31 de julho de 2005

Pedra não é gente ainda

procurei pela rede a letra desta música. não achei nem no site do pepeu gomes! então tentei transcreve-la.

PEDRA NÃO É GENTE AINDA
(Caramez - Pepeu Gomes)

quem
não respeita a natureza
não dá força pra beleza
não considera a vida

é pedra não é gente ainda

quem
não constrói com trabalho
polui e destrói tudo
não acredita no amor
que a gente quer um outro mundo

quem
não respeita a natureza
não dá força pra beleza
não considera a vida

é pedra não é gente ainda

não considera a vida

é pedra não é gente ainda

eu vou te tocar
você vai me levar

pra um caminho de luz
um caminho de paz

ser feliz pra valer
há de ter liberdade

um caminho de luz
um caminho de paz

você não sabe o bem que me faz...

30 de julho de 2005

Vinhas da ira

assisiti no corujão da globo o clássico "as vinhas da ira" de john ford. incrível! triste, forte, impactante... alguns filmes brasileiros que falam sobre boias-frias, seca e retirantes lembram muito a sua temática; como o clássico "mais que a terra" (que comentei em post anterior).

vale a pena conhecer os discursos finais de tom e de sua mãe

mais ou menos assim: não temos uma alma exclusiva. temos todos parte da grande alma - e onde houver alguém protestando, eu estarei lá... onde houver alguém com fome, eu estarei lá... e estarei também quando todos puderem sustentar sua própria casa...

os ricos aparecem e morrem. mas nós é que vivemos. nós somos o povo...


o tema do discurso, além de esquerdista e populista (como observa a crítica) , é também feminista e libertário! vale a pena.

26 de julho de 2005

Segundo dia de professor

Tudo ocorreu muito bem – até a última aula, que considei um desastre. Quando cheguei na sala só havia quatro alunos; como o professor de matemática me avisou no caminho, todos haviam descido até a secretaria para retirar o Leve-leite. Quando voltaram tentei dar a aula, mas todos estavam agitados e desconcentrados além do natural, talvez por ser uma aula “tardia” em que ninguém queria participar.

>SonhoS<

Na noite de ontem tive um sonho que vale o registro.

Me parece que já tive um (ou mais de um) sonho muito parecido – em que ando por uma espécie de calçada ou pista de concreto estranhamente escorregadia. A pista fica beirando um tipo de esgoto. Desta vez não estava só. Havia outras pessoas comigo – não sei dizer quem, nem quantos. De repente começo a escorregar e caio (é como se o chã fosse feito de sabão!), peço ajuda e um dos que me acompanham me segura; ele não aguento; grito para que ele peça ajuda a outra – demora um pouco, mas finalmente alguém ajuda – chego me molhar na água suja do esgoto, mas sou resgatado.


O que poderia significar?

Parece fácil. Sinto-me inseguro ou sinto-me em território inseguro, mas acho que não estou sozinho. Ou estou?


Curioso que peguei o hábito de achar que os sonhos possuem sinais premonitórios. O motivo? Olhe a primeira postagem (razão de origem do meu blog) em http://urfabio.blogger.com.br


Bem...

Ocorre que hoje aconteceu dois fatos interessantes. Enquanto andava pela escola percebi como o piso é escorregadio – em certo momento, quanto tive um pouco mais de pressa, quase cai. Ao entrar na 5ª B uma surpresa: uma aluninha estava com a perna quabrada. Como quebrou? Depois me contam que caiu... na escola.


No caminho devolta para casa, andando a pé, passei coincidentemente por um tipo de córrego – usado (como é tradição por aqui) como esgoto. Dois jovens passaram por mim de bicicleta – muito rápido. Nada demais. Entretanto, se tivessem relado em mim, eu teria caído.

25 de julho de 2005

O primeiro dia a gente nunca esquece

Primeiro dia de aula como professor adjunto.

Acho que foi normal. Poucos estudantes após as curtas férias. Uma 5ª e 3 6ª' s séries.
Apresente-me e passei uma atividade bem simples, sobre pontuação. Acho muito cedo para uma avalição por escrito.
Todos ficaram muito felizes com a troca de professor - parece que o anterior solicitava muitas atividades do livro didático e,
segundo os alunos, não explicava.

O mais interessante foi durante a hora "coletiva" (que eles chamam de P.E.A.). O tema foi reciclagem de papel.
Chegamos a fazer algum planejamento. Uma professora de educação artísitica, que conhece alguns processos, explicou-nos
como poderia ser feito e outra professora sugeria a compra de alguns equipamentos ou o uso de alternativas mais viáveis.



