13 de agosto de 2005

Atividade: Quebra-cabeça lingüístico

Quebra-cabeça lingüístico com conectores interfrásticos.
As frases foram montadas pela professora Claudia de metodologia, inspirada no texto "Dificuldades na Leitura/produção de textos: os conectores interfrásticos" de Ingedore Koch e (também) em atividades usadas com alunos de nivel 1, com contrução de palavras.

Nesta atividade são construídas frases:

configure as páginas com paragrafos de tamanho 1 cm.

Folha 1 impressa em papel amarelo (ou outra cor):

Apanhei os frutos


Casou-se com um mulherengo


Me surpreendi com aquela atitude


Eu comi tanto


Não sei


Macaco


Eu fiz o almoço


Primeiro deu-lhe um soco,


Trabalhei demais ontem,


Fiz o que pude


Por favor, não insista:


Você quer café

Folha 2 impressa em papel rosa (ou uma cor diferente da folha 1) - é a parte mais importante, são os conectores:

que


porém


embora


que


se


que


conforme


depois,


por isso


para que


depois que


ou

Folha 3 impressa em papel azul (ou uma cor diferente das duas primeiras):

estavam maduros.


,arrependeu-se amargamente.


eu tenha convivido com ele por séculos.


fiquei com a barriga estufada.


você vai gostar da nota que tirou.


muito pula acaba quebrando o galho.


você me mandou, querida.


um chute no estômago.


fiquei cansada.


ele liberasse sua entrada no show.


eu terminar a aula, falo com você.


prefere chá?




Depois é só recortar as frases e colocar em envelopes. neste exemplo há 36 peças que formam até 12 frases. Imprimi 6 vezes e montei 6 envelopes, que usei na "atividade lúdica" a que me referi na postagem de ontem, 12/08.

Um comentário:

Unknown disse...

Mais professor, quais são as 12 frases formadas?????

Pesquisa