Premonição Sonhos Literatura
Auto-disciplina
Educação para todos! contato:urfabio@msn.com veja também o blog inicial:
http://urfabio.blogger.com.br
http://ekalafabio.multiply.com
Add to Technorati Favorites
31 de dezembro de 2006
Mistérios e memórias
http://www.dominiosfantasticos.hpg.ig.com.br/id18.htm
30 de dezembro de 2006
CARTA ABERTA À EXMA SENHORA MINISTRA PRESIDENTE DO STF
O DERRADEIRO LAMENTO
Carta anônima que circula por e-mail na internet, que reflete a indignação e anseio de centenas de milhares de brasileiros
Exma Sra Ministra Ellen Gracie.
Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Consternado e entristecido ouvi ontem, em cadeia Nacional, a melancólica e triste entrevista de Vª Excelência tentando justificar direitos salariais e jetons para si e seus pares. Tenha certeza, Sra. Gracie, permita-me assim chamá-la, eu e milhões de Brasileiros fomos dormir, ontem, mais tristes, mais desesperançados e muito, muito mais melancólicos com os destinos de nossa pobre e explorada Nação.
Confesso de coração aberto e com alma de cidadão, que fiquei feliz e emocionado quando a Sra. foi escolhida para presidir a mais alta corte da Justiça Brasileira. Em boa e alvissareira hora, substituindo seu antecessor de triste memória e questionável desempenho ético.
Li, nas páginas de uma revista semanal, o belíssimo artigo de sua conterrânea gaúcha, a admirável e amada LYA LUFT, discorrendo sobre a escolha pelo voto para Governadoras de seus estados, três MULHERES. Em seu lúcido artigo, transparecia a esperança depositada nestas mulheres, mães, esposas - reserva moral da família - e talvez a redenção da Pátria.
Decorridos apenas alguns dias, deparo-me com a sua entrevista no citado telejornal. Charmosa nos seus anos maduros, simpática e com postura de autoridade, como sempre elegante, com o domínio completo de suas atribuições. Mas, Sra. Presidente, que desilusão, que desgosto, que inversão de valores a Senhora nos passou com a defesa intransigente sobre o aumento de seus próprios salários e de uma novíssima modalidade de reforçar seus já generosos contracheques - JETONS, JETONS - pagamentos específicos para Vªs Excelências, por reuniões em hora de expediente e com finalidades não devidamente esclarecidas. E mais, retroativos a JULHO de 2005, com os devidos ressarcimentos. E ainda, Sra. Presidente, totalmente isentos de Imposto de Renda, esta coisa comezinha e degenerada que só a ralé deve descontar religiosa e mensalmente para que Vªs Excelências tenham seus contracheques, mordomias mil e JETONS inexplicáveis garantidos.
Penso que Juízes e assemelhados devam ser bem remunerados. Penso que um magistrado, no sagrado dever de suas atribuições, não pode e não deve ficar preocupado com suas contas, suas faturas, a condução ministrativa de seus familiares e as despesas do dia-a-dia. Suas funções e suas atribuições são nobres, belas e importantes demais, para que Vªs Senhorias se desviem, durante seu "expediente" para tratar de assuntos tão corriqueiros. Mas entre salários - sim, salários porque Vªs Senhorias são funcionários e, portanto, são assalariados, assim como eu e milhões de brasileiros - e salários milionários, vai uma grande diferença.
No momento em que se discute se o salário mínimo aumentará R$ 17,00 ou R$ 25,00, o Judiciário Brasileiro, o mais bem remunerado do Planeta, pleiteia descarada, abusiva e acintosamente um novo e fabuloso aumento. O legado iluminista de MONTESQUIEU, na sua mais bela obra "O Espírito das Leis-1748", modificou para sempre a História dos povos e das Nações modernas e socialmente justas, prevendo a separação dos poderes como forma mais adequada de Governo. No entanto, esses conceitos, que para outras Nações privilegiadas foi uma benção e uma maneira eficaz e correta de governar os povos, para o nosso infeliz Brasil é uma praga descontrolada. Ninguém controla nada, ninguém processa ninguém e todos se locupletam.
A Bielo-Rússia é ex-colônia da falecida URSS. Continua um estado totalitário, ineficaz e corrupto. Não tem grandes indústrias, seu comércio é pífio e suas riquezas naturais, modestas. Nem de longe comparar com o fantástico e imenso território Brasileiro, com suas incríveis reservas naturais. Nossa indústria é pujante e moderna, nosso povo é ordeiro e laborioso. Assim mesmo, Exma Sra. Ministra, aquele pequeno e infeliz País da Europa Oriental teve seu IDH superior ao do Brasil. Por quê? Por que será que caminhamos céleres e firmes para o ralo da História? Não lhe ocorre nada? O que pensam Vªs Excelências, como estipulam seus estipêndios? De onde acham que saem os recursos que sustentam sua paralisada máquina? Afinal, para que tanta ganância? Por que um juiz da triste Nação Brasileira necessita ser milionário, quando a imensa maioria do povo humilde é miserável e passa fome, não tem saúde, não tem educação, não tem assistência JURÍDICA e não tem esperança?
Acaso tiveram em sua bela e generosa existência, Vª Senhoria e seus pares, a oportunidade de privar com o simples cidadão? O empregado da Indústria, o trabalhador rural, o peão de obra, a doméstica que levanta às 05:00h para chegar a tempo no seu modesto emprego e receber um salário vil e famigerado? Tenho certeza que não. Vossas Senhorias, todas, não sabem mais dos valores e das misérias da existência humana. A alegria e tragédia de um povo humilde, trabalhador, honrado, digno. Vªs Senhorias todos se perderam nos descaminhos viciados do imenso e fantástico poder que desfrutam e usam até o limite da tolerância da sociedade. Que espécie de Nação pensam estar legando para a posteridade? O que Vªs Senhorias pensam do futuro de nossos filhos e netos? Até onde agüentará a paciência generosa do povo Brasileiro? Até quando?
Exma Sra. Presidente Ellen Gracie, sou um simples cidadão, um pai de família, um funcionário público aposentado. Ainda assim, trabalho para reforçar minha renda. Porque preciso, porque sei, porque gosto. Convivo diariamente com Homens, Homens com H maiúsculo. Peões de obra, assalariados, miseráveis, gente simples, modesta, inculta, pobre e desdentada - com suas roupas sujas, remendadas, com o cheiro inerente aos homens da labuta, o cheiro do suor, do trabalho. O cheiro inconfundível do progresso, da honra, da dignidade humana. O cheiro que certamente para as finas narinas de Vªs Senhorias seria intragável, para mim, que os conheço e respeito, é o cheiro da esperança de um futuro melhor, de uma nação mais próspera, de uma sociedade mais justa e igualitária.