Entretanto um pouco antes discutimos a situação de crise política atual do PT e do presidente LULA. Muito interessante.

24 de julho de 2005

Auto retratos

longa vida aos blog's.

há várias notícias enaltecendo o novo valor jornalistico do blog! mas não é só isto não. os blog' s em alguns casos parecem funcionar melhor do que os "portais" (uma idéia de gênio nesse labirinto infinito que é a internet - que coloco no mesmo nível das ferramentas de busca e dos sistemas de compartilhamento) para coletar / separar informações e indicar links úteis (otimizando o tempo de pesquisas).

vai uma dica ótima: http://www.autoretratos.blogger.com.br/

com poemas, prosa, trechos de reportagens e pinturas com o tema "auto retrato". ótimo! lá achei uma música do juca chaves que estava procurando. o nome da música? - AUTO-RETRATO.

o último post é de 16.6.05 com o poema cogito do mestre torquato neto.
todo o trabalho é muito bem ilustrado (neste último, por exemplo, há um fac-símile do poema) e repleto de links que mostram o cuidado de sua pesquisa (veja o linka na palavra "cogito" acima, que copiei do blog!).

concerto nº 3

concerto nº 3
(assisti o curta na tv camara)


saber trabalhar com o silêncio é uma arte
até para perceber o que está acontecendo
o mundo tem muita paciência
assim precisamos aprender - com paciência
sem esquecer de fazer (atitude).

a força está NO útero.

a riqueza das nações gera a miséria do povo
assisti um programa na tv escola, sobre os velhos romanos
dizia que antes do império não havia grande diferença de recursos entre a população
a separação de classes se acentuou justamente com o aumento da riqueza!
cresceu a escravidão
e a miséria
dentro de uma sofisticada máquina de exploração e conquistas - que só conseguia se manter
promovendo cada vez mais escravidão e submissão de povos e terras...

não grande diferença do que vemos hoje
a imagem do bolo de delfim neto, que cresceria para depois ser dividido,
é uma grande ilusão
é justamente por nunca ser dividido de maneira igualitária que ele continua sempre a crescer
sem parar (e, assim, consumindo a natureza)
para o bem-estar do que costuma ser chamado de "elite" - os que se julgam donos do mundo.

veja o ensaio fotográfico de sebastião salgado: "o mundo da maioria" em: http://www.terra.com.br/sebastiaosalgado/



f.r.n. 24jul05

23 de julho de 2005

Dica de arte

"visitei" hoje um interessante webmuseum. gostei muito. principalmente do pollock!
veja em:
http://www.ibiblio.org/wm/paint/auth/

CONTAS DO AMANHÃ

Amanhã
é só amanhã

A pior coisa do mundo é não ter dinheiro

E quando ando pela rua – deste mundo
É tanto que me parece
que tudo tem um preço
Até as pessoas.

Os planetas tão longe
cobram para serem pisados.

Mas meu coração amargado
Não se deixa ser vendido...

Mas... coitado. Doar-se assim tão de graça pode doer um pouco.



às vezes


Esse mundo me parece exatóico.


f.r.n. 17.07.2005

Cristina S. Queiroz

"O professor é importante, sim, mas não como portador de informações e
detentor do saber, e sim como educador e como tal, cúmplice, parceiro nesta
busca de novos rumos sendo aquele que não precisa entrar em aula, pois estará
nesta busca sempre, em todos os momentos."

"O professor libertário (...) é aquele que educa para e pela vida. Que troca o seu saber, recebe o dos outros, alunos ou mestres, e leva para fora do contexto escolar. Ele educa no sentido de possibilitar o caminho e a busca pelo e através do conhecimento, e não para simplesmente, transmitir esse caminho."

"Ao contrário do que muitos fazem crer, não existe uma fórmula, uma
receita, para se ensinar e para se aprender. A criança aprende porque se
interessa, caso contrário, só recebe informações e isso não dá garantia alguma de conhecimento.
Ela pode aprender a ler e escrever de diferentes maneiras, conforme a
pedagogia a qual está inserida, mas só se tornará uma boa leitora ou uma boa
escritora, se isto lhe interessar verdadeiramente e para isso, não precisa passar
oito, dez anos na escola. Vários pensadores ilustres nem sequer estudaram, pois
eram autodidatas.
Isto também não quer dizer que, a escola não seja necessária. Ela é, desde que seja mais um espaço para que o saber se desenvolva da maneira mais livre e autônoma possível, caso contrário, não haverá muita diferença entre escola e prisão."

