28 de agosto de 2006

Redação Enem 2006

PROPOSTA DE REDAÇÃO ENEM 2006 - O PODER TRANSFORMADOR DA LEITURA

TÍTULO: Lendo, vai vivendo quem sabe viver


-------------------------------------------O mundo acontece em processo. Não é. Está sendo.

O educador Paulo Freire dizia que antes da leitura da palavra, precisamos da leitura do mundo. É preciso referências no chamado mundo real para se entender um texto. Mas não é apenas isto. Lendo entendemos mais nosso mundo e descobrimos outros mundos.

Ler não é apenas um exercício técnico de decodificar. Em nossa nova era da informação, em que recebemos por multimeios uma avalanche de informação, ler é sobretudo separar, selecionar e analisar. Com certeza, sabe mais quem está lendo e pensando, em vez de assistir passivamente a realidade passar.

E quando lemos não estamos apenas estudando, mas vivendo também. Descobrindo outros pontos de vista, de outros autores, outras culturas. Ou entrando em outras realidades, sonhos de escritores criativos.

Imaginemos uma pessoa que não tenha acesso ao mundo da leitura. Ela pode ser tão inteligente quanto qualquer outra e ter uma experiência muito rica, mas sempre falará algo. Ler abre novos horizontes de comunicação, pois permite escrever, e até falar ou desenhar, de uma maneira mais clara, mais sofisticada e melhor embasada. Todos merecem este direito. E todos merecem deixar a sua mensagem escrita para o futuro.

Gostar de ler é uma opção. Um hábito que qualquer um pode adquirir. Mas o valor da leitura está muito além do prazer pessoal que proporciona. Lendo estamos mais ligados a muito mais pessoas, de diferentes épocas e lugares. Lendo estamos mais preparados para a vida.

--- fiz o enem neste domingo, 27-08-2006. coloquei o fac-símile de meu rascunho no antigo blog: http://urfabio.blogger.com.br reparem na maneira como construí (e modifiquei - esta versão digitada já é sutilmente diferente da versão que entreguei...) meu texto.

Nenhum comentário:

Pesquisa