20 de novembro de 2005

Dia da Consciência Negra

zumbi_consciencia.jpg Posted by Picasa

Um dos tópicos que li na comunidade "macumbeiros" fala sobre o preconceito sofrido por adeptos de religiões afro-brasileiras como umbanda e camdonblé, às vezes até entre os próprios familiares / amigos. com certeza - até entre os herdeiros da mãe áfrica, de onde veio esta cultura! a cultura africana negra desde sempre foi menosprezada e perseguida em nossa terra. é tempo de mudar. pesquisas recentes mostram o quanto os afrodescendentes (principalmente as mulheres e os jovens) sofrem, inclusive econômicamente, com o preconceito. e quem poderia combater isso? nós mesmos. neste DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA chamo a todos para uma reflexão e para começarem a agir contra todo tipo de preconceito racial/cultural, de gênero ou opção sexual. viva Zumbi. viva Zambi !

África Brasil (Zumbi)

Jorge Ben Jor

Aqui onde estão os homens
Há um grande leilão
Dizem que nele há
Um princesa à venda
Que veio junto com seus súditos
Acorrentados num carro de boi

Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver

Angola gongô benguela
Monjôlo capinda nina
Quiloa rebolo

Aqui onde estão os homens
Dum lado cana de açúcar
Do outro lado o cafezal
Ao centro senhores sentados
Vendo a colheita do algodão tão branco
Sendo colhidos por mãos negras

Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver

Quando Zumbi chegar
O que vai acontecer
Zumbi é senhor das guerras
È senhor das demandas
Quando Zumbi chega e Zumbi
É quem manda

Eu quero ver
Eu quero ver
Eu quero ver- êee...

----
Veja também a letra de Zambi de (Edu Lobo e Vinícius de Moraes).

Nenhum comentário:

Pesquisa