19 de outubro de 2005

Teoria da Fraqueza Humana

Ando com preguiça de escrever. Assim resolvi recuperar alguns textos de que ainda gosto (como o que aparece no post comemorativo de 2 anos do blog). Segue mais um, dividido em duas partes:


Teoria da Fraqueza Humana

O excesso de sentimento, violência ou carinho – ou, ainda, o automatismo técnico, “educação” formal, postura profissional alienada podem revelar a verdade oculta. Há medo nas relações. Fobia e trauma no contato um-outro um.

E o medo não está tanto no poder do outro, quanto na fraquesa do Eu.

Por este prisma, o que uma pessoa está procurando quando se apaixona (tenta, finge ou, sem querer : ama) não é tanto o prazer, mas segurança. Alguém para se abrir sem ter medo de ser destruído. Muita vez as agressões domésticas são toleradas porque a vitima julga que poderia sofrer ataques piores do lado de fora.

E não existe paixão à “primeira vista”, uma simpatia imediata ou atração física faminta? Existe, é visível. Mas muito provavelmente filtrada pela intuição, que busca (insconsciente) o tipo físico ou intelectual que supostamente manifesta uma segurança sentimental e, até, espiritual – no sentido de transcender os limites do tempo humano.

A escolha sempre será errada (com ou sem amor sincero, com ou sem critérios conscientes de avaliação) porque o Um sempre é vulnerável a Outro um - & sempre somos agressores.

P.S.: Pego o exemplo (e peço desculpas por isso) de minha vizinha Lena. Trabalhadora esforçada e de ótimo bom humor, apesar de visivelmente melancólica ou instisfeita. Tem tres filhos pequenos e sempre soube que o marido a traía (segundo dizem as más línguas, era “garoto de programa”, já ela era camareira); mas pareciam viver com poucos conflitos.

Entretanto, quando o mesmo a abandonou para ficar com uma amante, que teve um filho dele, ela passou a beber todo tipo de bebida alcóolica, tomou veneno tentando o suicídio (de rato, que hoje em dia, felizmente neste caso, já não funciona como no passado) e finalmente foi internada no Juqueri com sinais de disturbio psíquico.

Ou seja, foi destruída. É claro que o ser humano é mais forte do que a dor - & apesar de ser tão inesperada tal fraqueza, numa mulher que julguei mais forte do que a média, mas totalmete justificável tal a confiança que as pessoas depositam em “longas relações”, tenho fé que ela conseguirá, com auxílio adequado, recuperar seus cacos & cicatrizar mais bela e amadurecida – ainda que, com certeza, mais amarga. Amargura.

A MÁSCARA DA BONDADE

Se as pessoas usam máscaras para se protegerem – escudos contra o medo do contato Um-outro Um, onde então poderiamos localizar o “homem bom”?

Como posso julgar um indivíduo (indivisível de si mesmo) como bom se ele não age da melhor maneira possível em todas as situações? & como poderia julgar alguém como mal? - Certa convenção, técnica, pune aquele que quebra a lei escrita, independente de qualquer julgamento de maldade ou bondade. Mas a lei pode não ser o mais “certo” para a realidade presente &, de qualquer forma, nunca é aplicada da mesma maneira para todas as pessoas. Há manipulação da realidade.

Obviamente, não busco um ser perfeito, que além de anjo seria santo, por ser forte, ciente e humilde. Mas é preciso que Um nunca se esqueça de quem realmente é & decida por si mesmo a melhor postura. Coesão. Coerência.

originais de 06set2003

Nenhum comentário:

Pesquisa