26 de setembro de 2006

PROPOSTA DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR


Para Estudantes de ciclo II, 8ª's séries, com dificuldades de frequência ou conceito


A- Espaço

1- Desenhar mapa da região metropolitana de São Paulo, destacando o nosso bairro.


2- Levantamento da população residente no bairro.


3- Relação de nomes das principais ruas do bairro.


4- Relação de indústrias localizadas no bairro.


5- Tipos de transporte utilizados no bairro.


B- Ambiente

6- Histórico do Lixão do bairro de Perus.


7- Aspectos positivos e negativos do lixão de Perus.


C- Imigração

8- Entrevistar 10 pessoas que vieram de outros estados para morarem no nosso bairro. Elaborar roteiro de perguntas com no mínimo 10 questões. Pesquisar motivos da mudança. Transcrever as perguntas e as respostas.


Redação

9- Transforme uma das entrevistas em uma Narrativa ficcional, contando com suas palavras a história do imigrante, como se fosse uma reportagem de revista. Desenvolva um narrador (eu poético) e conte relate interessantes.


D- Estatística

10- Fazer pesquisa estatística com no mínimo 120 famílias. Perguntar o tipo de trabalho que a população de Perus exerce (formal, informal, profissão, adequação da renda), quantas pessoas trabalham na residência, idade dos trabalhadores, escolaridade, se é ou não casado e se tem filhos.


11- Construir uma tabela de distribuição de frequências com os dados da pesquisa.


12-Construir um dos gráficos estudados na aula de matemática que retrate a realidade da pesquisa.


E- História do Bairro

13- Pesquisar a história da Fábrica de Cimento de Perus.

  • Os primeiros compradores.

  • O número aproximado de funcionários.

  • Origem e crescimento do bairro.


F- Saúde

14- Pesquisar doenças provocadas pela fábrica de cimento na época em que estava ativa e quais doenças são hoje provocadas direta ou indiretamente pelo Lixão de Perus (como verminoses ou problemas respiratórios).


G- Mídia

15- Citar os nomes de empresas, lojas ou placas de propagandas usadas em Perus que usam a língua inglesa.

Redação

16- Escreva uma redação argumentativa comentando esse levantamento. Na sua opinião, porque ocorre este uso da língua inglesa por pessoas que nem sempre falam inglês?


H- Expressão Artística

17- Criar para seu trabalho uma capa artística que caracterize sua pesquisa. Tente transformá-lo num livro.


ATENÇÃO: Este trabalho não é uma prova ou questionário. Trata-se de uma pesquisa que deve ser feita com seriedade e capricho. Tente fazer um texto coeso e coerente, com começo, meio e fim. Você não precisa seguir a ordem sugerida nesta proposta. Se quiser, use ilustrações. O trabalho deve ser apresentado em letra cursiva e individualmente. Lembre-se que você pode contar com a Internet, com os livros da Biblioteca e da Sala de Leitura da sua escola, além de poder visitar o Sindicato de Trabalhadores da Fábrica de Cimento de Perus, que ainda está ativo.

Postar um comentário

Pesquisa