"AS BONECAS DE DRESDEN
Quase sempre você está fuçando as rádios, internets e descobre uma coisa nova. Amigos às vezes vêm e diz: "dá uma 'olhada' nisso aqui" e tal.
A banda mais nova a me fisgar nos últimos dias tinha tudo para me fazer fugir dela. Chama-se Dresden Dolls, seu instrumento principal é o piano e sua postura e linha condutora baseiam-se em...teatro.
Mas, incrível, está muuuuito longe de ser chato.
O Dresden Dolls é uma dupla, da Boston dos Pixies, e praticam na música a filosofia de Bertolt Brecht, dramaturgo alemão e renovador do teatro moderno blablablá. Uma espécie de White Stripes substituindo a guitarra pelo piano, é papo-cabeça, mas é ótimo pelo o que eu já pude ouvir e ver.
Dando corda às referências da impressão primeira, Dresden Dolls está relacionado a piano, Brecht, White Stripes, David Bowie, Kurt Weill, Siouxsie & The Banshees, gótico, Nick Cave, PJ Harvey e muito Violent Femmes. Deu para entender?
A autodefinição é "brechtian punk cabaret". O disco, de 2003, é batizado de "The Dresden Dolls". O "hit" do disco parece ser a ótima música "Girl Anachronism".
A dupla: Amanda Palmer (piano e voz), uma PJ Harvey com as pinturas dark da Siouxsie, e Brian Viglione, que parece ter saído do "Laranja Mecânica" para assumir a bateria do Dresden Dolls.
A dupla começou a sair de Boston no começo do ano. Já frequenta Manhattan e está iniciando sua primeira turnê na Inglaterra.
O disco do Dresden Dolls está na internet. Melhor, o estilosíssimo clipe de "Girl Anachronism" está na internet. E eu não sei o que você está fazendo, ainda lendo esta coluna em vez de antes ir ver o vídeo dessa dupla."
http://www.popzoot.de/streamframe.php3?id=1029