Solicito respeitosamente a Vª Excelência, ou melhor, imploro, Sra. Presidente, como Brasileiro e cidadão, imploro humildemente do meu modesto e simples lugar: não destrua mais uma vez a esperança de milhões de compatriotas, não compactue com a ganância sem fim de seus pares, não sangre mais a nação extenuada e prostrada até a última gota.
Deposito no Judiciário Brasileiro a última esperança, o derradeiro lamento, o último grito de socorro. Todos os demais poderes, corrompidos, conspurcados, indiferentes à sorte da Nação - deles, nada mais espero senão vergonha, dor, tristeza e desesperança.
Respeitosamente,
G.M.- Cidadão, pai, avô. Brasileiro.
23 Nov 2006
Indico o mesmo saite para ler um belo texto contra o consumo de álcool nas festas:
BEBIDAS ALCÓOLICAS
Se tem uma coisa que eu detesto é quando tentam mudar minha cabeça de uma coisa certa pra algo errado. Geralmente fazem isso com bebida. Em festas, as pessoas ficam levemente horrorizadas quando digo que não bebo, aí usam subterfúgios pra me forçar a fazer o que elas acham socialmente correto (algo como um terraforming).
Beber "socialmente" é um ato aceitável, até mesmo incentivado. Enturma as pessoas, facilita namoros, aproxima os colegas de trabalho, e nesse fim-de-ano a coisa toda se torna mais evidente nas confraternizações que antecedem o ano novo. Só que esquecem que o álcool é uma droga, com efeitos muito similares a maconha, cocaína, crack, etc. Cria uma dependência química e psíquica, induzindo a um desvio de comportamento que muitas das vezes se torna perigoso pra própria sociedade e pra própria família (estão aí as milhares de mulheres que sofrem violência em casa, esposas de alcoólatras que não me deixam mentir). Então, por que o álcool é "aceitável" e a maconha não? Basicamente porque a maconha não está enraizada na cultura humana. É muito mais difícil pra um ilibado pai-de-família, com seus 50 anos, admitir que está cometendo um erro ao tomar aquela cervejinha "pra desopilar" do que dizer que está "bebendo socialmente", afinal, ele só está repetindo o que o pai fazia, e o que o avô e bisavô faziam antes deles.
Lembrando que até a pouco tempo o cigarro era tido como um símbolo de glamour, amplamente aceito socialmente e usado por todas as celebridades, mesmo se sabendo dos riscos de câncer na garganta e no pulmão. E por que o cigarro tem sido banido na última década? Não é exatamente pelo seu bem-estar, mas não deixa de ser uma preocupação com sua saúde. Por que? Porque nos EUA e Europa, cada vez mais pessoas doentes lotavam hospitais e sobrecarregavam os servições de saúde com tratamentos longos e CAROS pro governo. Processos eram movidos contra as indústria de cigarro e também ao governo, por permitir a venda de uma substância tão nociva sem, que o consumidor seja informado disso. E é por isso que temos avisos em cada propaganda de cigarro, fotos horríveis em cada maço, não porque o governo se preocupa com você, pois se se preocupasse simplesmente baniria a venda de cigarrros - mas porque ele não quer ser processado.
Lembrem disso quando estiverem bebendo "socialmente".
27 de dezembro de 2006
Aproveito este período de limpeza para recuperar antigos textos
BEIJOS
Se você me beijasse
eu seria feliz
Nem que fosse um instante
Nem que fosse um momento
Se você pudesse me amar
Ainda que provisório
Eu teria alegria
& iria lembrar Por todo o sempre
Este raro momento
Em minha vida vulgar
Cotidiano tão triste
Minha vida vulgar
Minha vida vulgar...
Um beijo de fogo - pra reativar
Um beijo desejo - de realizar
Um beijo amigo - que vira paixão
Um beijo de ferro - tortura sem dor
Dor com o gozo
Fissura prazer
Aproveitar pra viver
Viver em perigo
Um beijo de gelo - que estilhaça a vidraça
Um beijo sonoro - música de graça
Um beijo canção - cantar tua beleza
Um beijo tesão - invejando a platéia
Um beijo razão - pra te obrigar a me ter
Um beijo Amor - com carinho Atenção
Um beijo Amor - família e paz
Um beijo Amor
Em minha vida vulgar
Um beijo que quebra
Cotidiano tão triste
Um beijo Amor
Em minha vida vulgar
Minha vida vulgar
Minha vida vulgar...
Poema: "É ESPERANÇA"
a todo custo evita-se o "Não"
Mas isto NÃO significa que sempre estamos a dizer SIM.
Alguém já lhe disse aquilo que você quer ouvir?
Pois quero te dizer agora: "Eu te amo!"
Busco um Verbo que traduza meu sofrimento
É pequeno o verbo: É!
Mas é divino...
É que não sei olhar o mundo sem a Luz do Sol
É que nos momentos de maior angústica
Quase desespero
Quase desistência
a lua me canta baixinho assim
"só você
só você é capaz
E será"
E é de tal forma insano meu amor
Que se acaso tivesse passado a minha existência inteira
Trancafiado numa casamta anti-nuclear
Adivinharia a existência do sol
Pela luz da lâmpada...
***
Nasce o Sol e Nasce a Lua > phebo e selene...
Forças celestiais
Uma e outra me ilumina
Mas uma me aquece
A outra me agrada - me abranda
Uma e outra é a felicidade
(uma terceira é uma seta em meu peito
uma quarta é um equilíbrio duvidoso...)
Nascem estrelas
Outras perecerão
Mas sua luz ficará - muito tempo ainda - clareando minha noite...
de Fábio R.
para as gêmeas Ariane e Ariadne - alguns anos atrás
redigito em dez. 2006.
