27 de maio de 2006

As melhores aulas de sábado...

Por causa de nossa honrosa greve de professores, estamos repondo aulas aos sábados. Vêm poucos alunos, o que apesar de ser ruim, permite um trabalho diferenciado. Hoje fiquei meio como coordenador, ajudando duas duplas (!) de professores em duas salas, uma com estudantes de 8a, outra com estudantes de 5a.

Na turma de 8a usando um dvd, passei clipes musicais ilustrados com o famoso quadro de Pedro Américo, o "Grito do Ipiranga", auto-retratos do pintor, retratos do D. Pedro I, detalhes destacados, etc...
Entre as músicas: Hino Nacional, Hino da Independência (com melodia do próprio imperador!), Bjork cantando Travessia, Inútil do Ultraje... Depois vimos um clipe com o Legião Urbana cantando "Que país é este".

Fizemos uma discussão interessante sobre a históriografia oficial, os diversos projetos de fundação da Nacionalidade (tanto por parte de D. Pedro II ou, por exemplo, seu inimigo o José de Alencar...); e finalmente fizemos releituras do quadro de Pedro Américo. Acho que valeu!

Na turma da 5a, montamos pequenos grupos e para cada grupo passei uma folha com uma palavra: ALEGRIA, RESPEITO, LIMPEZA, AMIZADE, COMPARTILHAR, AMOR, APRENDER...

Me inspirei numa atividade do livro Vivendo Valores na Escola, da editora Brahma Kumaris junto com a Unicef (2001).

Pedi primeiro que fossem feitas frases a partir das palavras. Alguns alunos que raramente escrevem sem copiar - desta vez escreveram. Coleguinhas, e depois eu, ajudamos a corrigir os erros. Depois uma das professoras pediu desejos, fizemos recortes de jornais e montamos um belo mural!

Senti um grande prazer. Pretendo perguntar para os alunos, na semana, se eles também gostaram; porque tenho certeza que alguma coisa aprenderam.

Nenhum comentário:

Pesquisa