13 de agosto de 2005

Tubarões, Brecht, Anjo Mecânico e Boff

achei o famoso texto "se os tubarões fossem homens" de brecht no site da cmi:

http://midiaindependente.org/pt/blue/2005/08/326337.shtml

veja o seguinte blog:
http://anjomecanico.blogspot.com/2005/07/indisciplina-e-agressividade-so.html

onde o post de Julho 19, 2005 discute a questão da disciplina pelo ponto de vista anarquista.

citação:

TODO PONTO DE VISTA E A VISTA DE UM PONTO

"Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessario saber como sao seus olhos e qual é sua visao de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem , em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensao sempre uma interpretaçao. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita."

Leonardo Boff. A Aguia e a Galinha, 1997.


este texto foi usado dia 05/08 na reunião pedagógica da escola onde trabalho. retiro do blog La Vida Es Sueño. uma professora reclamou (para mim) não ter gostado. disse não entender. eu acho que tem a ver com... ponto de vista...

Um comentário:

Anjo Mecânico disse...

Eu gostaria de salientar apenas que não sou anarquista, não acredito na opressão do coletivo sobre o indivíduo. Acredito, de fato verdadeiramente, que o melhor incentivo à cooperação é o egoísmo individualista, mas compreendo que posso às vezes ser compreendido como anarquista, há alguma convergência, mas há algo na essencia do anarquismo que me apavora! Lógico que não falo de sentido lato, mas do conceito politico estrito do termo!

Pesquisa