da comunidade orkut Professores da Prefeitura: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=5487069&tid=5270826896944012221&start=1
Só quem é negro sabe o quanto se sofre sendo negro, sendo constantemente atacado em sua história e em sua auto estima.
Dou a minha dica respondendo a pergunta séria do título deste tópico: abordar a questão negra de maneira clara e direta, reconhecendo o preconceito, que de fato existe, e valorizando as figuras negras que merecem ser valorizadas para que os alunos negros possam (se quiserem) buscarem inspiração.
Por isso: viva Zumbi, viva Machado de Assis, viva Martin Luther King, viva Malcom X e viva Barack Obama.
Grandes homens. Com defeitos também, afinal são apenas homens. Homens negros.
Viva minha mãe, também. Mulher negra e orgulhosa de ser negra, me ensinou tanta coisa, inclusive como enfrentar o preconceito. Por isso estudei e hoje sou professor. Nem todos os nossos alunos têm o mesmo apoio, por isso a escola não pode deixar esta questão passar em branco.
Espero ter ajudado.
ps: Sobre as pesquisas que buscam o "verdadeiro Zumbi", convenientemente em destaque na revista Veja, valem tanto quanto as pesquisas sobre o "verdadeiro Jesus". Nada. Os registros sobre a época são mínimos e em sua maioria forjados. Lembrem-se: o que era o Brasil em 1695? Só sabemos de verdade que existiu pelo menos "um" Zumbi - é possível que tenha existido mais de um (!). Ou seja, este personagem só pode mesmo ser usado de maneira simbólica
Seminário SME (Secretaria Municipal de Educação) “Olhares à educação: fazer e aprender na cidade de São Paulo”.
Nossa escola EMEF Fernando Gracioso participa como parte do Programa Nas Ondas do Rádio integrado aos projetos desenvolvidos na Sala de Informática Educativa.
Veja apresentação de slides feita pelo POIE (professor orientador de informática educativa) Fábio Rogério Nepomuceno:
A Campus Party é o maior encontro de comunidades da Internet do mundo.É um espaço pensado para incentivar o compartilhamento, a aprendizagem e a transferência de conhecimentos. Nele, durante sete dias, milhares de participantes acampam em suas barracas, com seus computadores à tira-colo, trocando momentos, idéias e experiências.É com este mesmo espírito, que caracteriza a Campus Party da Espanha, que de 19 a 25 de fevereiro de 2009, o Espaço Imigrantes será transformado numa grande cidade tecnológica.Queremos construir um local de encontro presencial para milhares de pessoas apaixonadas por tecnologia e entretenimento e que participam ativamente, ao longo do ano, das mais variadas comunidades na Internet.Nós contamos com a sua participação para transformar este espaço coletivo não apenas em uma grande festa, mas também em uma experiência privilegiada de construção coletiva do conhecimento.A infra-estrutura preparada para o evento de 2009 prevê a participação direta, na Arena Principal, de 4 mil inscritos. Este grupo deverá se conectar à Internet através de uma rede com a fantástica velocidade de 10Gb. Isso corresponde à 10 mil vezes a velocidade de uma conexão domiciliar de banda larga no Brasil.Integrados a esta rede de computadores estarão brasileiros de todas as regiões do País.É a consolidação da Campus Party Brasil!Acompanhe as novidades do evento no site. Participe da construção de atividades no nosso blog. E, se você mora longe de São Paulo, monte uma caravana, traga seus amigos e venha conhecer o maior encontro mundial da internet!!Para nós a Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas! E você faz parte dela!
O amigo supervisor de Guaianazes Diogo Calabrez perdeu sua vida de forma estupida em Guaianazes e no outro ponto da Zona Leste a escola Amadeu Amaral foi totalmente destruida por um bando de delinquentes, infelizmente conhecidos como alunos.
Amigo e amiga, a violência ronda nosso oficio. Alguns setores da sociedade massacram a todos nós por falta de profissionalismo mas porque estes mesmos setores não são tão asperos ao falar desta situação.
