18 de março de 2007

Atividade: Rap da Nega Gizza


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA – Professor Fábio R. - 8ª série ___

Estudante: ________________________________________________________________________________


Texto 1:

Nega Gizza


Irmã do rapper MV Bill, Gizza cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro, sempre influenciada pela cultura hip hop. Em 1999, passou a apresentar, na Rádio Imprensa o programa Hip Hop Brasil, que a tornou figura conhecida do nicho rapper. Em 2001 lançou sua primeira demo, logo premiada com o Hutus (prêmio exclusivo de rap). Seu primeiro CD, “Na Honestidade”, lançado em 2002, recebeu ótimas críticas, não apenas pela excelente qualidade das letras, mas também pela produção musical, assinada coletivamente por nomes como DJ Zé Gonzalez, do Planet Hemp, Dudu Marote, Ganja Man e seu irmão MV Bill.


Fonte: http://yahoo.imusica.com.br/artista.aspx?id=4861&bio=1


Texto 2:

Larga o Bicho

Composição: Nega Gizza


Chegou a nega gizza na parada,exijo respeito

Pensamento envolvido,firmo meu conceito

Mulher preta de espirito guerreiro

Quem é,é,sem caô sem desespero

Não sou mulata não sou mula sou canhão

Sou granada que explode a solidão

A emoção não tem limite em minha vida

Não sou metida eu sou apenas atrevida

Venenosa,barro duro,perigosa

Corajosa,sou formosa,vaidosa

Acelerando o pensamento positivo

Eu não aturo conversinha de bandido


Apelido nega gizaa vou rimando

Sem neurose em zigue zague vou versando

Não passo pano pra comédia vacilão

Não cochilo,não dou mole sangue bom

Tenho fama de neguinha barraqueira

Sou do tipo que chega só no fim da feira

Não sou mulher de reclamar de homem mané

Descendente africana conservando minha fé


Deus me deu o dom e vou fazendo a rima

Problemas quem não tem de a volta por cima

Sai de baixo,sai da frente,que atrás vem gente

Ninguém sabe,ninguém viu

Na periferia tem que ser diferente

Senhor!olhai por nós,pela nossa gente


Trago na pele a força e minha juventude

Trago na massa encefalica a negritude

Trago a virtude que confunde o imbecil

Piscou o olho fumaça subiu

Quem viu,não importa o passado

Nossa luta foi travada no modelo errado

Não tenho medo de homem tarado

Nem viado de navalha e cara de mimado

Meu dialeto é o rap, osso duro de roer

Larga o bicho é hora dos cuecas treme


(parte da yeda hills)


Não sou do tipo que diz não

Querendo dizer sim

Nem do tipo,falem mal mas falem de mim

Vim ao mundo pra simplificar

E não pra confundir

Dispenso os blá,blá,blas

E os ti,ti,tis

Pois não sou patricinha ou perua não

Nasci de bunda pra lua

Aprendi muito nas ruas

No abc eu cresci

Sou nega de pele e na mente

Isso me faz valente

Pois sei que sou descendente do guerreiro zumbi

Não piso no rabo do gato pra saber se ele mia

Vou vivendo um dia após o outro

De acordo com a minha ritmologia

Não dou trela pra hipócrita

Já tenho a minha utopia

Impõe respeito pra ser respeitado

Isso não é só filosofia

Não sou precipitada

A vida é uma escada

Um degrau após o outro

Rumo ao topo

A linha ao topo

A linha de chegada

Sou mulher,mas não sou tão frágil ou tão delicada

Meu microfone é a minha arma

Minha palavra é como uma espada

O rap não é privilégio do homem

Já vencemos esse desafio

Se você não entendeu nada

Disque yeda hills


O rap não é perfeito

Assumo meu preconceito

Solte a voz e alivia o peito

Vacilou não tem mais jeito

É som de preto meu nego é som de preto

É som de preto meu nego é som de preto

É som de preto meu nego é som de preto

É som de preto meu nego é som de preto

  1. Roman Jakobson estudou vários textos e os separou em “funções de linguagem”: poética, fática, apelativa, referencial ou metalinguística. Observe os textos acima. Quais são as funções de linguagem predominantes em cada um deles? ______________________________________________________

  2. Os textos também podem ser separados em “gêneros literários” (leia Mikhail Bakhtin para saber mais sobre isso). Por exemplo: temos fábulas, romances, poemas, entrevistas... Em qual gênero literário você colocaria cada um dos textos acima? _____________________________________________________

  3. Escreva uma única frase que descreva o tema da música “Larga o bicho” de Nega Gizza:

    ___________________________________________________________________________________

  4. A cantora Nega Gizza descreve uma personagem em sua música. Escreva o nome desta personagem e a descreva suas principais características: __________________________________________________

  5. Você identificou o tema da música na questão 4. Utilize o verso desta folha para escrever uma redação argumentativa a partir deste tema. Use o padrão formal da língua portuguesa escrita, escreva pelo menos 15 linhas divididos em pelo menos 3 parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Nenhum comentário:

Pesquisa