2 de abril de 2008

Planejamento Sala de Informática Educativa



PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

SECRETERIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO DE PIRITUBA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E.M.E.F. FERNANDO GRACIOSO

DATA abril ANO 2008 CICLO I e II REGULAR (x )

SÉRIE(S) 1a a 8a séries

PROFESSORES: Poies Diva e Fábio (professores orientadores de informática educativa)

ÁREA DE CONHECIMENTO: Sala de Informática Educativa

OBJETIVOS ESPECÍFÍCOS – Proposta de letramento digital e uso das TICs (tecnologias de informação e comunicação) no desenvolvimento das competências leitora e escritora.

Conteúdo

Desenvolvimento Processual

Avaliação

Continuidade da implementação de uso do Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever – Tecnologias na Educação; parte do projeto Ler e Escrever

Atividades direcionadas na Sala de Informática, para pesquisas na internet e uso de diversos programas de edição de textos, imagens, video e jogos educativos.

Observação do nível de domínio individual das tecnologias de informação e comunicação.

Educom / Nas ondas do Rádio:



projeto de rádio escolar e rádio web

Utilização da sala de informática como base para o projeto Educom, que utiliza as tecnologias de comunicação para desenvolver o protagonismo juvenil e propor novas formas de aprender.

Análise dos textos de postagens no blog, pautas de programas e relatórios e análise dos discursos gravados dos estudantes, identificando mudanças em sua capacidade comunicativa, domínio de gêneros e adequação de níveis de linguagem.

Blog Educativo –


http://radiograciosa.multiply.com

Ampliação do espaço escolar e registro de todas as atividades educativas através da internet, em combinação com projeto Nas Ondas Do Rádio. Todos os alunos devem dominar a publicação de diferentes conteúdos (texto, áudio, video, fotos, slides, código html, links, etc) na internet.

Análise e comparação dos materiais publicados. Neste caso algumas atividades poderão também ser avaliadas por professores de outras disciplinas, de acordo com o tema.

Monitoria na Sala de Informática

Também em combinação com projeto Nas Ondas de Rádio, selecionar e treinar grupo de alunos-monitores, favorecendo iniciativas de protagonismo juvenil e ampliando o poder da sala de informática em auxiliar alunos com dificuldades.

Observar melhorias no comportamento e no desempenho acadêmico dos alunos-monitores selecionados.

Projeto “Nossa Escola tem História” - com Museu da Pessoa


e portal http://educarede.org.br

Curso para poies, com formação de grupo de alunos-monitores e organização de uma série de atividades, inclusive pesquisas e entrevistas, sempre realizadas com apoio e ação ativada dos estudantes, protagonistas em sua aprendizagem.

Este projeto deve gerar uma série de produtos, inclusive postagens no blog, podcasts, fotos, textos e videos, que serão disponibilizados na rede e apreciados e avaliados por toda a comunidade.

Concurso Olimpíada de Português

Junto com a Sala de Leitura e demais professores favorecer trabalhos de escrita, que serão divulgados através do blog

Revisão e sugestões para reescrita feita pelos professores da Sala de Leitura e professores de Língua Portuguesa, mas com apoio de toda a comunidade. escolar.

Nenhum comentário:

Pesquisa