Corpo Fechado
veja outras imagens de Alex Ross para o filme em: http://www.alexrossart.com/artforsale.asp?sc=ARUN1
Finalmente assisti o filme "Corpo Fechado" (unbreakable, 2000). Comprei um vhs na cidade por $2. É impressionante. Tudo o que eu (fanático por hq de super heróis) falasse, ainda seria pouco. Assim indico o ótimo artigo de Alexandre Koball .
http://www.cineplayers.com/critica.php?id=103
26 de dezembro de 2006
O Natal de Fábio R.
http://urfabio.blogger.com.br/2006_12_01_archive.html#39288073
antecipo uma foto minha:
25 de dezembro de 2006
Braguinha
Também morreu Braguinha: o eterno João de Barro, no domingo, aos 89 anos.
veja notícia: http://www.estadao.com.br/arteelazer/musica/noticias/2006/dez/24/46.htm
Mais info: http://braguinha.ag.com.br/
Merece menção neste espaço por ser morte, e sim por ser vida - Trata-se da vida da cultura brasileira, que merece ser preservada e apreciada, e assim será.
Veja video de Braguinha com Miúcha.: "yes, nós temos bananas..."
James Brown
veja notícia: http://www.estadao.com.br/arteelazer/noticias/2006/dez/25/6.htm
Coincidência - neste dia de natal em que ele fez sua passagem, assisti meio por acaso o filme "Pânico na floresta" (que é bem ruinzinho, não recomendo para ninguém), e nele, numa cena um dos personagens comenta que no seu casamento quer chamar um cover de Sinatra, mas antes ele queria um cover de James Brown - desistiu desta idéia porque James Brown é único e alguém tentar imitá-lo é algo que não é possível tolerar.
Viva James Brown.
24 de dezembro de 2006
Véspera de Natal... Mas tb é Dia do Órfão
" Dia do Órfão
Milhares de órfãos perambulam pelo mundo, sem lar, nem amor, obrigados a sobreviver nas piores situações. Em 1996, havia milhões de crianças órfãs, vítimas de muitas guerras que assolavam o mundo. As guerras são sempre produto da ambição ou do orgulho de homens inescrupulosos que exploram a indústria e o comércio de armas, visando o próprio enriquecimento. As crianças são as maiores vítimas dos conflitos, as que sofrem as piores conseqüências.
www.planetaeducacao.com.br/professores/ temastranversais/dezembro"
Lembre-se do verdadeiro significado do Natal (nascimento da esperança) e da mensagem de compartilhamento e amor de todos os "cristo-búdicos"
A verdadeira origem do Natal ocidental:
retirei de : http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061127080626AA4r6LF
mas o texto é da wikipedia: pt.wikipedia.org/wiki/Mitra_(mitologia)
- Também é possível comparar o Jesus-menino com a figura humana de Krishna-menino
Balgopal: Krishna criança - Teria nascido 3500 antes de critso, também de uma virgem (tal como Mitra), foi perseguido ainda bebê, ganhou presentes de pastores, recebeu o nome de Jazeu que significa "Aquele que nasceu através da fé".
---
Em tempo: Jesus não nasceu em 25 de dezembro, esta é uma data pagã - celebração de mitra ou do "deus-da-dança", e a comemoração desta data responde a interesses da igreja católica e do comércio capitalista ocidental. Uma ilusão. No entanto a data guarda alguns resquícios do significado original pagão e do ideal cristão (e também búdico) arcaico-pré-igrejas: paz, amor, compartilhamento, presentes (não necessariamente materiais -aliás, de preferência a "presença") ...
Para que isso permaneça e seja ampliado devemos lutar. Viva a família e a amizade.
Dicas de Saites sobre Inclusão Digital
Sites produzidos pelas escolas, citados na reportagem da edição 195 set/2006 da www.novaescola.org.br
Caic Mariano Costa, Joinville (SC)
O Lugar Onde Moro – Página colaborativa produzida pela professora Gládis Leal dos Santos. Alunos de ensino fundamental e médio, de outros estados e até países, escrevem sobre os lugares onde vivem.
Palavra Aberta – Para alunos de sétima e oitava séries do ensino fundamental e médio. Trata-se de um blog para reflexão sobre o preconceito; nele, a professora Gládis adiciona textos, imagens e vídeos para que os alunos leiam e escrevam suas opiniões. Aberto a participação de alunos de outras escolas.
Mergulhando nas Palavras – Blog das professoras de português Fabrícia Ricobom e Mariza Aparecida Souza Schiochett. Trabalham vários temas com os alunos, promovendo a leitura sobre essas temas e publicando comentários dos estudantes. Alunos de oitava série estão comentando sobre livros que abordam a gravidez na adolescência.
Brasil Eleições 2006 – Outra iniciativa da professora Gládis e da professora de história Jecemeri Andréa Weber Lopes, com a participação de alunos de oitava série do Caic Mariano e de escolas de outros estados. No blog, que se propõe a “ficar de olho nos candidatos”, a garotada está colhendo informações sobre as candidaturas e escrevendo cartas para os políticos que pretendem se eleger esse ano.
Copa do Mundo 2006 - Blog sobre a Copa do Mundo, realizado com a disciplina de educação física. Videos, imagens e informações sobre os países e jogadores foram debatidos entre os alunos.
Rádio Caic Mariano – Blog que dá acesso aos boletins da rádio web da escola, produzidos com alunos de ensino fundamental
Guido Marliére, Cataguases (MG)
Escrevendo com Escritor – Iniciativa da Biblioteca Digital do Instituto Francisca de Souza Peixoto, onde escritores infanto-juvenis são convidados a participar. Eles escrevem trechos de histórinhas e os alunos continuam. Os escritores também dão palestras para a garotada na sede do Instituto.
Blogs e sites de professores que discutem sobre educação
Educação Digital - Blog de Cristina Moraes Sleiman, pedagoga e advogada especializada em direito digital. Ela comenta reportagens sobre o assunto e dá dicas para que professores e até os pais possam encontrar formas de orientar as crianças e adolescentes sobre direitos e deveres no mundo virtual.
Blogosfera Marli - Blog pessoal da professora Marli Fioretin, da escola estadual Pe. Colbachini (Nova Bassano, RS), onde ela discute sobre as novas tecnologias na educação. Há vários links para sites e fóruns de discussão para os professores trocarem idéias com outros educadores.
Blog da Professora Andréa – Produzido por Andréa Toledo, coordenadora da Biblioteca Digital do Instituto Francisca de Souza Peixoto. É uma espécie de “pronto-socorro” de tecnologia na educação, onde Andréa tira dúvidas de educadores sobre como utilizar ferramentas de blogs, podcasts e outros.
Adoro Física – Mantido pelo professor Paulo Lee, com sugestões de exercícios, links sobre a disciplina e uma área chamada Física no Cotidiano, com respostas a perguntas curiosas – como, por exemplo, “porque o gelo gruda em um metal”, ou ainda, “porque vemos o movimento em câmera lenta das pessoas quando dançam sob as luzes de uma boate”.
