12 de abril de 2007

Prova com Saramago


Bolei duas avaliações, uma delas deverá ser utilizada no Provão da Escola. Publico aqui a outra, que pretendo usar em outro momento:


Texto 1:


"Uma coisa eu aprendi quando era obrário (...): que as ferramentas têm que estar limpas e em bom estado. Um obrário que não cuida de suas ferramentas não merece nenhuma consideração. A língua é uma ferramenta, a mais extraordinária de todas, porque é um instrumento, uma ferramenta de comunicação. Se não a temos limpa e em bom estado, se a tratamos mal, como se faz, o que estamos a fazer? Ninguém tem o direito de fazer um erro de ortografia. "Ah, mas não tem importância." Tem, porque o erro que se pratica e que não se corrige é um erro que se repetirá e que acabará por fazer parte integrante da própria pessoa. (...) no fundo, dá tanto trabalho a fazer as coisas bem, como a fazer as coisas mal."


JOSÉ SARAMAGO, em entrevista para a revista EDUCAÇÃO - ano 7, nº 79, nov. 2003.


Texto 2:


Saramago é o único autor de língua portuguesa que, até o momento, ganhou o nobel de literatura, sendo considerado um dos maiores escritos vivos. Nasceu em 16/11/1922. Conhecido pelo seu ateísmo, é membro do Partido Comunista Português e foi director do Diário de Notícias. Casado com a espanhola Pilar del Río, Saramago vive actualmente em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Antes de iniciar carreira literária foi operário.


Fonte: Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/José_Saramago


1- O texto 1 é de uma autor português, já o texto 2 foi escrito por um brasileiro. A partir destes textos, que diferenças você nota entre o português de portugal e o nosso português brasileiro?

2-Qual é a opinião do autor sobre os erros de ortografia?


3- Na sua opinião, como é possível aprender a ler e a escrever da melhor maneira possível?


4- Observe o texto 1 e o texto 2. Com que intenção cada um destes textos foi escrito? Faça um breve comentário sobre eles:


5- Escreva uma redação na norma culta da língua portuguesa com o tema: “O Trabalho e o poder da escrita”. Se texto deve ter cerca de 15 linhas e abordar dois pontos: 1 – As dificuldades para se escrever da melhor maneira um texto; 2 – O que é possível conquistar quando se domina as técnicas de escrita.

Nenhum comentário:

Pesquisa