27 de junho de 2006

Dresden Dolls

Acabei de ver-ouvir um clipe de um show dos Dresden Dolls com uma versão de War Pigs do Black Sabbath. Queria achar um clipe desta banda e, sem querer, caí no cover... Gente, como é impressionante! Só voz, bateria e teclado. Uma postura de palco baseada na dramaturgia. Puro Rock! Veja o que achei sobre a banda em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult512u200.shtml

"AS BONECAS DE DRESDEN

Quase sempre você está fuçando as rádios, internets e descobre uma coisa nova. Amigos às vezes vêm e diz: "dá uma 'olhada' nisso aqui" e tal.

A banda mais nova a me fisgar nos últimos dias tinha tudo para me fazer fugir dela. Chama-se Dresden Dolls, seu instrumento principal é o piano e sua postura e linha condutora baseiam-se em...teatro.

Mas, incrível, está muuuuito longe de ser chato.

O Dresden Dolls é uma dupla, da Boston dos Pixies, e praticam na música a filosofia de Bertolt Brecht, dramaturgo alemão e renovador do teatro moderno blablablá. Uma espécie de White Stripes substituindo a guitarra pelo piano, é papo-cabeça, mas é ótimo pelo o que eu já pude ouvir e ver.

Dando corda às referências da impressão primeira, Dresden Dolls está relacionado a piano, Brecht, White Stripes, David Bowie, Kurt Weill, Siouxsie & The Banshees, gótico, Nick Cave, PJ Harvey e muito Violent Femmes. Deu para entender?

A autodefinição é "brechtian punk cabaret". O disco, de 2003, é batizado de "The Dresden Dolls". O "hit" do disco parece ser a ótima música "Girl Anachronism".

A dupla: Amanda Palmer (piano e voz), uma PJ Harvey com as pinturas dark da Siouxsie, e Brian Viglione, que parece ter saído do "Laranja Mecânica" para assumir a bateria do Dresden Dolls.
A dupla começou a sair de Boston no começo do ano. Já frequenta Manhattan e está iniciando sua primeira turnê na Inglaterra.

O disco do Dresden Dolls está na internet. Melhor, o estilosíssimo clipe de "Girl Anachronism" está na internet. E eu não sei o que você está fazendo, ainda lendo esta coluna em vez de antes ir ver o vídeo dessa dupla."


Eu achei os clipes citados em:
http://www.popzoot.de/streamframe.php3?id=1029

25 de junho de 2006

No a la Guerra

Gostei muito do clipe !No a la Guerra! de DJ Babão e Mr. Catra, que critica a Guerra do Iraque e a violência urbana do RJ, que vi no saite do CMI. Gostei tb do conceito libertário, moderno e pacifista de seu grupo. Veja mais sobre em: http://www.cucaracha.com.br/

Festa Junina Graciosa - Dia de São João

Image7 eu e prof fernando.JPG Posted by Picasa

Multiply

Agora também estou no Multiply. Parece mais interessante do que o Orkut, porque tem um monte de arquivos. Que a informação seja livre!

http://ekalafabio.multiply.com

23 de junho de 2006

Mãe, falei na rádio!

Mas foi bem pouquinho. Acompanhei o pastor (e professor) Carlos, que foi passar uma mensagem numa rádio evangélica, a 107,5 Nova Fm, das 12 às 13 horas de hoje. A pedido dele, me apresentei e fiz curtíssimos comentários, mas foi a primeira vez que tive a oportunidade de participar deste meio de comunicação tão fascinante.

Amanhã estarei de novo na escola. Será a festa junina (Dia de São João!) e talvez eu até tenha que dançar! Já comprei um chapéu de palha na lojinha de Um real e uma calça jeans azul.

O problema é que também estou inscrito num novo curso, sobre Inclusão, que justamente começa também amanhã. E agora?

22 de junho de 2006

ReactOS - compatível com Windows NT

Este resumo não está disponível. Clique aqui para ver a postagem.

Zaratustra

Retiro esta citação de Nietzsche do saite http://www.gritandoch.blogger.com.br/

Assim Zaratustra falou:

"E livra-te também dos impulsos do teu amor! O solitário estende depressa demais a mão a quem encontra.

Há homens a quem não deves dar a mão, mas tão-somente a pata, e além disso quero que a tua pata tenha garras. O pior inimigo, todavia, que podes encontrar, és tu mesmo; lança-te a ti própria nas cavernas e nos bosques".

