6 de janeiro de 2006

Devotos do Divino

Cantoria de Reis da Folia do Mestre Francisco de Paula, Vassouras, RJ.

versos transcritos por Sonia Maria Vieira no livro Folia de Reis, editora UFRJ, 1989.

(chegada)
Os três Reis vêm avoando
Entre o véu e a grinalda. (bis)
Ai, meu Deus, ai, ai, meu Deus.

(saudação)
Para salvar o quadro bento
Como manda a Lei Sagrada (2bis)
Ai, meu Deus, etc...

Deus vos salve quadro bento
Nós não samos Salvador (2bis)
Ai, meu Deus, etc...

(adoração)
Salvamento vem do céu,
Nós somos adorador (2bis)
Ai, meu Deus, etc...
Meu senhos dono da casa
Boa nova vou lhe dar (2bis)
Ai, meu Deus, etc...

Estamos viajando,
Desde a Noite de Natal, (2bis)
Ai, meu Deus, etc...

Nós estamos anunciando
Que Jesus na Terra está (2bis)
Ai, meu Deus, ...

Que Jesus na Terra está,
Filho duma criatura (2bis)
Ai, meu Deus, ...

Concebeu seu bento filho
Ficou virgem e sempre pura (2bis)
Ai, meu Deus, ...

Prá cumprir a profecia
E ficar nas escritura (2bis)
Ai, meu Deus, ...

Jesus Cristo foi nascido
Numa gruta em Belém (2bis)
Ai, meu Deus, ...

Foi o infante divino
Que nasceu por nosso bem (bis)
Ai, meu Deus, ...

Um senhor meu cavaleiro,
Já fiz minha obrigação (bis)
Ai, meu Deus, ...

(pedido)

Santos reis lhe pede oferta,
Do Natal, do Ano Bom (bis)
Ai, meu Deus, ...

Dá esmola e caridade,
Que os anjos lhe dá as mãos (bis)
Ai, meu Deus, ...

Vou parar meus instrumento
Descansar meus folião (bis)
Ai, meu Deus, Ai, meu Deus.

(agradecimento)

Agradeço a rica oferta
Dada de bom coração (bis)
Ai, meu Deus.

Jesus Cristo lhe aumenta,
No bolso uma porção,
Ai, meu Deus.

Agradeço tal bela oferta
E também o bom agrado (bis)
Ai, meu Deus.

Deus menino lhe aumenta
de cada coisa um bocado,
Ai...

Agradeço a rica oferta
De uma moça de bom porte,
Ai...

Se é casada Deus ajuda,
Se é solteira boa sorte,
Ai...

Deus Menino lhe ajuda
e nunca lhe deseja a morte,
Ai...

Para o ano nós encontra,
Com saúde e tudo forte,
Ai...

Agradeço a rica oferta
Dada em moeda forte,
Ai...

Quem vai lhe pagar dobrado,
É os Divinos Reis do Norte,
Ai...

Quem manda no mais é Deus,
Nossa Bandeira já vai,
Ai...

Vai sair de porta afora,
Este verdadeiro Pai,
Ai...

Vai pelo mundo dizendo,
Fica com Deus boa gente,
Ai...

O devoto a Deus, adeus,
Até pro ano que vem,
Ai...

Se a morte não nos matar
Os anjos dirão amém,
Ai...

(licença)
Vós dá licença,
Nós vamos se arretirar,
Ai...

Nós vamos prá muito longe,
Temos muito que andar,
Ai...

Portanto peço licença,
Os instrumentos vão parar,
Ai...

"Vão então todos para fora da casa e tem início a função dos Palhaços, a chamada Chula. Dizem versos, saltam, fazem inúmeras acrobacias, dançam e são extraordinariamente ágeis e leves..."


Hoje, 6 de janeiro de 2006, é o dia de Santo Reis!

as seguintes músicas já publique em blog. mas vale a pena re-lembrar sempre:

A Festa do Santo Reis

Tim Maia


Hoje é o dia do Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa do Santo Reis
Hojé é o dia do Santo Reis
Anda meio esquisito
Mas é o dia da festa do Santo Reis
Eles chegam tocando sanfona e violão
Os pandeiros de fita carregam sempre na mão
Eles vão levando, levando o que pode
Se deixar com eles, eles levam até os bode
É os bode da gente, é os bode mééé...
É os bode da gente, é os bode mééé...
Hoje é o dia do Santo Reis (hum...)
Hoje é o dia do Santo Reis (Hoje é o dia)
Hoje é o dia do Santo Reis (É o dia da festa)


Bandeira do Divino


Ivan Lins

Os devotos do Divino vão abrir sua morada
Pra bandeira do menino ser bem-vinda, ser louvada, ai, ai
Deus nos salve esse devoto pela esmola em vosso nome
Dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome, ai, ai
A bandeira acredita que a semente seja tanta
Que essa mesa seja farta, que essa casa seja santa, ai, ai
Que o perdão seja sagrado, que a fé seja infinita
Que o homem seja livre, que a justiça sobreviva, ai, ai
Assim como os três reis magos que seguiram a estrela guia
A bandeira segue em frente atrás de melhores dias
No estandarte vai escrito que ele voltará de novo


----
mais info sobre sobre Folia de Reis ver: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/foliasdereis.htm

Nenhum comentário:

Pesquisa