27 de outubro de 2005

Proposta de Trabalho como Educador Comunitário

Proposta de Trabalho como Educador Comunitário na EMEF XXX
São Paulo, 27 de outubro de 2005

– De acordo com a Portaria 6617, 11/10/2005 do Diário Oficial da Cidade de São Paulo 12/10/2005, página 15.
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Pretendo participar do projeto “São Paulo é uma Escola”, atuando como Educador Comunitário em projetos que promovam a utilização dos recursos da cidade e prioritariamente do entorno da escola EMEF XXX, desenvolvendo ações que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem. A referência será o desenvolvimento de atividades com temáticas como ética, direitos humanos, convivência democrática, inclusão social, saúde, reciclagem, ecologia e diferentes linguagens de comunicação social, dando prioridade a atividades que favoreçam o desenvolvimento de práticas competentes de leitura e escrita.
Atuando como professor e em sintonia com as ações do Pré e do Pós-Aula, espero fazer a ponte entre os recursos do CEU, as novas propostas da SME, Secretaria Municipal de Educação, e o Projeto Pedagógico de nossa EMEF.
Não tenho experiência como educador comunitário e estou atuando como professor há apenas quatro meses, por isso desde já comprometo inscrever-me no curso de “Educador Comunitário” assim que a SME abrir novas turmas, conforme solicitado pela Portaria 6617.
Entretanto, deixo claro que me sinto plenamente capaz de contribuir para o sucesso do programa “São Paulo é uma Escola”, por serem seus objetivos uma preocupação pessoal; passei grande parte do meu curso de graduação e de licenciatura fazendo pesquisas no caminho de uma nova educação, mais democrática, participativa e integrada com a sociedade.
Como parte das atividades de educador comunitário atuarei junto com os arte-educadores do projeto pré e pós-escola, estabelecerei contatos e parcerias com a comunidade, o comércio local e aparelhos culturais do município de São Paulo e, já que sou graduado em Língua Portuguesa, poderei formar oficinas de redação com até 20 alunos por turma.

Pequeno Resumo de meu Percurso Profissional

Tirei meu título de bacharel em Letras pela FFLCH/USP em 2004 e no início do ano de 2005 fui licenciado como Professor de Português pela FEUSP, que continuo a freqüentar às quintas feiras, à noite, cursando licenciatura em Lingüística. Atualmente sou professor de Português no primeiro período, dando aulas paras as turmas, 5ª B, 6ª A, B e C e 8ª B.
Antes de trabalhar como professor fui Auxiliar Técnico Educacional, trabalhando em secretarias de escolas públicas por quase dois anos. Conheço bem a rotina escolar e estou acostumado a tratar com sua diversidade de público.
Trabalhei por quase oito anos numa única empresa particular, transportadora de encomendas e passageiros rodoviários. Nesta empresa desempenhei várias funções, de auxiliar de carregamento e vendedor de bilhetes rodoviários até encarregado de agência, estando acostumado a serviços de responsabilidade e trabalho em equipe.
Espero sinceramente que minha experiência prática e teórica, que agora se consolida na sala de aula, me tornará capaz de buscar um novo sentido para a educação através do trabalho diferenciado de Educador Comunitário.

Atuação Conjunta

Tenho um entrosamento profissional bastante satisfatório com a Direção e a Coordenação da escola e estou disposto a buscar parcerias com lideranças comunitárias da região, artistas e comerciantes, além de outros mecanismos públicos como Postos de Saúde e até mesmo outras escolas.
Nossa escola está localizada numa região privilegiada, tanto em termos de construções, quanto em termos de recursos naturais, mas também sofre com uma série de dificuldades típicas de São Paulo, como a pobreza, o lixo e a poluição; o que exige que sua população seja chamada para uma ação mais política e pedagógica, a fim de garantir melhorias na região e a formação de uma nova geração de cidadãos capazes de agir com mais eficiência contra os problemas que hoje enfrentamos. Creio ser esta também uma articulação que pode ser favorecida pelo Educador Comunitário, transformar a cultura em algo vivo, uma ação do hoje.