Curso a Distância de Inclusão de Alunos com Paralisia Cerebral - Site do professor Tadeu Bastos, que dá aulas de informática na EME Roberto Wegelin de Abreu, em Duque de Caxias (RJ), ele próprio portador de paralisia. Boas dicas sobre o que é a doença, e como ensinar e motivar os alunos com portadores de PC. Há um capítulo sobre o uso de informática junto a esses alunos.
Trocando Letras – Cinco professoras de vários estados brasileiros participam desse blog, trocando idéias sobre as novas tecnologias na educação.
Internet e Web na Educação – Mantido pela professora Fátima Franco, oferece uma lista de blogs e sites úteis para o dia-a-dia do professor e da escola.
Sites e portais educativos
Educarede – Portal sobre educação, com boas referências para o uso da informática na escola. Há planos de aula, biblioteca, links para sites de educação e fóruns de discussão para educadores.
Bliblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa – Mantida pela Escola do Futuro/Universidade de São Paulo (USP), possui mais de 10 mil obras disponíveis Literatura brasileira e estrangeira, toda a coleção de livros do Telecurso 2000 e teses da USP fazem parte do acervo. Ainda há obras multimidia, como os livros falados da Fundação Dorina Nowill (para aulas de inclusão de alunos com deficiência visual), documentários em geral e até vozes de personalidades da história. O portal ainda têm sugestões de aulas para aplicar o conteúdo digital da biblioteca.
Vivência Pedagógica – Mantido pela pedagoga e consultora Mary Grace Martins, de São Paulo, o site traz informações sobre as principais ferramentas tecnológicas para se usar na sala de aula. E mantém uma lista de discussão com mais de 400 participantes que discutem temas ligados a educação.
Projeto Telemar Educação – Mantido pela Escola do Futuro/Universidade de São Paulo (USP), o projeto envolve a capacitação de formadores em 16 estados brasileiros. Quem não participa tem no site boas idéias para aulas em geral.
Núcleo de Educação e Comunicação – O núcleo de estudos faz parte da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com pesquisas sobre a relação entre educação e comunicação. Há artigos sobre o assunto e uma área onde os professores podem aprender como montar uma rádio na escola.
Só Matemática – Portal voltado para professores e alunos de matemática, com mais de duas mil páginas de conteúdo. Dicas de exercícios, desafios e até história da matemática fazem parte, e quem quiser também pode participar de grupos de discussão. Há uma área com link para jogos educativos.
Porta-Curtas – Professores que gostam de utilizar documentários e pequenos curta-metragens para incrementar suas aulas podem descarregar os arquivos através deste site. Dá para assistir diretamente no computador.
Universia – Portal sobre educação em geral, mais voltado para a carreira de alunos e professores. Há até canais de empregos e bolsas de estudo.
Laboratório Virtual – Mantido pela Escola do Futuro/Universidade de São Paulo (USP), é dividido em duas áreas – física e química. Dá sugestões de aulas com simulações fáceis de fazer na escola, videos e projetos maiores, para que os professores dessas disciplinas trabalham durante todo o ano escolar.
Portal Aberto de Informática na Educação – Outro canal dedicado às novas tecnologias, com artigos, fóruns de discussão, guias de orientação para utilizar as principais ferramentas (blogs, webquests, entre outros) e artigos de professores.
Jogos educativos
http://jogovirtual.net/jogo/index.shtml
http://recreionline.abril.com.br/jogos/
http://www.psicologia.freeservers.com/piaget/hanoi.htm
http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html
http://iguinho.ig.com.br/jogo_sete_erros.html
http://www.monica.com.br/index.htm
http://senna.globo.com/senninha/jogos/
http://www.canalkids.com.br/portal/canal/index.htm
http://www.terra.com.br/criancas/jogos_planeta.htm
www.cidadedamalta.pt/homepage_mae.htm
www.leaozinho.receita.fazenda.gov.br
www.giacometti.org.br/kids/index.cfm
http://www.discoverykidsbrasil.com
22 de dezembro de 2006
O Rappa
Pescador de ilusões
Se meus joelhos não doessem mais
Diante de um bom motivo
Que me traga fé, que me traga fé
Se por alguns segundos eu observar
E só observar
A isca e o anzol, a isca e o anzol
A isca e o anzol, a isca e o anzol
Ainda assim estarei pronto pra comemorar
Se eu me tornar menos faminto
E curioso, e curioso
O mar escuro, é, trará o medo lado a lado
Com os corais mais coloridos
Valeu a pena, ê ê
Valeu a pena, ê ê
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões
Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro sem final
Sem final, sem final, sem final, final
Valeu a pena, ê ê
Valeu a pena, ê ê
Sou pescador de ilusões
Sou pescador de ilusões
Se eu ousar catar
Na superfície de qualquer manhã
As palavras de um livro sem final
Sem final, sem final, sem final, final
18 de dezembro de 2006
Corpus do Português : pesquisa com a palavra "sonho"
Permite pesquisas muito completas sobre a língua portuguesa. Pedi a palavra "sonho" e o sistema me retornou várias citações, de onde destaco esta:
|
nós não temos armas. Hoje quem está armado é o latifúndio e não o Movimento Sem-Terra. E nem pretendemos. A única ferramenta que é considerada por nós, e que os trabalhadores carregam como sonho de plantar e colher, nós conhecemos, é a foice, o machado e o facão. Essas que são as ferramentas que achamos que o trabalhador tem que carregar. É o sonho dele de andar com o facão do lado |
17 de dezembro de 2006
Mensagem Engraçada
>
> >>> 24 COISAS QUE VOCÊ NÃO PODE MORRER SEM SABER!!!
>>>>
>>>> 01 - O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.
>>>> 02 - Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$
>>>>40.000
>>>>eliminando uma azeitona de cada salada.
>>>> 03 - Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua. 04 -
> Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente
>>>>por
>>>>esquilos
>>>> que enterram nozes e não lembram onde eles as esconderam.
>>>> 05 - Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se
>>>>manter
>>>>acordado.
>>>> 06 - As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam.
>>>> 07 - As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas. 08 -
> O porco é o único animal que se queima com o sol além do
>>>homem.
>>>> 09 - Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível
>>>>tocá-lo com a própr ia língua.
>>>> 10 - Só um alimento não se deteriora: o mel.
>>>> 11 - Os golfinhos dormem com um olho aberto.
