "karma" são palavras. muito óbvio, hein? são "conexões".
"eu faria tudo para manter esta conexão (amor)"

3 de junho de 2005

Implícitos

pesquisa da colega fernanda do grupo 3, que complementa trabalho sobre livro INTRODUÇÃO À SEMÂNTICA de rodolfo ilari divulgado no post TRABALHO METODOLOGIA - GRUPO 3

 
GRUPO 3: Delane ; Fábio;
Fernanda ; Gabriela ;
Sônia e Oliva

 
I m p l í c i t o s
 
EXPLÍCITO
 
·         parte manifestada do enunciado
(frase ou discurso) - parte visível do iceberg
 
·         procedimento: catálise
(explicitação dos elementos elípticos ausentes na
estrutura de superfície (estruturas discursivas),
realizada com o auxílio dos elementos contextuais
manifestados e mediante as relações
de pressuposição que entretêm os elementos implícitos).
 
IMPLÍCITO
 
·         parte não manifestada do enunciado
(frase ou discurso), mas diretamente ou
indiretamente implicada pelo enunciado
produzido - todo o corpo do iceberg;
 
·         pressuposto lógico explicitável;
 
·         no interior de uma certa semiótica,
o implícito nunca é senão o explicitável;
 
·         procedimento: elipse (relação
estabelecida, num texto-ocorrência, entre
uma unidade da estrutura profunda
(estruturas sêmio-narrativas) e
a unidade cuja manifestação em estrutura de
superfície não é realizada: o elemento, ausente
em superfície, é, porém, reconhecível graças
à rede relacional na qual se inscreve, e que constitui
o seu contexto.
Para que haja elipse, é necessário que a omissão
que a caracteriza não atrapalhe a compreensão do enunciado
(frasal ou discursivo): o que faz supor que as unidades
ausentes possam ser reconstituídas com a ajuda dos elementos
presentes que as pressupõem.
 
IMPLÍCITO INTRA-SEMIÓTICO (intra um único
sistema de significação)
 
·         explicitável no interior de uma língua natural.
 
 
IMPLÍCITO INTER-SEMIÓTICO
(entre vários sistemas de significação)
 
·         em que o enunciado explícito,
formulado em uma semiótica,
remete a um implícito e/ ou a um explícito
que dependem de outras semióticas.
 
ABORDAGAGEM POSITIVISTA
 
·         tendia a tratar as línguas naturais
como puras denotações e as palavras
como etiquetas transparentes que deixam
claramente ver as coisas que designam - é
comprometida [contestada, prejudicada]
pelas pesquisas que buscam a explicitação do implícito.
 
 
Fonte: GREIMAS, A. & COURTÉS, J.
Dicionário de semiótica. São Paulo. Cultrix
. pp. 43; 140; 166; 229-230.
 
 
implícito. adj.  (1557 AHP III 190) 
1
contido numa pressuposição mas não expresso
formalmente; não manifestamente declarado;
subentendido, tácito 2. diz-se de crença que se
tem sem prévio exame 3 que se manifesta mais
por atos do que por palavras (diz-se de desejo)
(...)
h ANT explícito, expresso.
 
Fonte: HOUAISS, A. & VILLAR, M.S. 
Dicionário houaiss da língua portuguesa.
Rio de Janeiro. Objetiva. 2001.p. 1582)
 
 
EXERCÍCIO
 
·         Algumas perguntas marotas
já se tornaram maneiras convencionais
de "dar indiretas" que todos entendem.
Diga em que situações e com que intenção
poderiam ser usadas as perguntas (nem sempre polidas)
que seguem:
 
1.   O seu barbeiro (cabeleireiro) foi preso?
2.   Na sua casa só tem cortinas?
/ Na sua casa não tem geladeira?
3.   Isso dá sempre?
4.   Que bicho te mordeu?
5.   Você viu passarinho verde?
6.   Bebeu?
7.   Qual é a tua?
8.   Você está me estranhando?
9.   Está pensando que eu nasci ontem?
         10.  Na loja onde comprou essa camisa tinha pra homem?
Fonte: ILARI, R. Introdução à semântica/ brincando com a gramática. pp. 94-95.

