12 de agosto de 2005

Culto

após uma quinzena na sala de aula (não apenas como aluno ou estagiário, mas como "mestre") desconfio algo que todo mundo já deve saber:

a sala de aula perdeu o seu valor de culto

tiro a idéia de walter benjamin, que fala no "valor de culto" de todas as artes, que estaria se perdendo na "era da reproduvidade técnica". acredite: ensinar e aprender é uma arte (tanto quanto o teatro) profundamente ligada à religião e às tradições locais - melhor dizendo, foi - em sua origem.

onde foi que tudo se perdeu?
o professor não tem mais o controle disciplinar da sala - a famosa posição hierarquica de "autoridade"... esta foi completamente transmitida para: livro didático, direção, coordenação, inspetoria de alunos, sistemas de ensino, conselho de escola, etc...

acho que saímos perdendo.
pior, tenho certeza que os alunos estão perdendo.

o interessante é que o professor (na maioria dos casos, eu inclusive) não quer mais esta posição de "regente" da sala. sim... às vezes temos recaídas, mas sempre brutais e pouco focalizadas, portanto, pouco eficientes em termos pedagógicos (meu conselho: melhor manter a paciência).

e então?

busquei alternativas. atividades lúdicas costumam ter bons resultados - pelo menos todos participam.

mas sou teimoso - fico achando que não basta e quero explicar.
mas brincadeira não se explica...!! mas estamos na escola, oras...

hoje (em especial) procurei conversar com os alunos um por um. problema: quando você convence um lado da sala a prestar atenção, o outro já está perdido... os jovens são rápidos e fúteis, é da sua natureza.

será que eu era assim, meu deus? não lembro. lembro que brigava muito, inclusive dentro da sala de aula, mas nunca na presença do professor....

preciso entende-los.
será porque a aula está chata? será só por causa disso?
se for... tudo bem, então o problema é fácil de ser solucionado (a pergunta já traz a resposta). agora... e se não for só isso?

Nenhum comentário:

Pesquisa