>>>> 12 - Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha. 13 -
> As unhas da mão crescem aproximadamente quatro vezes mais
>>>>rápido que as unhas do pé.
>>>> 14 - O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.
>>>> 15 - Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos. 16 -
> O "quack" de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê. 17 - O
> músculo mais potente do corpo humano é a língua.
>>>> 18 - É impossível espirrar com os olhos abertos.
>>>> 19 - "J" é a única letra que não aparece na tabela periódica.
>>>> 20 - Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o
>>>>consumo.
>>>> 21 - Os chimpanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes
>>>>de
>>>>se reconhecer na frente de um espelho.
>>>> 22 - Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.
>>>> 23 - 40% dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa-noite ao
>>>>William Bonner no final.
>>>>
>>>> e a ultima e melhor....
>>>>
>>>> 24 - Aproximadamente 70 % das pessoas que lêem este email tentam
>>>>lamber o cotovelo.
15 de dezembro de 2006
Sivuca
ver notícia em: http://www.estadao.com.br/arteelazer/musica/noticias/2006/dez/15/59.htm
Em sua homenagem, aprecie a música "Feira de Mangaio":
veja a bela interpretação com a diva Clara Nunes:
Feira de Mangaio
Tom: Am
Intro: Am E Am Dm Am E Am
(Am Dm E)
Fumo de rolo arreio e cangalha
Eu tenho tudo pra vender, quem quer comprar
Bolo de milho broa e cocada
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
Pé de moleque, alecrim, canela
Moleque sai daqui me deixa trabalhar
E Zé saiu correndo pra feira de pássaros
E foi pássaro voando em todo lugar
Am A7 Dm
Tinha uma vendinha no canto da rua
G7 C
Onde o mangaieiro ia se animar
F E
Tomar uma bicada com lambu assado
Am
E olhar pra Maria do Joá
(Am Dm E)
Cabresto de cavalo e rabichola
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
Farinha rapadura e graviola
Eu tenho pra vender, quem quer comprar
Pavio de cadeeiro panela de barro
Menino vou me embora
Tenho que voltar
Xaxar o meu rocado
Que nem boide carro
Alpargata de arrasto não quer me levar
Am A7 Dm
Porque tem um Sanfoneiro no canto da rua
G7 C
Fazendo floreio pra gente dançar
F E
Tem Zefa de purcina fazendo renda
Am
E o ronco do fole sem parar
fonte: http://cifraclub.terra.com.br/cifras/clara-nunes/feira-de-mangaio-shkwh.html
14 de dezembro de 2006
A Pátria está sendo assaltada por nossos próprios representantes eleitos...
Os salários se equipararam ao vencimento de ministro do STF, de R$ 24.500"
E dizem que um político teria dito que ganhar tanto seria melhor do que ser "corrupto" - como se "baixos salários" fossem justificativa para o desvio, a falcatrua, o roubo...
Pergunto: Como pode, um povo que recebe entre 300 e 1500 reais por mês e, com esta quantia ou até menos, muitas vezes, tem que sustentar toda uma família sem ter a qualidade necesária de serviços públicos básicos como educação, saúde, segurança e transporte...
Como pode este povo tão sofrido e tão mau pago levar a séria campanhas contra a pirataria ou a condenação da empregada doméstica Angélica, por tentar roubar um pote de manteiga....
Como pode este povo aceitar tanta injustiça? Tanto abuso?Tanto assalto ao patrimônio de nossa nação?
Veja outras opiniões livres (e não a notícia omissa de nossas empresas de mídia) em:
http://canais.ondarpc.com.br/interativo/forum.phtml?id=1040
Colabore com a Justiça: Não publique a foto do Sarney
A Blogueira-Terrorista Alcinéa Cavalcante resolveu atacar a impoluta e ilibada imagem do Ex-Presidente e Senador José Sarney, que entre outros méritos conseguiu dar emprego a milhões de brasileiros (todos foram fiscais do Sarney) e provou a milhares de economistas ortodoxos que a caneta é mais poderosa que a espada, a lógica e a matemática, ao decretar o congelamento de preços e achar que o mercado mugiria em concordância.
Em seu blog, cujo ==>>> endereço <<<== prefiro não divulgar, ela faz diversas denúncias baseadas em pouco mais que fatos, o que qualquer wikipedista sabe, não são suficientes ou sequer obrigatórios para embasar uma opinião.
Sendo assim, em um brilhante gesto de defesa da liberdade de expressão (do Senador) a Justiça Eleitoral a intimou a remover os textos ofensivos (os fatos ofensivos serão removidos assim que o Senador conseguir resetar a Matrix) e pagar seis multas de R$ 106.410,00. Um dos posts inclusive foi apenas um reblog (punição exemplar, reblog é coisa feia) do site do Cláudio Humberto, o post ” Sarney se Queixa ao Bispo“. (não clique no link, a Justiça Eleitoral não quer que você leia, então não deve ser boa coisa)
Essa Osama de Saias só quer desestabilizar o processo eleitoral com lembranças inoportunas. Bolas, só porque a estonteante Roseana Sarney teve sua empresa covardemente invadida por tropas da Polícia Federal armadas de arrogância e Mandados Judiciais de Busca e Apreensão, só porque acharam R$1,5 milhões em dinheiro vivo na sede da empresa, que foi declarada por Roseana como tendo patrimônio de R$114 mil, não quer dizer que o nome Sarney precise ser atirado na lama.
Assim o TRE-AP tomou a medida certa. Minha avó dizia: Se não tem algo de bom a dizer sobre alguém, melhor ficar calado. O UOL concorda, e tirou o blog da falastrona do ar.
Deveria tirar mais outros. Hà vários blogs por aí comentando as atitudes da Justiça e o blog da Alcinéa Cavalcante. Infelizmente eles repetem denúncias baseadas em meros fatos contra a imagem do Senador Sarney e depois dizer que estão usando de sua… liberdade de expressão.
Onde está escrito isso? Será que não entendem que estão falando da Justiça Eleitoral do Amapá? Ou eles acham que um Senador da República deve ser cerceado por uma simples Consituição Federal que em seu Artigo 5o Parágrafo IX diz:
é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
Aqui estão os endereços de alguns desses agitadores. não CLIQUE nestes endereços, você estará prestigiando uma terrorista e agitadora digital.