Cena Escolar

recebi via e-mail do colega Leitão

Então / isso / todos bem? / então, vamos começar? / o tema de nossa /
Rodrigo deixa a pasta do Gabriel / certo / assim está melhor / então como eu
falava, a aula de hoje / Vanessa por favor guarde esse estojo, agora não é
hora / obrigada / bom, mais uma vez / a aula de hoje será sobre os /
"professora o Rafael pegou meu lápis de novo" / Rafael por favor devolve /
tudo bem, ó / agora silêncio / atenção aqui / hoje vamos aprender sobre os
seres / Maria, se você não ficar sentada seus colegas não enxergam nada /
senta / bem / os seres / Pedro, eu disse pra você não trazer esse joguinho
pra aula / me dá aqui / pronto / agora senta / gente, os seres vivos /
Paulinha querida olha o que você fez com a cola / "ela é tonta fessora" /
deixa disso, Felipe / senta no teu lugar / "mas ela é tonta mesmo" / Vitor,
você quer falar com a diretora? / senta no teu lugar / Paulinha não se
preocupe / olha, já ficou tudo limpo / pronto / agora vamos continuar /
olhem aqui, nós chamamos de seres vivos/ "ai! Professora a Larissa puxou meu
cabelo" / querem parar vocês duas? / Micheli senta aqui ó / Troca de lugar
com o Mauricio / Maurício senta lá / e sem conversa com o Tobias lá atrás /
isso assim / agora gente colaborem / assim a gente não vai conseguir ver
nada hoje / ó / os seres vivos são aqueles / "com licença, professora, posso
servir a merenda" / "EEEEEEEH"/ claro claro / calma gente / não vai faltar /
tem pra todo mundo / formando fila / João, aqui, pega o prato e fica na fila
/ Adri pega aqui ó / a colher / cuidado pra não derramarem comida no caderno
/ vai Vera senta / cuidado gente / será que dá pra comer em silêncio / Diego
já terminou então deixa o prato comigo / "eu quero mais fessora" / ah então
espera sentado áté todo mundo se servir / "mas eles já tão na fila de novo"/
então vai / tá fica na fila / quem quer repetir entra no fim da fila/ Diana
você não vai comer / "eu não gosto de canjica fessora" / Diana experimenta
querida / é bom / você vai gostar / não / tá bem / aqui ó, devolvendo os
pratos / todo mundo / Pronto / todos de volta pro lugar / Micheli, aqui na
frente / Obrigada, Dona Sirlei / bom gente retomamos então / os seres vivos
/ gente, atenção / nós chamamos de seres vivos aqueles que nascem / crescem
/ "professora eu posso ir no banheiro" / Tem certeza Maria que é preciso? /
logo logo tem o recreio / "mas" / ta bem, vai / e vocês todos atenção / os
seres / "Com licença professora posso entregar um recadinho pros pais" /
Sim, entre / "Bem crianças" / Agora vocês ficam quietos né seus danadinhos /
"Eu só vou deixar esse bilhete com vocês pra vocês colarem no caderno e
mostrarem pros pais de vocês" / "eu só tenho mãe" / "ah vocês mostrem pra
pessoa que é responsável por vocês tá" / "pode ser vó, Diretora?" / "pode
pode ser vó / então é isso / obrigada professora" / "DRIIIIIIIlMMM" /
"EEEEEEEEHH" / meu Deus / já é hora do recreio / eu não vou conseguir vencer
esse conteúdo nunca/ eles não se concentram / não sei de onde vem tanta
energia pra tudo menos pras coisas da aula/ eles me... / eles são / são /
eles são / vivos / eles são seres vivos

(Deonir Luis Kurek
(Mestre em Educação - Unioeste / Cascavel), "seres vivos" em Numa terça-feira qualquer. s/local, Tear Cênico, 2004)

Pesquisa