OS RECURSOS DA LINGUAGEM

Método de Ensino

Precisamos prever posturas para nós educadores sermos mais eficientes na formação do educando, no mínimo, em termos de comunicação (no mínimo) na modalidade escrita. Digo no mínimo, porque na medida do possível (sempre) deve ser levada em conta a modalidade oral, predominante em nossa comunicação, que exerce grande influência na escrita. Muitos dos chamados “erros” de escrita, suspeitamos, são na verdade transposições pouco trabalhadas da linguagem falada; por outro lado, alguns alunos competentes na escrita, são confusos e tímidos na comunicação oral.
Uma primeira postura é não pré-julgar. Isso está sugerido nas experiências escolares dos quais temos notícia. O educador deve ser também um pesquisador – não para criar teses e teorias, mas para entender seus educandos e construir, em conjunto com estes, uma prática educativa eficiente. Os seus problemas, suas potências, suas necessidades práticas não devem ser “adivinhados”, mas buscados.
Em material oficial da prefeitura de São Paulo, Vale e Couto (2003) dizem que “A pesquisa do universo vocabular, das condições de vida dos educandos é um instrumento que aproxima educador-educando-objeto do conhecimento numa relação de justaposição, entendendo-se essa justaposição como atitude democrática, conscientizadora, libertadora, daí dialógica”. Mas isso não é algo “dado” ao educador. Mesmo nesta prefeitura ou nos melhores sistemas de ensino os recursos para a “pesquisa” dentro do processo educacional (por exemplo: horas livres) são escassos, se não inexistentes. A propaganda está longe da realidade.
A questão do currículo, a decisão sobre o que e como deve ser ensinado, o conceito de “projeto político pedagógico” devem ser repensados com vistas a criar uma escola com este tipo de abertura e autonomia para o educador. Esse é também um espaço, assim como a autoridade na sala de aula, que precisa ser conquistado pelo educador. Mais um detalhe: se a família precisa ser conquistada para participar com a escola no processo de ensino do educando e na reconstrução dos conceitos “escola” e “sociedade”, também esta é uma obrigação para a qual o educador precisa se preparar. Para muitos, a escola é o único espaço público acessível, sendo talvez o melhor espaço para se desenvolver a cidadania.
O mundo mudou. A escola está mudando. O que ela é parece um problema, o que será é uma promessa. Tenho plena consciência, como profissional na linguagem que sou, de que só há uma prioridade: ler e escrever.
Mas não podemos limitar esta capacidade de leitura à palavra escrita, nem tão pouco o alvo desta leitura aos conteúdos comuns da escola. Como diz Paulo Freire, precisamos aprender a ler o mundo, de uma maneira crítica, de uma maneira ativa. O projeto “São Paulo é uma Escola” e a atuação do Educador Comunitário devem ter isto como meta, o tempo todo.

Compromisso

Uma coisa curiosa. Não falta tanto ao educador “carinho” por seus educandos. Há quem diga isso, que o professor deveria demonstrar mais atenção e emoção por seus alunos. Mas as demonstrações de carinho entre educadores e educandos são freqüentes. Nós gostamos de nossos alunos. De forma que não é esta a chave para se combater as falhas de aprendizagem que a nós todos preocupa.
O problema não é ser atencioso ou exigente, mas reconhecer a identidade do educando, lhe fornecer meios para gostar (em vez de odiar) o conhecimento e ter a oportunidade de refletir este conhecimento e a sua própria situação no mundo, como cidadão de direito e dever no uso e re-criação deste conhecimento.
O principal conhecimento é o uso competente da linguagem. Se o educando não aprende a usar a linguagem, dificilmente será capaz de desenvolver uma postura social contra a violência e a exclusão social. Se a prática de ensino da comunicação e da expressão escrita for uma imposição, dificilmente o educando irá descobrir o saber do aprender por prazer. É isso o que o educador deve propor. Não a mera coleta de “informações” na leitura, mas a leitura pelo entendimento crítico. Não a mera técnica da escrita, mas a escrita da arte, da clareza e do prazer.
Novamente reafirmo que o projeto “São Paulo é uma Escola” pode ser uma ferramenta para tanto, na medida em que seduzir os educandos para agirem na escola, e na nossa cidade, como sua propriedade, como seu espaço de crescimento. Eliminar a falsa idéia de que a escola é um espaço de “doação” e simples “socialização”, para criar um verdadeiro centro social de criação cultural ou, como diz a sigla CEU, um centro educacional unificado. O estudo não está preso na sala de aula e, com certeza, o aprender precisa do fazer.

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