28 de abril de 2008

Bloquear o orkut e usar o Firefox



Surgiu na comunidade Educarede uma discussão sobre se o orkut deve ou não ser bloqueado, para evitar que os alunos de desconcentrem.

Na verdade, na verdade... o poder de bloquear sites está nas mãos dos poies - professores orientadores de informática educativa.



Vou explicar o procedimento, para quem quiser.



Ponto positivo: é fácil, e para aqueles que defendem o bloqueio em vez da proibição, não é preciso se preocupar com ficar horas no telefone ou fazer um memorando para solicitar o bloqueio.



Ponto negativo: é preciso fazer o procedimento em cada máquina.



1- Abra o internet explorer > Ferramentas > Opções de Internet



2- Clique em privacidade > Sites

3- No campo "endereço dos sites da web" escreva os sites que você deseja bloguear e tecle enter. Ex: www.orkut.com

4- Depois clique em ok e ok de novo. Pronto. Teoricamente o site está bloqueado.



---

Mas este bloqueio tende a não ser eficiente, já que um usuário mais experiente pode usar recursos do próprio google ou do site www.powerscrap.com para acessar o orkut. Então sugiro que se use o navegador Firefox.



1- Baixe o firefox 2: http://br.mozdev.org/



2- Caso não tenho senha de administrador Instale na pasta "Meus Documentos". (costuma ser aceito, mesmo sem a senha de administrador. A área protegida é o disco "C:/" Caso julgue este procedimento irregular, entre em contato com o administrador do sistema e solicite a instalação, já que este programa é gratuito).



3- Após instalar, instale também o complemento (plug in) chamado Blocksite. Ao clicar em ferramentas > complementos > mais extensões

Aparece um site onde se digita o plug in desejado. Ou, usando o próprio navegador firefox, clique em:

https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/3145



4 - Uma vez instalado, reinicie o firefox e vá em: ferramentas > complementos> clique Blocksite > clique em opções

5- clique em "add" e escreva os sites que você deseja bloquear. Ex: http://www.orkut.com

Se quiser você pode configurar uma senha (utilize uma palavra fácil, como "alunos")

O bloqueio é realmente eficiente. Com este programa também é possível bloquear o http://www.powerscrap.com (que lida com linguagem proxy e é realmente difícil de ser controlado)

---

Após tudo instalado e configurado, apague os ícones do Internet Explorer ("e" azul) da área de trabalho, e no menu iniciar (alguns ícones são bloqueados, mas não estes) ; e peça para os alunos usarem o firefox (a rapozinha de fogo). É preciso deixar o ícone já na área de trabalho.

Por que usar o Firefox?

É muito melhor que o "e" azul, permitindo uma navegação bem mais rápida através de abas. A aparência pode ser configurada (inclusive para ficar igual ao Internet Explorer 7 - instale o tema Myfirefox: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/4129 )

E, é claro, tem os add ons ou plugns ou complementos, que ampliam bastante as funções do programa.

--

Para quem quiser, vou deixar uma versão já configurada e com uma série de atalhos e favoritos interessantes no setor de videos do blog da minha escola. Consultem:

http://radiograciosa.multiply.com/video/item/157/Use_o_Firefox_em_qualquer_lugar_inclusive_num_pen_drive

É um arquivo zip. Baixe no computador, clique com botão direito e extraia na pasta Meus Documentos. Depois entre na pasta, ache o arquivo "FirefoxPortable.exe", arraste para o menu iniciar e de lá, clique com o botão direito e crie icone na área de trabalho.

Nenhum comentário:

Pesquisa