Tema : | Criança e Adolescente | |||
Segmento : | Promoção dos Direitos Humanos | |||
Ações : | O direito à educação; | |||
Desenvolvimento da atividade | ||||
Passo 1 | ||||
a) Cite pelo menos três (3) aspectos do curso que você observou como mais relevantes para sua atuação como conselheiro em direitos humanos e justifique cada item citado. | ||||
1. Conscientização sobre os direitos garantidos Justificativa: Muitas vezes as pessoas não sabem os direitos garantidos por lei. O curso respaldo o conselheiro para informar e orientar a população. 2. Provocação para a atuação crítica Justificativa: O curso também mostra o precisa ser feito para que realmente haja justiça e igualdade no mundo e especialmente no Brasil. O conselheiro que seguiu atentamente o curso não pode mais aceitar acriticamente as notícias e as estatísticas documentadas. 3.Perseber a necessidade de um trabalho organizado Justificativa: Muitas vezes os direitos humanos não são garantidos por falta de organização da sociedade como um todo, seja do povo, seja dos órgãos representantes, seja do poder constituído. O conselheiro tem condições de orientar indivíduos e organização para agir de forma organizada e garantir o respeito aos direitos já adquiridos ou lutar por novos direitos. | ||||
b) Que conteúdos/temas você considera essenciais para a formação de um bom conselheiro em direitos humanos? Cite pelo menos três (3). | ||||
1.Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM Justificativa: Um resumo prático e exposto de forma bonita e organizada. Serve com perfeição para explicar o que é direitos humanos e é uma propaganda capaz de motivar pessoas grupos e instituições, inclusive governos. 2.Participação e controle social na garantia dos direitos humanos Justificativa: O grande interessado no respeito aos direitos humanos é o povo. Os governos constituidos muitas vezes têm outros interesses, devendo ser fiscalizados pela maioria para que comentam menos erros e acertem o mais possível. 3.Empoderamento, um desafio a ser enfrentado Justificativa: O poder político deve ser dividido. Isso é essencial, um passo para a divisão das conquistas sociais, divisão menos injusta dos recursos econômicos e garantia de que o país seja gerido da melhor maneira, tanto no sentido político, quanto econômico e ecológico. | ||||
c) Quais as características básicas (perfil) que você considera imprescindíveis para que uma pessoa seja conselheiro/a em direitos humanos? Cite pelo menos três (3) e justifique resumidamente cada item. | ||||
1. Honestidade Justificativa: Pois o conselheiro deve ser um modelo ético. Não precisa ser perfeito, mas não deve tomar decisões ou dar orientações movido por interesses particulares de qualquer tipo. O seu foco deve ser sempre o coletivo e a igualdade. 2. Respeito às diferenças Justificativa: É meta essencial dos direitos humanos combater os preconceitos.Para tanto é preciso que o conselheiro compreenda o que é "preconceito" e o combata a todo momento, sempre. Mais do isto: é recomendável que o conselheiro entanda o que é diferença e ame a diferença. 3. Espirito combativo ou Coragem Justificativa: O conselheiro não deve ter medo de enfrentar os poderosos ou provocar "maiorias"; deve mesmo ir contra o senso comum, não falar sempre o que se espere que ele fale, mas sim o que é correto. Deve ser um guerreiro da lei e até um guerreiro contra a lei, quando esta não estiver de acordo com os verdadeiros direitos humanos. | ||||
Passo 2 | ||||
a) O que você destacaria como limites e dificuldades na implementação dos direitos humanos na subprefeitura, distrito, bairro ou comunidade (área) onde atua? Para cada item, justifique sinteticamente | ||||
1. Empoderamento através da Inclusão digital Justificativa: Na escola onde trabalho, EMEF Fernando Gracioso, há empenho de professores, alunos e direção na articulação de projetos de protagonismo juvenil, alunos-monitores na sala de informática, Nas Ondas do Rádio de rádio escolar e outros. 2.Educadores preocupados com uma formação crítica Justificativa: Nossos professores têm consciência política e social, sabem que não basta ensinar os conteúdos padrões, mas preparar os alunos para não terem preconceitos e lutarem por seus direitos. 3. Conselho de Escola Justificativa: Ainda falta muita formação política para ser tudo o que pode - mas já é um órgão importante de fiscalização e organização da escola, integrado também pela parte mais interessada: estudantes e seus responsáveis. | ||||
b) O que você destacaria de elementos positivos nas ações de implementação dos direitos humanos na área onde você atua. Cite pelo menos três (3) e justifique sinteticamente cada um deles. | ||||
