22 de outubro de 2006

Colóquio Anarquista


Neste sábado, após a festinha na escola, faltei ao curso sobre inclusão e fui ao colóquio anarquista na ong Ação Educativa. Cheguei ao debate às 12:40, havia cerca de 60 pessoas, alguns entrando-saindo (sorte que as portas ficam no fundo do auditório), quatro palestrantes na mesa.

O assunto principal no momento pareceu ser o sistema prisional. Um dos militantes tentou puxar o assunto para a formação de assembéias populares e tratar o crime como excessão (até porque em sua maioria tende a ser contra o patrimônio) a ser discutido quando ocorrer o problema.

Um militante faz depoimento dizendo que teve um irmão preso e o acha muito menos perigoso do que a sociedade que o condenou. Diz que maioria dos presos são brancos, porque a polícia mata um terço dos suspeitos negros. - Foi aplaudido.

Um militante questiona como inserir a luta libertária = dentro ou fora dos movimentos burocratizados como sindicatos, escolas, partidos, mst ou mesmo o movimento negro, etc...

Palestrante Zé Luis acha que a prisão é um centro de saberes e práticas criminosas, uma escola da delinquência.

"Não deve existir nenhum intelectual que diga o que fazer. Perguntemos a eles, aprisionados, o que fazer para diminuir a delinquência"

Resumo de sua fala:
- Dar voz aos excluídos
- Não construir mais prisões ou manicômios
- Não fazer prognósticos
- Olhar realidade para fazer diagnósticos

Outro palestrante observa que há várias opções no lugar da polícia:
- iluminar e pavimentar regiões vazias
- aumentar segurança
- criar espaços de lazer

--
Dicotomia dos libertários: ser aparelhamento de instituições
ou Influência / Persuadir pessoas do ideário libertário.

Palestrantes acham que é legítimo persuadir, este não é um ato autoritário, e evita a ambiguidade de participar passivamente das instituições.

Dúvida: Pensar como disseminar aquilo em que acreditamos.

Nenhum comentário:

Pesquisa