O autor do saite, em outro momento (outro post), diz:

"MAIS DO MESMO

Eu continuo preferindo os inimigos: eles não traem... "

21 de junho de 2006

Violência contra a mulher

Está passando na tv alguns clipes com o tema. Um deles faz referência ao futebol, tema do momento. Veja os clipes e leia sobre o assunto em:

http://copodeleite.rits.org.br/apc-aa-patriciagalvao/home/noticias.shtml?x=54

16 de junho de 2006

Ensino Noturno e Educação Popular

Li na madrugada dois bons textos.

Entrevista de SIGFREDO CHIROQUE (educador peruano) sobre educação popular:

http://www.reportersocial.com.br/entrevista.asp?id=115

"
Porque há dois sujeitos em uma relação educativa. Isso me leva a repensar, modificar muitas coisas em minha prática de educação popular. Me faz mudar, por exemplo, na abordagem sobre os direitos na educação: tanto os sujeitos que ensinam como os sujeitos que aprendem têm igualmente direitos."

E reportagem de
ALCEU LUÍS CASTILHO e FÁBIO DE CASTRO, denúnciando má qualidade do ensino noturno:

http://www.reportersocial.com.br/noticias.asp?id=1193

"Os alunos do ensino médio noturno vivem diante de uma mentira: a garantia legal da mesma qualidade do curso diurno."

15 de junho de 2006

Bom Feriado

Passei um feriado muito agradável na casa da minha irmã Luciana, junto com minhas irmãs, meus sobrinhos e meus cunhados (da minha família mais próxima, só faltou um de meus cunhados e minha mãe, que alegou ter que ir trabalhar). Após o almoço fizemos um passeio até uma cachoeira lá perto. Só molhei minha cabeça, mas minhas irmãs entraram embaixo do jorro de água para "descarregar" energias negativas, tal como sugere o artista Antoni Tapie. Gostei muito.

Veja imagem no antigo blog.

Corpus Christ

O Corpo de Cristo

O corpo
Unguento
É pão que alimenta
É fármaco que cura

Na hora de escolher preferi o barrabás em mim

Cristo é aquele que vive
Fora do tempo
Fora da dor

No meio da minha vida
Amor!

---- antigo poema religioso que compus algum tempo atrás (apesar de ser agnóstico e sem religião); perdi, mas aqui tentei recriá-lo.

do link acima retiro esta citação de Maria Clara Bingemer: "

somos interpelados pela festa do Corpo de Cristo, que nos remete irremissivelmente ao corpo dos outros, de cuja guarda fomos feitos responsáveis. "

Sugiro procurar a tradução dos termos que por acaso vc desconheça (como fármaco ou unguento = palavras que têm muito a ver com o conceito de "cristo", o "ungido", mas que poderia ser traduzido como aquele que "unge", no sentido de "aquele que cura ou salva") em: http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

11 de junho de 2006

B13

No sábado de madrugada assisti Fuga de Los Angeles (1996), clássico de sci-fi com Kurt Russel. No sábado assisti na escola o filme francês Bairro 13. Há alguns elementos comuns entre ambos. Vale compará-los.

10 de junho de 2006

Adão Ramos - Leo Gaucho

Na noite de quarta feira, 6 de junho de 2006, faleceu meu tio Adão Ramos, também conhecido como Leo Gaucho (dupla caipira com seu irmão Pedro Ramos e tantos outros... chegou a lançar um disco
!), também conhecido como Zé da Roça (personagem que ele inventou para uma história fabulosa e libertária, "Uma cidade diferente", onde defende seus valores caipiras e cristãos. Infelizmente mais um livro não publicado).

Músico, poeta, leitor sem preconceitos, agitador cultural e ativo participante da comunidade religiosa. Vai fazer falta.

Acompanhei seu enterro na manhã da quinta feira. Desde a morte de meu pai que não rezava tanto (apesar de ser agnóstico, acompanhei o terço com meus familiares). Depois seus parceiros o homenagearam cantando modas caipiras como Chico Mineiro e Menino da Porteira...

---

Na quinta, ainda, visitei o Museu Da Língua Portuguesa. Pena que meu tio Adão não pode ir comigo. Que seu espírito me acompanhe. Era um homem muito culto. Foi ele que me apresentou, ainda menino, aos livros e aos gibis do Fantasma; e me levou pela primeira vez à Bienal do Livro, quando ainda era no Ibirapuera. Cheguei a trabalhar com ele algum tempo, quando ele montou uma banca de jornais no Jaraguá. Lá aprendi a ler todo tipo de jornal e revista e conversar sobre todo e qualquer assunto...


p.s.: tudo no museu da língua é maravilhoso. Nada do que eu disser aqui, nem qualquer matéria jornalística de jornal, revista ou t.v. que eu vi faz juz ao que é aquilo! Impressionante! Mas algo me chamou mais a atenção... A participação de Rappin Hood cantando um poema de Gregório de Matos. É tão impressionante que vários jovens que estavam lá bateram palmas acompanhando o ritmo. Verdadeira interatividade! Isto é a verdadeira cultura!

