15 de janeiro de 2008

A Hora e a Vez de Augusto Matraga (filme de 1965)


"E assim se passaram pelo menos seis ou seis anos e meio, direitinho deste jeito, sem tirar e nem pôr, sem mentira nenhuma, porque esta aqui é uma estória inventada, e não é um caso acontecido, não senhor."



Este é um pedacinho do conto original "A Hora e a Vez de Augusto Matraga" de Guimarães Rosa, que releio agora, já que assisti o filme de Roberto Santos (1965), aliás, impressionante. Muito bom demais.


A trilha sonora é de Geraldo Vandré e tem um poder de motivação que me arrasta desde a primeira vez que ouvi estas músicas, ainda gravadas em vinil (consegui montar quase a coleção completa dele, mas perdi a maioria dos discos).



Réquiem para Matraga

Composição: Geraldo Vandré

Vim aqui só pra dizer
Ninguém há de me calar
Se alguém tem que morrer
Que seja pra melhorar

Tanta vida pra viver
Tanta vida a se acabar
Com tanto pra se fazer
Com tanto pra se salvar
Você que não me entendeu
Não perde por esperar



Cantiga Brava

Composição: Geraldo Vandré

O terreiro lá de casa
Não se varre com vassoura,
Varre com ponta de sabre
E bala de metralhadora.

Quem é homem vai comigo
Quem é mulher fica e chora
Tou aqui, quase contente,
Mas agora, vou-me embora.

Como a noite traz o dia,
Com tristeza ou com demora.
Terá quem anda comigo,
Sua vez e sua hora.

O que sou nunca escondi,
Vantagem nunca contei,
Muita luta já perdi,
Muita esperança gastei.
Até medo já senti,
E não foi pouquinho não.
Mas, fugir, nunca fugi,
Nunca abandonei meu chão


Letra copiada do LP Canto Geral.



Parece-me que no filme o trecho "Com tristeza ou com demora", aparece como "Com presteza e sem demora", marcando a idéia de pressa e certeza da música.




Leonardo Vilar em A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Roberto Santos


Mais info: http://www.contracampo.com.br/27/fuzismatraga.htm

Nenhum comentário:

Pesquisa