6 de outubro de 2006

Quem somos nós?



Baixei pelo e-mule o filme Quem somos nós - What The Bleep do we Know?,( 2005): que conta um dia de "viagem interior" de Amanda, uma fotógrafa com deficiência auditiva, paralelo a entrevistas incomuns com cientistas, psicólogos, teologos... Este filme foi recomendado pela revista Galileu n173 (a que tem Jesus na capa) e em vários momentos lembra a esquisofrenia de SHINE-Uma mente brilhante ou SPIDER, (a grande diferença é que Amanda é pessoa normal!). Lembra também as pesquisas sobre multi-realidade de MATRIX e as discussões sobre "o que é alma" de GHOST IN THE SHELL.

Agora estou tendo problemas para achar uma legenda adequada (as duas que achei aparecem incompletas em alguns players), já que não entendo inglês.


Já achei uma excelente resenha (com trechos doa legenda do filme) em:
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/09/quem_somos_nos.html

e

http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/09/quem_somos_nos_1.html

---
Gostei muito do filme, mas acho justo documentar as críticas negativas - que me pareceram relevantes. O texto é do Luiz da comunidade orkut Carl G. Jung Brasil

"Num certo sentido,o filme apresenta algumas boas idéias a respeito das somatizações,como na seqüência em que há uma animação no casamento para exemplificar.
Por outro, nivela muito por baixo a chamada física quântica que virou palavrinha mágica para dar ares de seriedade a qualquer conversa supostamente científica.Apresenta certos cientistas bastante polêmicos como Goswami que é um grande entusiasta do uso de drogas alucinógenas como forma de se promover uma suposta "abertura e amplitude de consciência" e que em seus escritos faz uma bela salada de conceitos da religião oriental, psicologia analítica, física, etc...relativismo puro,impostura intelctual.
Outra coisa que chama a atenção é a entrevista com uma esotérica americana (Ramtha)que está supstamente tomada pelo espírito que ela "canaliza".Essa senhora "promove" nos EUA workshops que prometem resover a vida do cliente em 8 dias.Pura invencionice da auto-ajuda,ela tem nas costas inúmeros processos acusada de charlatanismo.Ela tem site na internet,basta visita-lo
http://www.ramtha.com
e verificar em outro site os processos pelos quais ela responde.
http://religiousmovements.lib.virginia.edu/nrms/Ramtha.html
É bem verdade que a justiça norte-americana não a considera um perigo.Mas pra quem gosta desses tais gurus canalizadores que deturpam conceitos da física,das neurociências e da psicologia analítica ela é uma boa pedida.Interessante ela ainda não ser famosa por aqui pra concorrer com o Gasparetto.
Um outro cientista entrevistado(Jeffrey Satinover),que se diz músico,físico e analista junguiano(!!!) apresenta em seu site particular
http://www.satinover.com
que promove curas de comportamento homossexual.
Isso para citar tres exemplos de "autoridades"que são entrevistas nesse"paradigmático filme". Perdeu-se a oportunidade de filmar algo sério.Nessa linha,outro filme "concorrente" "Ponto de Mutação" não se sai tão mal e é menos apelativo."

Leia mais sobre "Ponto de Mutação" (que já estou procurando na rede) em:
http://www.rabisco.com.br/19/pontomutacao.htm

Nenhum comentário:

Pesquisa