27 de julho de 2007

Como escrever bonito na internet (reblogado)

No velho esquema copie (ctrl+c) e cole (ctrl+v) recebi este texto via e e-mail da Silvana e republico aqui
Do blog Bacia das Almas: http://www.baciadasalmas.com/2007/como-escrever-bonito-na-internet/

Como escrever bonito na internet

A maioria de nós aprendeu a escrever com caneta e papel, e não está devidamente preparada para domar a tipografia do computador, que imita a da página impressa. Antes que esta geração morra no deserto e levante-se uma nova criada no leite do mouse, quero deixar minha contribuição em forma de manual de estilo. Se você seguir essas simples regras de tipografia ninguém vai perceber que o que você escreve não faz sentido algum.

Acredite, eu sei.

1. Comece as frases com letra maiúscula
No messenger e nas janelas de bate-papo pode fazer sentido ignorar as maiúsculas, mas respeite a biodiversidade tipográfica e preserve essa espécie em extinção na internet.

Tosco:
ae mano, passei aqui pra cobrar aquela grana. pode ser ou tá difícil?
Classudo:
Amigo, passei aqui para te dar esse dinheiro. Você quer mais?

2. Não escreva SÓ COM MAIÚSCULAS
Segundo as obscuras regras da etiqueta da internet, escrever com maiúsculas É GRITAR, motivo pelo qual a conduta deve ser descartada como deselegante. MAIS IMPORTANTE É QUE UM TEXTO ESCRITO SÓ COM MAIÚSCULAS FICA AGRESSIVO E CANSATIVO DE SE LER; ACREDITE, O SEU LEITOR TEM MAIS O QUE FAZER NA INTERNET DO QUE FICAR TENTANDO DECIFRAR O SEU PARÁGRAFO.

Tosco:
BRABO, VOCÊ ME DEVE GRANA. TE PEGO NA SAÍDA.
Classudo:
Brabo, sabe aquela dívida? Esquece isso, vai.

3. Não coloque um espaço antes da pontuação
Deixe o seu ponto final, vírgula, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos e ponto-e-vírgula junto da última letra da palavra a que diz respeito.

Tosco:
Foi você, Brabo ? Está tudo uma bagunça !
Classudo:
Quem, eu? Já estava assim quando eu cheguei.

4. Coloque um espaço depois da pontuação, inclusive depois da vírgula
Antes não vai, mas lembre-se de inserir um espaço depois de ponto final, vírgula, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos e ponto-e-vírgula antes de continuar a escrever.

Tosco:
Triste,deprimente;é o que penso do seu trabalho,Brabo .Falando sério.
Classudo:
Você, Brabo, nunca deixa de me surpreender. No bom sentido.

5. Evite rsrs, huahua, abreviaturas, exclamações repetidas e l33t
Que só ficam engraçadinhos se você for menina, loira, líder de torcida, tiver menos de 17 anos e um poodle. Pensando bem, nem assim.

Tosco:
omg, d+ esse post!!! @M31 huahauahuauhauahahuaaa rsrsrs!!!!!!!!!!!!!! abcs blz
Classudo:
O maior castigo que eu te dou é não te bater, porque sei que gostas de apanhar.

6. Não coloque mais de um espaço entre as palavras ou depois da pontuação
E, já que estamos falando nisso, evite dispor as virgulas, tipo, aleatoriamente. E três pontinhos são três. O próprio nome diz.

Tosco:
O, cravo brigou, com a rosa.. ……debaixo de uma sacada.
Classudo
O cravo saiu florido; a rosa, traumatizada.

7. Ignore as regras, desde que seja engraçado

Tosco
As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico.
Classudo
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante. rsrsrs brb

Silvana
Postar um comentário

Pesquisa