-
http://velhomoita.blogspot.com/2006/08/deixa-me-ver-se-entendi.html#links
-
http://porumnovobrasil.blogspot.com/2006/08/apesar-de-voc.html
-
http://lcmarques.blogspot.com/2006/08/protesto-nacional.html
-
http://brasilimpo.blogspot.com/2006/08/contra-censura-de-sarney.html#links
-
http://outrasletras.blogspot.com/2006/08/protesto-nacional.html
-
http://z001.ig.com.br/superig/00/05/933893/blig/posturaativa
Quanto à imagem, acertadamente retirada do ar, sugiro que você a coloque em seu blog com um aviso, pedindo para que ninguém publique a tal imagem. Afinal, sem saber o que é proibido, como vamos evitar?
Para colaborar, aqui estão alguns links:
Para colocar a imagem em um fórum com BBCODE, use:
[URL=http://imagebucks.com/content.php?id=337052&owner=videomaster]
[IMG]http://imagebucks.com/preview/000337052.jpg[/IMG][/URL]
Para colocar a imagem direto em seu blog, no post contra a Primeira Dama do Hezbollah do Amapá, utilize:
Um thumbnail pode ser conseguido com o seguinte código:
Jovem, o Brasil precisa de você. Colabore com nossa campanha, vamos postar em todos os blogs do Brasil um apelo pela imagem do nobre e imortal candidato. Divulguem o endereço do blog da Alcinéa Cavalcante, http://alcineacavalcante.blogspot.com/, para que nenhum incauto o acesse sem querer. E fica aqui minha nota de repúdio aos que insistem em atacar figuras de nossa política usando pouco mais do que palavras e fatos.
autor: Cardoso em 03/09/2006 -
"Reblogo" notícia curiosa sobre censura, retirada do saite: http://www.contraditorium.com/2006/09/03/colabore-com-a-justica-nao-publique-a-foto-do-sarney/
11 de dezembro de 2006
Retorno à inocência
ou http://www.youtube.com/watch?v=7WaHij1WR_Q
Enigma - Return To Innocence (tradução) Lyrics
ENIGMA_O Retorno á inocênciaLOVE ... DEVOTION...Amor
... devoção ...FEELING ... EMOTION...Sentimento ...
emoção...DON'T BE AFRAID TO BE WEAKNão tenha
medo por ser fracoDON'T BE TOO PROUD TO BE STRONGNão tenha tanto orgulho por ser forteJUST LOOK INTO YOUR
HEART, MY FRIENDApenas olhe dentro de seu coração, meu
amigoTHAT WILL BE THE RETURN TO YOURSELFEsse será o
retorno a você mesmoTHE RETURN TO INNOCENCE
O retorno à inocência
IF YOU WANT, THEN START TO LAUGHSe você
quer, então comece a rirIF YOU MUST, THEN START TO CRYSe você deve, então comece a chorarBE YOURSELF
DON'T HIDESeja você mesmo não se escondaJUST
BELIEVE IN DESTINYApenas acredite no destinoDON'T CARE WHAT PEOPLE SAYNão se importe com o que
os outros dizemJUST FOLLOW YOUR OWN WAYApenas siga
seu próprio caminhoDON'T GIVE UP AND USE THE CHANCENão desista e use a chanceTO RETURN TO INNOCENCEPara retornar à inocênciaTHAT'S NOT
THE BEGINNING OF THE ENDEsse não é o começo do fimTHAT'S THE RETURN TO YOURSELFEsse é o retorno a você mesmo
THE RETURN TO INNOCENCEO retorno à inocênciaTraduzido por: Sérgio Pinheiro
http://www.seeklyrics.com/lyrics/Enigma/Return-To-Innocence-tradu%E7%E3o.html
8 de dezembro de 2006
Modificação de texto de Bruce Lee
Homenagem aos professores
O que é aprendizagem?
Uma jornada e um processo, nunca um fim ou uma conclusão.
O que é um professor?
Um guia, nunca um sentinela ou um ditador.
O que é uma descoberta?
Um processo constante de questionar as respostas
E não de responder às perguntas.
Qual é a meta?
Mente aberta de modo a que você possa "ser"
E nunca saídas fechadas de modo a que você seja obrigado a "fazer".
O que é uma prova?
Ser e tornar-se; não apenas lembrar e revisar.
O que é ensinado?
Indivíduos e não lições, métodos ou técnicas.
O que é uma escola?
O que quer que façamos dela.
Onde é a escola?
Em toda parte; não em uma sala de quatro cantos...
Mas onde quer que estejamos.
A todos que buscam um "caminho"
CONHECIMENTO vem do estudo
Mas SABEDORIA vem de seu interior.
baseado em texto de BRUCE LEE (1940-1973)
fonte: livro de Marco Natali
20 de novembro de 2006
Bom texto sobre Língua Portuguesa
por Associação de Professores de Português
"O Ensino e a Aprendizagem do Português na Transição do Milénio
Relatório Preliminar Documento discutido em 2001" |
http://www.app.pt/portugues_2002.html
Dia da Consciência Negra
Mas, sobretudo, dia de Zumbi, herói negro símbolo da resistência que muito orgulha todos os afrodescendentes e todos os brasileiros.
17 de novembro de 2006
No Teatro do CEU - Consciência Negra
T1 teatro do CEU PERUS 17 de novembro de 2006
no camarim
- peça teatral ZUMBI GRACIOSO (ver roteiro na raiz deste DVD) [ver post anterior neste blog]
atrás da tela
agradecimento do grupo teatral amador
T2 agradecimento equipe de apoio
entrevistas com estudantes, atores e professores
T3 recital de "Navio Negreiro"
slides "Dia da Consciência Negra" (ver aquivo na raiz deste DVD)
T4 dança hip hop grupo "The Best"
final do evento
T5 clipes apresentados no evento:
- trecho discurso Mathin Luther King
- Vangelis - retratos da África
- Documentário (thriller)
- Fala atribuída a Jesus (texto em inglês)
- 2Pac - changes
- Marcelo D2 e Alcione "pra que amor" (Altas Horas)
- Bob Marley- get up stand up
- Gilberto Gil - não chores mais
- Charlie Brown Jr. -um lugar ao sol
T6 - Gilberto Gil e Milton Nascimento - andar com fé
- Sérgio Ricardo - zelão
- Capoeira mestre Bimba
- Sabotage - um bom lugar
- Racionais - fim de semana
- Clara Nunes - morena de angola
- James Brown - sex machine
T7 - Adão Daxalebaradã – curta
"Somos todos filhos da terra"
- Orixás (uniafro e www.acordacultura.org.br )
- Jongo São José da Serra - eu fui na mata
T8 - gravação em video de apresentação do slide
"Dia da Consciência Negra" (utilizando o programa Camtasia –
ver Shareware na raiz deste DVD)
T9 Feira Cultural na escola Fernando Gracioso - dia 21 de outubro de 2006.
trechos da primeira montagem da peça ZUMBI GRACIOSO.
