27 de novembro de 2005

Estágio: ESTAMOS NO LUGAR CERTO

imagem: http://diversao.terra.com.br/interna/0,,OI392865-EI3615,00.html


Estamos no lugar certo. O melhor lugar do mundo é a escola. Porque não é só um lugar, é uma ponte. Tanto para o jovem quanto para o adulto pode ser um caminho diferente. Acontece, porém, que muitos entram neste caminho para não chegarem a lugar nenhum. Se nunca caminhamos sozinhos, não podemos deixar nenhum caminheiro se perder. Podemos acreditar em nossa própria capacidade de sermos guias e descobrir quais guias são os mais confiáveis para seguirmos. Precisamos ser nós mesmos, com nossa identidade.
A educação não precisa ficar prisioneira das metáforas. Aliás, precisa ensinar a ler todas as metáforas, desvelar tudo o que está oculto e despertar um olhar mais atento para a vida. Mostrar caminhos, sem dizer qual o melhor, sem obrigar.
Fiz estágio de observação numa 2ª série de ciclo I do ensino fundamental, com um professor que chamarei de V. Inicialmente estava interessado em entender como é resolvida a questão da disciplina no chamado ciclo I, isto porque iniciei como professor recentemente dando aulas para alunos de 5ª a 8ª série, o chamado ciclo II, e me parece que a questão da disciplina, e principalmente da autodisciplina, é algo não resolvido, que atrapalha muito o processo de aprendizagem.
Como pesquisa lingüística passei a prestar atenção na prática de ensino do professor V e nas estratégias de escrita e reescrita utilizadas em sua sala de aula para permitir o desenvolvimento do uso da linguagem escrita. A pergunta é: o estudante pode desenvolver-se mais reescrevendo o que já escreveu? Nossa suspeita é que sim, que esta seria a melhor estratégia, na medida em que o estudante fosse conscientizado do objetivo da escrita, que não deveria ser simplesmente escrever “corretamente” ou “tirar nota”, mas sim comunicar melhor.
O trabalho com o texto, como um enfrentamento, busca pela compreensão e reflexão, é um exercício de aprender a pensar além dos limites estabelecidos. Isto, ainda mais hoje do que sempre, é muito necessário, já que temos esperança de melhorar esta realidade em que vivemos. Talvez o mundo não precise ser salvo, mas nós precisamos descobrir o que queremos e até onde podemos ir.

Nenhum comentário:

Pesquisa