A mídia noticiou os dois eventos violentos porque repercutiu de alguma forma, mas e o que acontece todos os dias e não é noticiado. Aliás nem iniciativas positivas caem no gosto deste setor da sociedade (midia). Recentemente tivemos o Prêmio Paulo Freire e apesar dos excelentes projetos a Mídia nem deu uma nota.
Voltando ao assunto, não acredito que a maioria de nossos alunos têm a índole demonstrada pelo grupo que destruiu a escola. Aliás a maioria de nossos meninos têm cérebro e são tão bons quanto qualquer adolescente com padrão de vida social melhor.
Por outro lado, precisamos discutir muito, muito mesmo onde vai o direito e onde está o dever do aluno no espaço escolar.
Discutir sem pudor. Apresentando aos amigos o que pensa mesmo que o outro não concorde. Ontem fiquei sabendo com um bate papo com amigos educadores que alunos adolescentes e até crianças estão aprendendo box para sair na mão. Eu mesmo vi outro dia em frente a escola onde trabalho duas crianças lutando feito lutadores.
Descobri que estas brigas eram uma forma do menino ganhar respeito entre os colegas.
Quanto ao amigo que foi assassinado, espero que Deus console o coração da sua família e que a justiça seja feita.
Carlos Programa Nas Ondas do Rádio
escola Amadeu Amaral --~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~ Você recebeu esta mensagem porque está inscrito no Grupo "NAS ONDAS DA EDUCOMUNICAÇÃO AMBIENTAL" em Grupos do Google.
Ela chega, ela olha, ela bate um flash, ela invade a pista e ninguém se mexe. Ela dança, ela ri, ela quer curtir, quer amar, quer beijar quer se divertir. Ela manda, ela pode, ela é quem faz, ela é funk, ela é samba, ela é mais mais mais. Ela é Dolce & Gabbana, ela é Louis Vuitton, ela é Madureira, ela é Kingston, ela é Barra Funda, Ela é Bela Vista, reflete no globo ilumina a pista. Ela é...
Ela é preta na cor loira no cabelo, ela é uma hora e meia em frente ao espelho, Ela é...
Ela é Naomi, Ela é Clara, é Nunes, é Donna Summer, Rosa, é Sônia, Ela é Tereza, Ela é Ana, Ela é Glória, Ela é bem Brasil, me engana que eu gosto ela tem tristeza balança o swing rara beleza, Ela é...
Onde vai...? Mulher Elétrica
Mulher Elétrica 3000 volts
Ela é frenética hipnotizou
Haaaau Maquiavélica me atraiu
Onde vai...? Mulher Elétrica
Mulher Elétrica...
3 da manhã, Ela é só suor, Ela flerta, Ela causa, Ela é mó B.O.
Ela é manta, é nagô, é ioruba, Ela é vingativa, Ela é de mata !!!
Ela canta, Ela chora, Ela multa, Ela compra, Ela bebe e malandro paga, Ela...
E a festa não acaba... uns 10 na fita e eu também...
se vai vai, vem vem...
Ei DJ toca Mary Jane, que Ela dança, Ela ri, Ela quer
curtir, quer beijar, quer amar,
Quer se divertir... Ela é zica na cena, Ela é glamour,
Ela é ie ie ie ie, ou ou ou ou...
D I S C O ela é as 10 mais da Billboard, Ela é Capão
Redondo, Ela é Xerém, Ela é Blacking Loving, Ela é
Soul Tran, Ela é poucas palavras talvez já viveu, já
sofreu o sistema na pele... é ZN, ZS ou ZO, Baixada
Santista, ABC ou ZL...
Podia me Aproximar...
Ela opera a festa, Ela é quem comanda e a minha
comanda quase preencheu, mais
Se Ela vier valeu.... ooo entendeu...
Contos de uma festa Black é a cinderela High Tech, vai
vendo moleque, Ela foi capaz
de entrar no banheiro e não voltar mais, Ela é...
Infelizmente a sua chamada não pode ser completada,
Por favor verifique o número de recados e tente
novamente
Onde vai...? Mulher Elétrica
Mulher Elétrica 3000 volts
Ela é frenética hipnotizou
Haaaau Maquiavélica me atraiu
Onde vai...? Mulher Elétrica
Mulher Elétrica...