Cameras: Anderson e Davidson.
Ateísmo
A revista Época destaca a matéria "A Ciência vai matar Deus"... obviamente, esquece-se que o capitalismo selvagem já o matou há muito tempo. O dinheiro é o novo deus e os bancos seus templos onde pagamos óbulos absurdos e os mendigos pedem humilhantemente. Mas o texto vale a leitura:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG75728-5990-443,00.html
um trecho que destaco:
" Um mundo sem fé poderia até ser moral. Mas teria tanta graça? Alguns ateus dizem que a espiritualidade não está necessariamente ligada à religião. "Poderíamos invocar o poder da poesia e da contemplação silenciosa", diz Sam Harris. No lugar da devoção a Deus, eles adotam a admiração pelo mundo natural, pelas belezas que o cosmo revela à luz da razão. É o naturalismo. "Ele ensina uma das coisas mais importantes do mundo", diz Greg Graffin, zoólogo da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, e fundador da banda punk Bad Religion. "Existe apenas esta vida. Então, dê beleza e sentido a ela." "
o que lembra muito as antigas religiões pagãs animistas, inclusive a umbanda... Ou a proposta dos filósofos gregos socráticos... Achei interessante.
14 de novembro de 2006
Dia da Consciencia Negra.ppt
Está disponível em:
http://ekalafabio.multiply.com/video/item/6
Recomendo fazer o download e abrir com programa compatível (o MS Office, PPT Viewer, Open Office ou similar...). Baixe direto pelo link:
http://images.ekalafabio.multiply.com/movie/
ekalafabio:video:6/ekalafabio/6.ppt/N1MGP
1ezXcvgd9Eu8NkchA/Dia%20da%20Consciencia
%20Negra.ppt
13 de novembro de 2006
Efeitos ópticos da nossa miséria
--
Recomendo a leitura atenta de entrevista com o pesquisador Jessé Souza, que alerta: a economia e a educação não explicam nossa miséria e são incapazes de reverte-la:
http://www.estado.com.br/suplementos/ali/2006/11/12/ali-1.93.19.20061112.10.1.xml
12 de novembro de 2006
Versão revista da peça teatral "Zumbi Gracioso"
para apresentação dia 17 de novembro de 2006 no teatro do CEU PERUS, comemorando o Dia da Consciência Negra - 20 de novembro.
Texto de BRUNO e DIANA da 8ª série A - Escola XXXX
Orientação e modificações: professor Fábio R.
1ª Cena: O senhor sentado vendo o algodão sendo colhido pelos escravos. (música "Zumbi" do Jorge bem Jor ou "Retirantes" de Dorival Caymmi)
Diálogo entre escravos:
----------- Vivemos na escravidão. Somos tratados como animais.
----------- Trabalhamos tanto e não ganhamos nada. Nem comida boa temos.
----------- Devemos fugir para um lugar melhor.
----------- E existe este lugar?
----------- Existe o quilombo. Irei para lá. No quilombo todos são livres. O rei é Ganga Zumba, bom com todos. E seu general é Zumbi.
----------- Já ouvi falar dele.
----------- Vou para o quilombo lutar com Zumbi para libertar todos os escravos.
(um escravo foge, mas é recapturado pelo capitão do mato)
2ª Cena: Feitor prende um escravo fujão. Pede a ordem do senhor para castiga-lo com chicotadas. Tem a ordem e vai ao tronco onde prende o escravo e lhe dá 50 chicotadas.
Diálogo entre feitor e o Barão senhor dos escravos
Feitor_ O escravo está no tronco esperando a decisão do barão e se deixar o escravo que está no troco sem castigo os outros escravos vão acreditar na história que ele está contando e vai querer fugir.
Barão_Está bem. Deite 20 chibatadas.
Feitor_Me disculpe, Barão, mas 20 chibatadas não vai nem fazer riscos nas costas dele!
Barão_Está bem! deite-lhe 50 chibatadas.
Narrador_Logo depois o feitor foi dar as 50 chibatadas, enquanto isso a baronesa estava falando com o barão. Começa um toque de música.
Baronesa_Mas já vai começar com essa cantoria!a.
Barão_Se voce não gosta deste barulho tampe os ouvidos com algodão, Candida.
(toca a música Homeless, de Paul Simon, do seriado Raízes)
3ª Cena: No quilombo Zumbi planeja com os irmãos a invasão da fazenda e libertação dos escravos. Ganga Zumba não concorda e quer aceitar acordo de paz com Portugal. Por isso os dois começam a brigar. Depois disso, Ganga Zumba morre misteriosamente.
Diálogo no Quilombo.
Um irmão do quilombo entrega uma carta para o Rei Ganga Zumba:
“Senhor Ganga Zumba. O Rei de Portugal te propõe um acordo de paz com o quilombo de Palmares. Todos os nascidos no quilombo ficarão livres, os outros não.”
Ganga Zumba lê a carta.
Logo chega seu sobrinho Zumbi – Tio Ganga Zumba, vamos invadir a fazenda e libertar nossos irmãos.
Ganga – Isso não é possível. Estamos negociando a paz com Portugal.
Zumbi – Que paz que nada. Precisamos soltar nossos irmãos.
Ganga – Uma guerra só vai trazer dor.
Zumbi – Não é justo que fiquemos em paz enquanto tantos padecem escravidão.
Ganga – Também não é justo que tantos morram pelo bem de outros. Precisamos de paz.
Zumbi – A paz não traz igualdade. Esta paz é injusto, pois é para poucos. Precisamos de guerra.
Partidários de Zumbi e de Ganga Zumba se dividem, gritando de um lado “Paz” e de outro “Guerra”.
Chega Dandara, esposa de Zumbi.
Dandara – Que é isso Zumbi! Como briga com seu tio?
Zumbi – Ganga Zumba pensa com a razão, mas erra. A liberdade tem que ser para todos.
Ganga Zumba – Dandara, explique para seu marido que a guerra irá destruir Palmares. O melhor caminho é do negociação. A paz é sempre o melhor caminho.
Dandara – Zumbi, não brigue com seu tio. Vamos reunir um conselho e discutir este assunto. Vivemos para a felicidade e não para a dor. Se for possível, lutaremos também por nossos irmãos que estão escravizados, mas precisamos lutar juntos. Desunidos seremos fracos. Vamos! Façam as pazes.