Na página 136 a autora atualiza um pensamento de Bakunin:
"A pessoa só é realmente livre, quando sua liberdade além de não acabar, aumenta a do outro."

E completa:
"É preciso que os educadores percebam a importância de se procurar, dentro e fora dos espaços escolares, não o conteúdo a ser transmitido, mas o interesse de se ensinar algo que desperte a curiosidade de seus alunos. Às crianças, cabe o prazer da descoberta de algo novo, que não esteja necessariamente nos livros ou nas apostilas, que não tenha necessariamente respostas prontas e imediatas, mas que esteja no seu dia-a-dia, fazendo parte da sua vida."



alguns trechos da tese UMA CRÍTICA ANARQUISTA AO CONSTRUTIVISMO de Cristina S. Queiroz. Omito a "crítica" contra o construtivismo (aliás, muito pertinente), mas destaco sua concepção inovadora de educação. Termino de ler na noite de 22.7.05.

16 de julho de 2005

a promessa

tenho pouco a oferecer
apenas eu mesmo

grandes pecados
mas maior é o que eu tenho a oferecer

assisti um filme gostoso na tv: o homem da música com o hilário matt broderick

parece que precisamos de tão pouco
pra permitir que aconteça...

Braslu

retiro de http://dine.pardini.net/blog/
Daslu disse

"Caríssimos, e bota caro nisso,
Essa Operaçao Narciso me deixou aloPrada! Alguém me deFendi. 
Nao sou dessa Alaia. Nao é Versace o que Diesel por aí.
 Sou pessoa Dolce & Bacanna. Pucci que Paris!!!
 Estao me pegando para Christian, meu Dior. 
Preciso de um Cacharel em direito, 
um cara Valentino para dar um jeito nessa Bottega, 
antes que coloquem no meu Rabane. Eu nao vou botar o Galliano dentro nao. 
Chloé? "
 
 
imperdível o quadrinho do Custódio sobre "jeitinho brasileiro" que
esteve em exposição no Senac Lapa (rua Scipião) com
cartunistas brasileiros falando de coisas do Brasil.

detalhe: esta arte foi feita antes das recentes
revelações envolvendo a famosa loja "daslu", que inspíraram o textos acima.

a arte pode ser vista em: http://alfarrabio.org/ ou no meu antigo blog.

nesta mesma exposição do sesc (que termina nete fim de semana) assisti
o thriller do filme SIN CITY. o que mais me impressionou foi
a entrevista com a atriz rosario dawson. raras vezes
(na telinha ou na vida!) vi uma metralhadora verbal tão linda,
tão nervosa e tão alegre!
magnífica!

estou tendo dificuldades técnicas para postar imagens neste novo blog,
por isso voltei a usar (em paralelo) o famoso "urfabio e os fragmento
do mundo parte 1".


14 de julho de 2005

Foucault e Educação (de novo!)

"É justamente a regra que permite que seja feita a violência à violência e que uma outra dominação possa dobrar aqueles que dominam. (...) O grande jogo da história será de quem se apoderar das regras, de quem tomar o lugar daqueles que as utilizam, de quem se disfarçar para pervertê-las, utilizálas ao inverso e voltá-las contra aqueles que as tinham imposto; de quem, se introduzindo no aparelho complexo, o fizer funcionar de tal modo que os dominadores encontrar-se-ão dominados por suas próprias regras". (p. 25)
“Ora, o que os intelectuais descobriram recentemente é que as massas não necessitam deles para saber; elas sabem perfeitamente, claramente, muito melhor do que eles; e elas o dizem muito bem. Mas existe um sistema de poder que barra, proíbe, invalida esse discurso e esse saber. Poder que não se
encontra somente nas instâncias superiores de censura, mas que penetra muito profundamente, muito sutilmente em toda a trama da sociedade. (...) ( p. 71)
(Foucault, 1989, Microfísica do Poder. Rio de Janeiro, Graal.)