1. Empoderamento através da Inclusão digital Justificativa: Na escola onde trabalho, EMEF Fernando Gracioso, há empenho de professores, alunos e direção na articulação de projetos de protagonismo juvenil, alunos-monitores na sala de informática, Nas Ondas do Rádio de rádio escolar e outros. 2.Educadores preocupados com uma formação crítica Justificativa: Nossos professores têm consciência política e social, sabem que não basta ensinar os conteúdos padrões, mas preparar os alunos para não terem preconceitos e lutarem por seus direitos. 3. Conselho de Escola Justificativa: Ainda falta muita formação política para ser tudo o que pode - mas já é um órgão importante de fiscalização e organização da escola, integrado também pela parte mais interessada: estudantes e seus responsáveis. | ||||
Desenhando um Projeto Final | ||||
1. Escolha da dificuldade a ser superada | ||||
A partir da identificação dos limites e dificuldades (problemas) da ÁREA/ UNIDADE DE TRABALHO ou LOCAL ESCOLHIDO, apontados na parte 2 desta atividade, escolha uma dificuldade (problema) para elaborar uma iniciativa que você considera necessária para a sua superação. | ||||
Investimento na organização do conselho escolar e do gremio estudantil, ampliando o poder destes órgãos, os tornando realmente instancias fiscalizadoras e os integrando aos demais projetos de protagonismo juvenil da escola: sala de informática com alunos monitores e Nas Ondas do Rádio (rádio escolar). A dificuldade será enfrentar o preconceito de que os jovens não possuem consciência política ou não sabem como usar o poder que possuem. | ||||
2. Público Alvo do Projeto | ||||
Crianças e adolescentes (até 18 anos) | ||||
3. Definição do Objetivo | ||||
Qual (is) o(s) objetivo(s) dessa iniciativa? O que se quer mudar? O que se pretende alcançar com a realização deste Projeto? | ||||
A intenção é realmente "empoderar" a juventude da escola e, através dela, dar real poder para toda a comunidade atendida. Com isto mudaremos o olhar preconceituoso de que o povo precisa de ajuda, na verdade o povo é a verdadeira força capaz de mudar nosso país e resolver seus próprios problemas. Este projeto pretende criar uma escola realmente aberta, democrática e moderna. | ||||
4. Descrição das ações | ||||
Pense em um PROJETO FINAL realista, viável e coerente com os recursos existentes. O que vamos fazer? Como vamos fazer? | ||||
Vamos começar convocando todos os alunos para reunião de discussão; esta reuniões serão acompanhadas de atividades lúdicas, capazes de conscientizar e motivas. Depois os alunos mais interessados serão orientados a se organizarem em grupos de estudo. Com o tempo, estes grupos formularão propostas de interferência na escola - que serão defendicas pelo gremio estudantil e nos conselhos de escola. | ||||
5. Responsáveis | ||||
Quem são as pessoas / órgãos responsáveis por cada uma das ações? | ||||
As pessoas mais aptas a organizarem estas ações são os próprios professores dos alunos. É claro que alguns serão resistentes, mas deverão ficar mais abertos à medida que virem os resultados. A direção da escola deve ter consciência da importância deste trabalho de abertura do poder, levando a uma gestão mais democrática e eficiente. | ||||
6. Análise da situação | ||||
Descreva:
| ||||
- A comunidade como um todo pode, finalmente, descobrir o que é direitos humanos e o que é gestão democrática. Muitos pensam que a política se resume a votar. - A maior dificuldade da comunidade é a falta total de recursos: emprego, saneamento básico, educação de qualidade... e a exposição constante a violências, como mal cheiro de áreas poluídas, traficantes de drogas, pessoas deseducadas... A origem está na má distribuição de renda e na falta de assessoria do estado. Por isto mesmo a escola precisa ser mais ativa e formas jovens políticos interessados em mudarem este estado de coisas. - A coleta de dados pode e deve ser feita pelos próprios estudantes - que entenderão a situação em que estão e como podem ajudar. - Os professores da escola, que em sua maioria trabalham na região a bastante tempo, têm condição de auxiliar a parte mais interessada, os alunos e seus responsáveis - estes, mais do que ninguém, sabem o que sofrem. | ||||
7. Identifique possíveis parcerias para desenvolvimento de atividades conjuntas | ||||
- Escolas públicas da região | ||||
8. Recursos necessários | ||||
Quais ferramentas e recursos dispomos a curto e médio prazo? | ||||
Os melhores recursos são um informativo impresso, que nossa escola já começou a publicar, e a convocação de plenárias de discussões, combinadas com reuniões lúdicas dentro da escola, sobretudo em finais de semana. | ||||
9. Prazos / Tempo de realização | ||||
Descreva o tempo estimado para a implementação do projeto. | ||||
Creio que o projeto pode começar a mostrar resultados em 1 ano. Mas sua implementação total envolve a revisão e implementação de um novo Projeto Político Pedagógico e a mobilização da comunidade com solicitações políticas para a comunidade. Pode levar até 4 anos para se consolidade esta posição combativa da comunidade, em aliança com a escola. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário