28 de junho de 2008

Rascunho Projeto

(ao lado, arte de Andreato)
Baseado no portal Novaescola e em aula do professor Walmir Cardoso.


Descrição do projeto – Sintética e clara. O que será feito e por quem.


Justificativa - Conte os motivos que levaram você a realizar o projeto ou a seqüência didática. Use como apoio a necessidade de aprendizagem da turma e não apenas os conteúdos da grade curricular ou dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Um exemplo: Alfabetização com a 4ª série. Embora não seja um tema previsto para essa faixa etária, ele é válido se foi identificado que 80% dos estudantes ainda não estão alfabéticos. Responda também em que contexto estão inseridos a comunidade, a escola e os alunos.

Objetivos - A pergunta a ser respondida aqui é: o que você queria que seus alunos aprendessem? Relacione sempre do geral para o específico. Produção de textos, por exemplo, é um objetivo geral e escrever textos narrativos e usar marcadores temporais (era uma vez, de repente etc.) são específicos.

Conteúdos - Curriculares Para dar conta dos objetivos, é preciso estabelecer os conteúdos correspondentes a eles.

Organização Curricular - Apontar como será organizado o currículo do Programa, as áreas do

conhecimento e a integração destas ao Arco Ocupacional Produção Rural

Familiar.


Organização dos tempos e espaços da aprendizagem - Apontar de acordo com o estabelecido no Projeto Base Saberes da Terra a organização dos tempos e dos espaços formativos para operacionalização das aulas do curso; apontar como serão organizadas as alternâncias (internato,

semi-presencial, fins de semana, etc).


Avaliação - Mostrar como se dará processo avaliativo dos educandos no Projeto, bem como

as formas de avaliação dos educadores, e dos impactos e desafios que o

Projeto poderá apresentar.


Bibliografia – Olhas consultadas para produzir o projeto, inclusive sites, revistas e livros didáticas por ventura usados pelos alunos.


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