Mulher Elétrica 3000 volts
Ela é frenética hipnotizou
Haaaau Maquiavélica me atraiu
Onde vai...? Mulher Elétrica
Mulher Elétrica...
Infelizmente a sua chamada não pode ser completada,
Carlos Alberto Mendes de Lima, coordenador do PROGRAMA NAS ONDAS DO RÁDIO e professor da rede municipal de Sao Paulo ganhou o Prêmio Mariazinha Fusari de Educomunicação oferecido pela USP durante do Simpósio Brasileiro de Educomunicação, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de outubro de 2008.
Palavras dele: "Meu agradecimento aos amigos das Tecnologias (POIES) que sempre apoiaram a proposta e hoje desenvolve a proposta de Educomunicação também nos laboratórios de Informatica Educativa. Foram sem dúvida os primeiros parceiros e certamente não esquecerei de oferecer o meu esforço para auxiliá-los no trabalho.
Os amigos e amigas de SAP que compraram nossa proposta e esta desenvolvendo novas estratégias com uso das linguagens mídiaticas para ajudar meninos e meninas que mais necessitam de acompanhamento na escola, ou seja, alunos com dificuldade de aprendizado. Cada um de vocês professor(a)s são como mães destes meninos e me toca o trabalho que vocês fazem eles. Divido meu prêmio com vocês.
A todos professores que desenvolve ou articula o trabalho de protagonismo através das Radios Escolares e que apesar de todo os problemas insistiram em implementar o Projeto em suas escolas. Sei que não é fácil já que fui por muito tempo articulador nas escolas que passei e sei que a desconfiança pedagógica do tabalho com os meninos é presente inclusive em nosso meio. Vocês sabem o que estou dizendo. Sejam persistente e se apoiem em quem quer ajudar. Os meninos precisam ter voz na escola e vocês certamente são a referência para este jovem. Compartilho também o prêmio com você."
Estou assisitindo o filme de Peter Brook, versão da obra máxima O Mahabharata. Nele revi (pois faz tempo li o livro com o roteiro de Jean-Claude Carriere) o personagem Ekalavya, aquele que estuda sozinho. Chamou minha atenção porque uso um nome parecido: ekala.
No épico Mahabharata, Ekalavya (Sânscrito: एकलव्य, ékalavya) é um jovem príncipe das tribos de Nishadha, que atingiu uma pericia paralela ao grande Arjuna, a despeito da rejeição de Drona. Ele era um membro da baixa casta e desejava estudar em um gurukulam de Dronacharya.
O jovem se torna um guerreiro
A rejeição de Drona
Ekalavya esta interessado em aprender técnicas avançadas de arte do arco e da flecha e vai até Drona para conseguir educação/instrução. Drona rejeita-o por que Arjuna foi o aluno aquem ele prometeu o único beneficio de sua educação. Isto retrata Drona com um luz negativa e isto é enfatizado quando Ekalavya oferece a ele um dos seus polegares como guru dakshina.
O auto-treinamento e a perícia
Ekalavya sem se deixar influenciar, entra em uma floresta, começa a estudar e praticar sozinho, tendo um imagem de argila com as feições de Drona e presta culto a ele. Apenas por sua determinação, Ekalavya torna-se um guerreiro de excepcionais perícia, somente comparável com o jovem Arjuna. Um dia, um cachorro late enquanto ele esta focado em sua pratica, e sem olhar, Ekalavya dispara uma flecha e fecha a boca do cachorro. A princesa Pandava olha aquele cachorro correndo, e se pergunta quem poderia ter feito tal proeza. Eles vão até Ekalavya, que se anuncia como aluno de Drona.
