6 de novembro de 2005

Citação pedagógica ADMIRAVEL MUNDO NOVO

assim começa o artigo "Dicas para elaboração de trabalho monográfico" da Professora Alice Bianchini Coordenadora Geral dos Cursos de Especialização Telepresencial e Virtual da www.uvb.br/

“Os estudantes rabiscaram febrilmente. Hipnopédia, primeiro emprego oficial em
214 d. F. Por que não antes? Duas razões (a) ... — Esses precursores — dizia o Diretor de Incubação e Condicionamento
— estavam no caminho errado. Pensavam em usar a hipnopédia como instrumento da educação intelectual... Um menino deitado sobre o lado direito, o braço direito de fora, a mão estendida tocando a cabeceira. Provindo de um orifício circular ao lado de uma caixa, uma voz falava suavemente:
‘O Nilo é o rio mais longo da África e o segundo em comprimento de todos os rios
do globo. Embora não atinja o comprimento do Mississipi-Missuri, o Nilo está
à frente de todos os rios pela importância de sua bacia, que se estende a 35
graus de latitude...’
No dia seguinte, no café da manhã: — Tommy — pergunta alguém — você
sabe qual o rio mais longo da África? — Ele balança a cabeça como negativa
— Mas você não se lembra de alguma coisa que começa: O Nilo é o ...
— O — Nilo — é — o — rio — mais — longo — da — África — o — e — o — segundo — em — comprimento — de — todos — os — rios — do — globo ... As palavras brotavam rapidamente — embora — não — atinja — o
— comprimento — do — ...
— Bem, e agora, qual o rio mais longo da África?
Os olhos permaneciam inexpressivos. — Não sei — lamentou-se.
— Pois é o Nilo, Tommy.
— O — Nilo — é — o — rio — mais — longo — da — África — o — e — o
— segundo ...
— E então qual o rio mais longo, Tommy?
Tommy explodiu em pranto. — Não sei — lamentou-se.
Esse pranto, explicou o Diretor, desencorajou os primeiros investigadores. As
experiências foram abandonadas. Não mais se tentou ensinar às crianças
durante o sono qual o comprimento do Nilo. Muito acertado. Não se pode
adquirir conhecimentos sem saber do que se trata.”
(Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley)

me parece um trecho muito significativo sobre o conceito (e as praticas atuais) de educação.

Nenhum comentário:

Pesquisa