citado em: A EDUCAÇÃO COMO ESTÉTICA DA
EXISTÊNCIA: UMA CRÍTICA ANARQUISTA AO CONSTRUTIVISMO (2002), Mestrado em História e Filosofia da Educação de Cristina S. Queiroz
de onde retiro este trecho:
"As resistências no âmbito escolar se dão, portanto, a partir do momento
em que as relações se tornam não mais de sujeição, mas de subjetivação, a partir do momento que o controle sobre os corpos for substituído pelo controle do
próprio corpo e que as relações de poder derem lugar às relações de prazer.
Para os libertários, a vida, assim como a educação, é uma prática de
coletivização, de amizade e de solidariedade; são estilos de vida, formas de ver o
mundo, de ver a si próprio e de ver o outro.
(...) Os anarquistas criam uma estética que possibilita a relação entre suas
utopias e sua vida presente.
Eles buscam viver práticas que levem a uma maior liberdade, a uma arte
de viver, pois vivem o dia-dia, o cotidiano.
A pedagogia libertária como estética da existência, representa a interação
das vontades individuais e coletivas do saber, do prazer, do ensinar e do
aprender. Das regras negociadas e não coercitivas, da liberdade do indivíduo mas também do grupo, ampliando a liberdade do conhecimento, da busca e,
principalmente, da formação da subjetividade.
Os anarquistas não separam a educação da vida, ao contrário, juntam-nas
em uma coisa só, buscando maiores espaços de liberdade, afirmando a
autonomia do indivíduo sem deixar contudo, de percebê-la em sua relação com o
outro." (p. 35 e 36)

O "Capítulo 1: As relações de poder", faz um resumo muito bom do pensamento de Foucault pertinente para refletirmos sobre a instituição escolar.

Estou lendo esta obra (na tela do computador! são só 156 páginas), e garanto que vale a consulta. No cápitulo 2: Pedagogia Libertária, a autora recupera a ideologia e uma série de experiências libertárias bem sucedidas. No cápitulo 3: Crítica ao Construtivismo ela defende a tese de que a pedagogia construtivista não é, realmente, "moderna" nem favorece a autonomia e visão crítica dos educandos (em suas palavras: "questão do construtivismo e sua aproximação com o ensino tradicional e autoritário", nota na p. 51).
.
Por que o ideário Anarquista é tão fascinante e tão pertinente no mundo global de hoje? Mais uma citação presente no texto:

"As crianças não pertencem aos seus pais nem à
sociedade, pertencem a si próprias à sua liberdade. Como as
crianças, até a idade de sua emancipação, são só
potencialmente livres devendo estar, portanto, sob o regime da
autoridade. Os pais são seus tutores naturais, é verdade, mas o
tutor legal e supremo é a sociedade, que tem o direito e o dever
de ocupar-se delas, porque seu próprio futuro depende da
direção intelectual e moral dada às crianças. A sociedade só
pode dar liberdade aos maiores com a condição de
supervisionarem a educação dos menores." do mestre BAKUNIN,
apud GALLO, 1990:163; Educação Anarquista: Por uma Pedagogia do Risco. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação)

13 de julho de 2005

Helen Adams Keller (1880-1968)

há uma série de filmes interessantes que tratam da superação da deficiência.
veja algumas dicas em:
http://www.autismo-br.com.br/home/filmes.cgi

agora que estou de férias (mas continuo acordando de madrugada), aproveito para descobrir coisas interessantes na hora da coruja. no sbt desta quarta passou "O Milagre de Anne Sullivan" sobre a vida de helen keller

retiro algumas de suas citações de http://pt.wikiquote.org/wiki/Helen_Keller
o portal http://pt.wikiquote.org é um rico reservatóri de citações, feito cooperativamente.
  • "É curioso observar que os povos tem ideais diferentes quanto a felicidade, e que em lugares singulares procuram justificar sua vida. Muitos procuram-na no no orgulho do poder, e de outro nas realizações da arte e da literatura; alguns procuram-na na exploração de suas próprias mentes, ou na busca para o conhecimento."
  • "A maioria dos povos medem sua felicidade nos termos da possessão física do prazer e do material. Poderiam ganham algum objetivo visível com ajustes no horizonte, e assim poderiam ser felizes!"
  • "A felicidade é a fruta final e perfeita do obedience às leis da vida."