O dakshina de Ekalavya
Arjuna fica preocupado que a sua posição de ser o melhor guerreiro do mundo possa ser usurpada. Drona ve a sua preocupação , e visita Ekalavya com a princesa. Ekalavya prontamente faz reverencia a Drona. Drona fica furioso pela inescrupulosa conduta de Ekalavya, i.e., e sua declaração de ser um estudante de Drona a despeito da sua rejeição formal. Drona pede a Ekalavya por um dakshina, ou uma davida de gratidão que um estudante deve dar ao seu professor após ter completado seu treinamento. Drona pede pelo polegar direito de Ekalavya, Ekalavya sem hesitar corta fora a mão para Drona, a despeito de saber que e irremediavelmente impediria a sua perícia como arqueiro. Se diz que a história e supostamente uma fábula, ensinando a gloria do Guru-bhakti, ou devoção ao Guru. Isto mostra a glória sem paralelos da devoção de Ekalavya para seu Guru e deve ser visto por esta perspectiva. Isto também mostra o egoísmo de Drona e um pouco de ego da sua parte.
A morte de Ekalavya
Ekalavya é também mencionado no Srimad Bhagavatha. Ekalavya luta pelo Rei Jarasandha contra Sri Krishna e Balarama, e é morto pelo exercito Yadava no processo.
Sob a perspectiva moderna
O episódio de Ekalavya é frequentemente criticado pelos especialistas modernos como espalhafatosamente racista e uma discriminação de casta por parte de Drona e das demais classes reais. Os críticos deste episódio normalmente exploram esta história com o propósito de ilustrar que Drona era apenas um egoísta, e Ekalavya era apenas um estudioso dedicado. O exemplo de Ekalavya é também invocado na literatura moderna para citar como professores e escolastas na sociedade moderna freqüentemente rejeitam talentos genuínos por nepotismo.
Sejam quais forem os motivos de Drona, é um fato inquestionável que Ekalavya é um personagem reverenciado e respeitado deste épico por sua dedicação e busca pelo saber. Crianças na Índia são introduzidas história de Ekalavya para lhes incutir uma atitude iniciativa.
Apesar de estudar sozinho, simbolicamente Ekalavya se prostra diante da imagem e se considera aluno de Drona, que depois usa isto contra ele, cobrando salário por suas lições (na verdade um sacrifício para favorecer seu verdadeiro aluno, Arjuna). História que merece meditação.
Há 10 meses troquei o programa [Noiva 1.0] pelo [Esposa 1.0]e verifiquei que o programa gerou um aplicativo inesperado chamado [Bebê.exe] que ocupa muito espaço no HD. Por outro lado, o [Esposa 1.0] se auto-instala em todos os outros programas e é carregado automaticamente assim que eu abro qualquer aplicativo. Aplicativos como [Cerveja_Com_A_Turma 10.3], [Noite_De_Farra 2.5] ou [Domingo_De_Futebol 2.8], não funcionam mais, e o sistema trava assim que eu tento carregá-los novamente. Além disso, de tempos em tempos, um executável oculto (vírus) chamado [Sogra 1.0] aparece, encerrando abruptamente a execução de um comando.Não consigo desinstalar este programa. Também não consigo diminuir o espaço ocupado pelo [Esposa 1.0] quando estou rodando meus aplicativos preferidos. Eu gostaria de voltar ao programa que eu usava antes, o [Noiva 1.0], mas o comando [Uninstall.exe] não funciona adequadamente. Poderia ajudar-me? Por favor! Atenciosamente Usuário
Resposta:
Prezado Usuário,
Sua queixa é muito comum entre os usuários, mas é devido, na maioria das vezes, ocorre um erro básico de conceito: muitos usuários migram de qualquer versão [Noiva x.0] para [Esposa 1.0] com a falsa idéia de que se trata de um aplicativo de entretenimento e utilitário. Entretanto, o [Esposa 1.0] é muito mais do que isso: é um sistema operacional completo, complexo e incompreensível criado para controlar todo o sistema. É quase impossível desinstalar [Esposa 1.0] e voltar para uma versão Noiva.0], porque há aplicativos criados pelo [Esposa 1.0 ], como o [Filhos.com ], que não poderiam ser apagados, e que também ocupam muito