PROVA DE LÍNGUA PORTUGUÊSA – novembro 2005
Trechos do discurso final do filme “O Grande Ditador”(1940) de Charles Chaplin.
1 (...)Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.
4 O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens, levantou no mundo as muralhas do ódio e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.(...)
11 Soldados! Não vos entregueis a esses brutais, que vos desprezam, que vos escravizam, que arregimentam vossas vidas, que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos. Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão. Soldados,,, Não sois máquina. Homens é que sois. E com o amor da humanidade em vossas almas. Não odieis. Só odeiam os que não se fazem amar, os que não se fazem amar e os inumanos.
17 Soldados! Não batalheis pela escravidão. Lutai pela liberdade. No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que "o reino de Deus está dentro do homem" - não de um só homem ou grupo de homens, mas de todos os homens. Está em vós. Vós, o povo, tendes o poder - o poder de criar máquinas; o poder de criar felicidade. Vós o povo tendes o poder de tornar esta vida livre e bela, de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto - em nome da democracia - usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo, um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice. (...) (fonte: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/discurso.htm )
1- O discurso é um gênero literário que pode ser escrito e lido ou improvisado oralmente. Cite três obras que você leu ou ouviu e sejam exemplos de outros três gêneros literários. Identifique os nomes destes gêneros:
2- O terceiro parágrafo citado no texto tem um destinatário bem definido: os soldados. A que pessoa gramatical corresponde este destinatário?
3- O quarto parágrafo citado inicia com este mesmo destinatário, mas depois passa a referir-se ao “povo” (linha 19). Para o autor do texto, existe diferença entre “soldados” e “povo”? Explique.
4- Há uma terceira pessoa citada no terceiro parágrafo. Nas linhas 11 a 13 o autor do texto faz uma série de acusações a esta terceira pessoa plural. Escreva o nome com o qual o autor se refere a eles e qual seria o seu significado, ou seja, quem são “eles”?
5- No primeiro parágrafo há pelo menos 3 afirmações:
a- Nós, seres humanos, vivemos para a felicidade do próximo. (linha 1)
b- Neste mundo há espaço para todos. (linha 3)
c- A terra pode prover a todas as nossas necessidades. (linha 3)
Escreva dois parágrafos: No primeiro argumente concordando com estas afirmações e no segundo argumente lembrando fatos recentes que as contradizem. Você pode citar notícias que leu ou viu na televisão.
6- Observe esta frase da linhas 7: “Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos”. Escreva:
a- Um sinônimo (palavra ou frase com sentido
similar) para a palavra cético:
b- Um antônimo (palavra ou frase com sentido
oposto) para esta mesma palavra:
7- Observe a frase da linha 8: “ Pensamos em demasia e sentimos bem pouco”. A preposição e funciona como conector interfrástico; ou seja, há duas orações nesta frase: “Nós pensamos em demasia” + “Nós sentimos muito pouco”. Que tipo de relação foi estabelecida entre estas orações? Explique com suas palavras.
8- Observe a frase da linha 6: “Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela”. Da mesma maneira que fez no exercício 6, explique que tipo de relação a preposição mas estabelece entre as duas orações.
9- Há ambiguidade (duplo sentido) na frase “Casal procura filho sequestrado via Internet” . Reescreva esta frase eliminando a ambiguidade.
10- Veja este poema concreto de José Paulo Paes:
“ Epitáfio para um banqueiro
negócio
ego
ócio
O “
Há uma palavra não escrita, mas evocada, neste poema: egoísmo. Uma vez que você já escreveu dois parágrafos introdutórios no exercício 5, releia sua resposta e escreva um parágrafo de conclusão relacionando este poema com o discurso de Charles Chaplin.
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