É claro que nem tudo é perfeito. Faltaram alguns escritos e artistas (que eu, pelo menos, não vi) = entre eles os grandes compositores caipiras, Machado de Assis e o louco-profeta Arthur Bispo do Rosário.... Talvez apareceçam em futuras exposições especiais, como a atual dedicada a João Guimarães Rosa.

4 de junho de 2006

De novo sobre as cotas...

para justificar a aplicação imediata de cotas para negros, eis uma notícia que retirei do saite: http://www.reportersocial.com.br/noticias.asp?id=1189

e publiquei na comunidade Educação do Orkut.

01/06/2006 19:09h
Desigualdade racial faz do Brasil um país insustentável

Mantendo-se as desigualdades entre negros e brancos, o Brasil é insustentável. A idéia defendida pelo presidente do Instituto Brasileiro pela Diversidade (IBD), Hélio Santos, poderia tornar-se um dos motes principais de mais esta campanha do Instituto Ethos: a conscientização do empresariado para a questão racial.

Foi exatamente durante o lançamento do manual editado pelo Ethos, “O compromisso das empresas com a promoção da igualdade pacial”, que o presidente do IBD lembrou a abolição mal-planejada responsável pelo desemprego estrutural no país, justificando assim a tese da insustentabilidade do país caso se mantenham os níveis de desigualdade racial.

A ligação entre a conclusão de Santos e a nova bandeira do Ethos é, sob o ponto de vista econômico, óbvia: um país insustentável, que não cresce ou mesmo encolhe por conta da desigualdade, é um país onde empresas serão insustentáveis, não crescerão ou vão encolher.

Para Ricardo Young, presidente do Ethos, as empresas têm benefícios ainda mais diretos ao deflagrar ações pela igualdade racial. “Não há dúvida que as empresas que perseguem a diversidade tem mais capacidade de ajuste, de interação com a comunidade”, afirmou durante o evento. Apesar do comentário pragmático, Young defendeu que a motivação do empresariado não deve ser assim tão economicista. “As empresas têm de atuar na difusão desta idéia e na mudança do quadro cultural da exclusão, não só nas políticas de recursos humanos.”

Hélio Santos citou, ainda durante o lançamento do manual, “a exclusão renitente” da população negra que caracteriza as políticas de contratação das empresas. “Nenhuma empresa se nega a contratar um negro explicitamente, mas promovem três tipos de discriminação: ocupacional, salarial e por imagem”, explicou.

Ensaio, Baden, João do Vale, Santos Dumont

Para quem gosta de Taiguara, peguei uma dica legal na comunidade Ensaio do Orkut (montada por Caputo e famosa após ser citada numa reportagem de jornal).

http://www.imyra-tayra-ipy-taiguara.com/

Este saite é inteiro dedicado a um disco, Imyra Tayra, Ypi, raro por ter sido censurado e recolhido pela ditadura. O curioso é que eu tive este vinil! Comprei num sebo muito tempo atrás - a paguei até barato... Nem sei onde está hoje, mas lembro que seu som me impressionou muito.

Na mesma comunidade descobri um belo saite com links para puxar clipes do mestre Baden Powell. Não consegui fazer nenhum download, mas vou tentar de novo:

http://bossa-brasileira.blogspot.com/

Idem na mesma comunidade Ensaio, puxei um cd inteiro com áudio do programa Ensaio com o mestre João do Vale. Muito legal! Ele é pouco reconhecido, mas suas músicas são famosíssimas: Canto da Ema, Pisa na fulô, Carcará, Voz do Povo .... Com ele cantando ficam melhores ainda.

----

Na sexta feira realizei o aguardao passeio até o Museu da Casa Brasileira, para ver a exposição Santos=Dumont Designer. Excelente! Muito boa mesmo. O curioso é que esperava mais.... Acho que a propaganda foi muito superlativa.... Mas vale a visita. Saiba mais pelo saite, onde é possível fazer download do excelente folheto da exposição, repleto de informações (clique com o segundo botão do mouse no link verde anterior e "salve como").

http://www.santosdumontdesigner.com.br

Pesquisa