Cena da Morte: Uma irmã do quilombo leva uma bebida para Ganga Zumba, que cai morto misteriosamente.
cena enterro de Ganga Zumba e coroação de Zumbi – Ganga Zumba está morto. Longa vida a Zumbi, nosso Rei
(toca música de capoeira. Afoxé de Dorival Caymmi)
4ª Cena: Os negros estão nas senzalas na roda de capoeira, que é a única diversão deles, o momento de alegria e lembranças; (tocar músicas de capoeira); Chega Zumbi e os irmãos do quilombo para libertá-los. O senhor descobre e manda o feitor ir atrás deles, mas eles conseguem fugir em segurança.
(toca música "Monólogo ao pé do ouvido" da Nação Zumbi, para ilustrar o ataque)
cena Ataque à fazenda, para libertar escravos. Feitor avisa o senhor:
Feitor – Chefe, tenho péssimas notícias. A fazenda está sendo invadida pelos negros quilombolas. (sai correndo com uma arma).
Senhor está preocupado. Baronesa chega assustada.
Baronesa – O que está acontecendo.
Senhor – Prepare-se. Fomos invadidos pelo capitão Zumbi.
5ª Cena: Eles chegam ao quilombo pela manhã. Com muita alegria são recebidos e festejam a liberdade com parentes, amigos e é claro com Zumbi.
(música final - "Cangoma me chamou (ouça)" de Clementina de Jesus, ou interpretada pelo grupo Mawaca)
cena final – Festa em Palmares.
Cantos, dança e capoeira.
Narrador conta história de Palmares no alto-falante (deixar música afro com volume baixo no fundo, depois aumentar o volume - talvez usar "spirit of the forest" dos pigmeus Baka Beyond )
Narrador – O quilombo de Palmares resistiu durante quase dois séculos, tendo sido destruído apenas em 1710, após ataques do capitão do mato Domingos Jorge Velho. Zumbi morreu, mas seu sonho de justiça e liberdade continua vivo nos corações de todos os brasileiros.
PERSONAGENS:
Dandara: Diana
Senhor: Bruno
Baronesa: Marriete
Feitor:
Capitão do Mato: Tamara
Escravo Fujão: Davidson /// Rafael
Zumbi: Welverson
Tio (Ganga Zumba): Vicente
Irmãos do Quilombo: Leonardo, Eric, Tamara
Contra-regra:
Convidados: Guerreiros do Brasil, Universo Capoeira
----
cena surprimida (após 2ª cena)
Narrador_No dia seguinte 3 escravos fugiram e um foi pego,o barão foi eté a senzala e perguntou para o escravo:
Barão_cadê os outros dois?
Narrador_O escravo não responde e o barão fica irritado, pega o chicote começa a bater no escravo. Acaba furando o olho do escravo.
Terceira parte
11 de novembro de 2006
Arquitetura da destruição
Assisti hj este filme,
Arquitetura da destruição
que interpreta esteticamente a insanidade do sonho nazista de um mundo perfeito.Também assisti a leve comédia SILVER HAWK. Valeu. Curioso reparar como a figura do "louco-militar-nazista" permanece como modelo de super-vilões, apesar do filme o citar como sendo da América do Sul (!).
9 de novembro de 2006
O Soco de Uma Polegada de Bruce Lee
Fuçando em meus papéis achei o livro de Marco Natali , ediouro, 1984, que tem este belo texto:
O Soco de Uma Polegada
O que é aprendizagem?
Uma jornada e um processo, nunca um fim ou uma conclusão.
O que é um instrutor?
Um guia, nunca um sentinela ou um ditador.
O que é uma descoberta?
Um processo constante de questionar as respostas e
não de responder às perguntas.
Qual é a meta?
Mente aberta de modo a que você possa "ser" e
nunca saídas fechadas de modo a que você tenha que
"fazer".
O que é um teste?
Ser e tornar-se; não apenas lembrar e revisar.
O que ensinamos?
Indivíduos e não lições, estilos, sistemas, métodos ou
técnicas.
O que é uma escola?
O que quer que façamos dela.
Onde é a escola?
Em toda parte; não em uma sala de quatro cantos...
mas onde quer que estejamos.
A todos que buscam "o caminho"
CONHECIMENTO vem de seu instrutor.
SABEDORIA vem de seu interior."
texto de BRUCE LEE (1940-1973)
Morreu Mario Zan, mestre sanfoneiro
Mario Giovanni Zandomeneghi, mais conhecido como Mario Zan, (Roncade, 9 de outubro de 1920 - morreu aos 86 anos, em São Paulo, 08 de novembro de 2006) é um acordeonista ítalo-brasileiro famoso por suas canções típicas das festas juninas do centro-sul do Brasil. Emigrou com sua família para o Brasil ainda na década de 20 e instalou-se na região de Catanduva, São Paulo.
Foi considerado um dos melhores acordeonistas do Brasil, tendo se tornado pelas composições das mais populares canções das festas juninas paulistas como a Quadrilha Completa, Balão Bonito, Noites de Junho ou Pula a Fogueira.
Chalana
Mario Zan E Arlindo Pinto
Lá vai uma chalana, bem longe se vai
Estando o remanso do Rio Paraguai
Ah! chalana, sem querer, tu aumentas minha dor
Nessas águas tão serenas vais levando o meu amor
E assim ela se foi, nem de mim se despediu
A chalana vai sumindo na curva lá do rio
E se ela vai magoada eu bem sei que tem razão
Fui ingrato, eu feri o seu meigo coração
Segue O Teu Caminho
Mario Zan
Hoje é meu dia e amanhã será o teu.
Eu sei que um dia sofrerás mais do que eu.
Embora diga que o passado não importa.
Eu sei que um dia baterás em minha porta.
Mas se algum dia estiveres sem guarida.
Se precisares de um prato de comida.
Podes chegar que estarei ao seu dispor.
Embora saiba muito bem que está morto o nosso amor.
Vai e segue o teu caminho, que eu fico aqui sozinho.
aguardo o
teu regresso.
Pois quem age assim desta maneira, fazendo tanta
asneira,
Não pode ter progresso.
Vai, por este mundo afora, vai ver aonde é que mora, a
infelicidade.
Para depois, voltar arrependida, humilde e despida,
De toda esta vaidade.
fontes: pt.wikipedia.org/wiki/Mario_Zan ,google e vagalume.uol.com.br/mario-zan/