espaço e não rodam sem o [Esposa 1.0]. É impossível desinstalar, apagar ou esvaziar os arquivos dos programas depois de instalados. Você não pode voltar ao [Noiva.0] porque [Esposa 1.0] não foi projetado para isso. Alguns usuários tentaram formatar todo o sistema para em seguida instalar o [Noiva Plus] ou o [Esposa 2.0], mas passaram a ter mais problemas do que antes (leia os capítulos "Cuidados Gerais" referente a "Pensões Alimentícias","Guarda das crianças", e "guampas.exe" do software [CASAMENTO]). Uma das melhores soluções é o comando ( DESCULPAR.EXE/flores/all] assim que aparecer o menor problema ou se travar o micro. Evite o uso excessivo da tecla [ESC] (escapar). Para melhorar a rentabilidade do [Esposa 1.0], aconselho o uso de [Flores 5.0], [Férias_No_Caribe 3.2] ou [Jóias 3.3], e principalmente [sexo todo dia. Bat]. Os resultados são bem interessantes. Mas nunca instale [Secretária_De_Minisaia 3.3], [Amante 1.2] ou [Turma_Do_Chopp 4.6], pois não funcionam depois de ter sido instalado o [Esposa 1.0] e podem causar problemas irreparáveis no sistema. Se você tivesse procurado o suporte técnico antes de instalar o [Esposa 1.0] a orientação seria: NUNCA INSTALE O [ESPOSA 1.0]. Agora... Boa sorte!
Professor de língua portuguesa, trabalho na prefeitura de São Paulo já faz 5 anos, tendo iniciado como ATE-II (auxiliar técnico educacional). Em 2005 passei para professor adjunto, iniciando exercício na EMEF do CEU Pêra Marmelo. Desde de 2006 trabalho na EMEF Fernando Gracioso, jardim do Russo, bairro Perus.
Após um ano e meio como professor de língua portuguesa fui eleito para a função de POIE, professor orientador de informática educativa. Fui candidato justamente para poder continuar na escola onde estava.
Estou POIE há dois anos. Devido a minha experiência como ATE e como funcionário de empresa privada, sou um usuário avançado de computadores estando acostumado a trabalhar com uso da Internet.
Na escola onde estou POIE, eu, minha colega POIE Diva e os alunos montamos um blog escolar, que tem alcançado grande sucesso. http://radiograciosa.multiply
Temos integrado o trabalho da sala de informática com vários projetos, como o Nossa Escola tem História, sobre memórias; Olimpíada de Português; Ler e Escrever; Mão Na Massa; Educom: Nas Ondas do Rádio; diferentes pequenos projetos de professores de diversas matérias como, por exemplo, charges, pesquisa e escrita de poesias, uso de programas como PowerPoint, Moviemaker (para fazer filmes), Cabri (com desenhos geométricos), Paint (desenhos), podcast (com programas de rádio web) e Excel (com planilhas e tabelas). Todos os produtos dos alunos são publicados no blog da escola e alguns são destacados num informativo impresso, a “Folha Graciosa”, que tem freqüência mensal e tiragem variável entre 500 e 1000 folhas.
Permanecendo na escola José Kauffmann como POIE minha proposta é fazer o mesmo trabalho. Com este objetivo já abrimos um blog na Internet, que ainda está em teste: http://revelacaojovem.multiply.com
O espaço da escola é interessante, contando com vários equipamentos que podem ser melhor utilizados. Além de tentar ampliar o uso da Sala de Informática podemos orientar os colegas professores para utilizarem a segunda sala de informática, chamada de PROJOVEM, que dispõe de 12 máquinas funcionais.
Para garantir o melhor trabalho possível, complemente a lista de solicitação de materiais do colega POIE Guilherme Redondo, já encaminhada para as coordenadoras e cuja cópia segue anexa.
Também pretendemos reativar a rádio da escola e organizar um grupo de alunos monitores, que além de auxiliar na Sala de Informática serão treinados para realizarem entrevistas dentro e fora da escola, criando produtos jornalísticos alternativos para serem publicados no blog.
Nosso objetivo é abrir a escola, mostrando para todos os excelentes trabalhos produzidos por nossos professores e alunos.