10 de julho de 2005

Novo Professor

agora é oficial. assumi como professor adjunto de ensino fundamental dia 08 de julho. vou começar a dar aulas no retorno do recesso escolar. grande expectativa.

na mesma sexta participei de uma festinha na escola onde trabalhava como auxiliar de secretaria (de onde tive que sair), e recebi uma gostova despedida de todos - o professor laercio e a vice-diretora maiza cantaram no karaoke "como é grande o meu amor por você" de roberto e erasmo, a diretora marisa me presenteou com um gel para barba e a colega de secretaria denise me deu um caneca de louça com a mensagem "pise firme pois seguirei seus passos!"

como diz almir sater e renato teixeira no "rasta do adeus"

"ter que ir embora
todo mundo tem
vou deixar saudades
vou levar também"

8 de julho de 2005

Cartas

você está tão longe

que às vezes penso

que nem existo

----------haikai de Paulo Leminski



Uma atividade pedagógica interessante pode ser montada a partir de cartas. Essa sugestão da professora Idméa rendeu ótimos trabalhos em sua turma de metodologia, os quais eu tive o prazer de ler.

mas há mais algo que se pode achar em cartas - verdadeiras teses!

veja estas cartas de Kafka sobre "A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS " no link:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642002000200008#nt01

no site http://1001cartasdeamor.terra.com.br/ > celebridades
há outra carta de kafka, escrita para sua "namorada"; além de cartas de outros artistas, politicos e cientistas...

7 de julho de 2005

E-books

agora que o governo fala em distribuir laptops (projeto do negroponte), podemos pensar: para que? uma opção, cogitada pelos chineses, é ler livros na tela. o site a baixo tem ótimas opções (e o melhor: grátis!):

http://www.jororoba.pop.com.br/livros_download.htm#


como diz lessig - viva a cultura livre!
não considero isto pirataria (já que não há comercio) - trata-se de compartilhamento.

6 de julho de 2005

Como escrever melhor

Retiro este trecho de http://www.dpto.com.br/redacao/internet.htm


Spam também é cultura

A Internet é uma boa fonte para quem quer escrever melhor, seja publicitário ou não. O texto abaixo é mais um daqueles que a gente recebe por e-mail e não faz a menor idéia de sua procedência. Se você ainda não recebeu, certamente vai gostar do que vai ver e, se você já sabe do que estamos falando, vale a pena relembrá-lo.

1. Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, conforme deve ser do conhecimento de V. Sa. Outrossim, tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.
2. Evite abrev., etc.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. "não esqueça das maiúsculas", como já dizia carlos machado, meu professor lá no colégio santa efigênia, em salvador, bahia.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out, palavras de origem portuguesa estão in.
8. Seja seletivo no emprego de gíria, bicho, mesmo que sejam maneiras. Sacou, mané?
9. Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa merda.
10. Nunca generalize: generalizar é sempre um erro.
11. Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar repetitiva. A repetição vai fazer com que a palavra seja repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer meu pai: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13. Frases incompletas podem causar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes, isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.
15. Seja mais ou menos especifico.
16. Frases com apenas uma palavra? Corta!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Use a pontuação corretamente o ponto e a virgula especialmente sera que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Nunca use siglas desconhecidas, conforme recomenda a A.G.O.P.
21. Exagerar é 100 bilhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Seu texto fica horrivel! Sério, cara!!!
25. Evite frases exageradamente longas, por dificultarem a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteudo acessivel, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensiveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a lingua.
27. Seja incisivo e coerente. Ou talvez seja melhor não...

este texto anônimo foi usado pela professora Claudia de metodologia. Ela, no entanto, alertou para o tópico 25 = sagundo ela, leitura não é um hábito a ser estimulado e não há relação de causa e efeito no argumento usado; além dele (para dar a idéia de que a frase é "longa demais" ter usado várias palavras e expressões desnecessárias ao texto como, por exemplo, "concomitantemente"
este texto é interessante, justamente, por recomendar a boa escrita utilizando o "contra-exemplo" - forma e conteúdo se fundem, como na melhor poesia, tal como observou a amiga fernanda.

4 de julho de 2005

Sobre Batman Begins

coloquei imagens do eric e da cristina no antigo blog. post 3.7.05. vale conferir.

SOBRE O NOVO FILME DO VELHO HOMEM MORCEGO

assisti batman begins no final de semana. gostei muito, mas enquanto aventura e represenção da "psique" do personagem ainda acho o batman2: o retorno melhor.
a idéia de humanizar os vilões, transformando Ra's al Ghul num simbolo (e deixando de ser um supervilão imortal) foi inteligente e coerente com a história.

em certo momento do filme Rachel Dawes provoca o herói a subir um nível no seu projeto de vingança - que deveria ser um projeto de justiça contra aqueles que alimentam o crime e a miséria: os politicos corruptos e traficantes de drogas. Mas ele tem dificuldades para subir a um terceiro nível: que é bem representado por Ra's al Ghul , que interpreto como os líderes que comandam o governo mas agem "nas sombras", tal como a sociedade das sombras citada no filme.

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